Os 10 cursos mais buscados no Google

Veja o que outros estudantes estão pesquisando

Foto: Reprodução/Divulgação
 

A dúvida é uma das maiores companheiras do vestibulando. Desde muito cedo, esse estudante deve escolher qual carreira seguir.

De acordo com o Google, descobrimos quais são as 10 profissões mais pesquisadas no momento. Engenharia Civil é a graduação que lidera o ranking. Logo após, Administração e Direito dividem o pódio.

Confira o que outros estudantes estão pesquisando e veja se alguma dessas carreiras tem algo a ver com você:

 

1. Engenharia Civil

Engenharia civil é o curso mais buscado no google
Foto: Reprodução/Divulgação
 

A curso mais buscado do momento é Engenharia Civil. Para se tornar esse engenheiro, o aluno precisa gostar muito (mas muito mesmo) de números e cálculos.

O engenheiro civil é responsável por fazer o planejamento, produzir projetos, estudar problemas e apresentar soluções para desenvolver obras como prédios, casas, pontes, viadutos, estradas e barragens.

Durante os 5 anos de graduação, o universitário vai assistir aulas de cálculo diferencial e integral, álgebra linear, materiais de construção civil e mecânica dos fluidos.

Onde estudar?

Universidade São Paulo – USP
Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA
Universidade Federal do Ceará – UFC
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp

 

2. Administração

Como é a faculdade de administração?
Foto: Reprodução/Divulgação
 

O curso de Administração é muito procurado por jovens e adolescente, principalmente por seu aspecto geral e amplo. Essa graduação prepara o aluno para diversas áreas e dá uma grande opção de atuação.  É daí que surgiu o dito popular, “está em dúvida? Faz ADM”.

Mas não pensem que é fácil. Esse profissional é responsável por gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros de uma empresa. O aluno que quiser se tornar um administrador precisa ter capacidade analítica e estratégica para encontrar oportunidades de crescimento para a empresa.

Com duração de 4 anos, a graduação reúne em sua grade curricular matérias como gestão de pessoas, contabilidade e estatística, por exemplo. Vale lembrar que o universitário assistirá aulas tanto na área de exatas, como na de humanas.

Onde estudar?

Universidade de São Paulo – USP
Escola de Administração de Empresas de São Paulo – FGV-EAESP
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ                
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG              

 

3. Direito

Como é o curso de direito?
Foto: Reprodução/Divulgação
 

Na terceira colocação, temos o curso de Direito. Você sabe o que se estuda nessa graduação? O recém-universitário ficará por dentro de como aplicar e seguir normas jurídicas no país para organizar o convívio da sociedade.

Complexo, não? Pois é. Fazendo esse curso, o estudante pode se tornar advogado, juiz, delegado, promotor e muitos outros. Todos esses a fim de buscar a ordem e a justiça entre os cidadãos.

Nos 5 anos de graduação, a leitura será uma prática constante na vida dos alunos. Há muitos códigos, regras, bibliografias obrigatórias – sem dizer no tamanho das peças escritas em cada processo.

Matérias como teoria geral do Estado, direito constitucional e economia política serão frequentes no curso.

Onde estudar?

Universidade Federal de Viçosa – UFV
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Universidade São Paulo – USP
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

 

 

4. Medicina

Como é o curso de medicina?
Foto: Reprodução/Divulgação
 

Quem nunca pensou em ser médico? Essa carreira é considerada uma das mais difíceis e consagradas.

Antes do aluno escolher o curso de Medicina, ele deve saber que para exercer essa profissão é preciso muito amor – pois o profissional terá que abdicar diversas coisas em sua vida. Os horários são malucos, não existe Natal, Ano Novo e feriado para essa profissão. Há plantões e nunca se sabe quanto tempo durará uma cirurgia.

Em compensação, esse profissional tem o privilégio e a responsabilidade de cuidar do próximo. Ele fará de tudo – desde a prevenção, até o tratamento – para que seus pacientes sejam sempre saudáveis.

É recomendado que o aluno goste das ciências biológicas. A carga horária de estudos é puxada, com média de 6 anos em período integral. Depois disso há muitas especializações e outros cursos pela frente.

O aluno provavelmente assistirá aulas de disciplinas como anatomia, biologia celular, imunologia e bioquímica médica.

Onde estudar?

Universidade de São Paulo – USP
Universidade Federal de São Paulo – Unifesp
Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
Universidade Estadual de Maringá – UEM

 

 

5. Pedagogia

Como é o curso de pedagogia?
Foto: Reprodução/Divulgação
 

Pedagogia é outro curso muito buscado. O estudante que ingressar nessa graduação vai aprender como atuar na vida acadêmica de novos estudantes, transmitir a educação de forma eficiente e ajudar na formação de crianças, jovens e adultos.  

Na grade curricular de um futuro professor, você encontrará matérias como psicologia do aprendizado, alfabetização e filosofia da educação. Vale lembrar que a duração da graduação de pedagogia é em média de 4 anos.

Onde estudar?

Universidade São Paulo – USP
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP
Universidade Estadual de Campinas – Unicamp
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Universidade Federal do Paraná – UFPR

 

 

6. Biomedicina

Como é o curso de biomedicina?
Foto: Reprodução/Divulgação
 

Que tal o curso de Biomedicina? Pesquisas sobre doenças, tratamentos, formas de prevenção e medicamentos é com o biomédico mesmo. Esse profissional é quem auxiliará o paciente em exames laboratoriais. Ele interpreta resultados e identifica causas.

Como podemos perceber, essa carreira é mais focada na pesquisa, não atuando em cirurgias ou prescrevendo receitas.  

Durante os 4 anos de duração do curso, os alunos frequentarão diversas aulas práticas como laboratório de análises clínicas e imagenologia. Já em relação às aulas teóricas, o aluno estudará a parasitologia e imunologia básica, por exemplo.

Onde estudar?

Universidade Federal de Londrina – UEL
Universidade de São Paulo – USP
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp
Universidade Federal do Pará – UFPA
 

 

 

7. Engenharia de Produção

Como é o curso de engenharia de produção?
Foto: Reprodução/Divulgação
 

Se a engenharia civil é o curso mais procurado, o segundo tipo de engenharia mais pesquisado é a Engenharia de Produção.

Esse engenheiro é quem define a melhor forma de integrar mão de obra, equipamentos e matéria-prima, sempre em busca de aumentar a qualidade e a produtividade. Em seu dia a dia, ele gerencia recursos humanos, financeiros e materiais da empresa.

A graduação dura em média 5 anos e tem muitas disciplinas na área de exatas, como cálculo, geometria analítica, álgebra linear e equações diferenciadas.

Onde estudar?

Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Universidade São Paulo – USP
Universidade Federal Fluminense – UFF
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

 

 

8. Astronomia

Como é o curso de astronomia?
Foto: Reprodução/Divulgação
 

Você já ouviu falar em Astronomia? Muitos alunos ficam curiosos para saber o que vão ver na faculdade ao escolher esse curso.

A astronomia é a ciência que estuda a estrutura do Universo e seus astros. Sendo assim, o universitário vai pesquisar sobre a evolução do Universo e acompanhar imagens de planetas, cometas e estrelas, para relacionar seus movimentos e sua disposição.

A duração do curso de bacharelado de astronomia é de 4 anos e pouquíssimas instituições apresentam essa graduação no Brasil – isso porque existe outra possibilidade de estudo para se tornar astrônomo: estudar física e se especializar em astronomia.

Na grade curricular, os alunos encontraram aulas de vetores e geometria, astrofísica estrelar, cálculo diferencial e introdução à computação para ciências exatas.

Onde estudar?

Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Universidade de São Paulo – USP
Universidade Federal do Sergipe – UFS

 

 

9. Design de Interiores

Como é o curso de Design de Interiores?
Foto: Reprodução/Divulgação
 

Muitos estudantes escolhem cursar Arquitetura e Urbanismo principalmente pela possibilidade de se tornar um designer de interiores. Mas você sabia que já existe esse curso em formato bacharel? Ele pode aparecer com vários nomes diferentes: Design de Ambiente, Decoração e até mesmo Design de Interiores.

Esse profissional é responsável pela decoração do ambiente, aliando sempre o conforto, a funcionalidade e a estética do local. Em seu dia a dia, ele trabalha direto com arquitetos, marceneiros, mestres de obras, pintores e etc.

Aulas de história da arte, psicologia das cores, luminotécnica e educação ambiental são frequentes na graduação. Ao todo, o curso apresenta 4 anos de duração.

Onde estudar?

Universidade Federal da Bahia – UFBA
Universidade Federal de Minhas Gerais – UFMG
Universidade Federal de Goiás – UFG
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Centro Universitário Belas Artes

 

 

10. Relações Internacionais

Como é o curso de design de interiores?
Foto: Reprodução/Divulgação
 

Por fim, o curso de Relações Internacionais ocupa a última colocação de nosso ranking.

O profissional que trabalha com RI é quem conduz as relações e fecha acordos entre nações e empresas. Geralmente essas negociações são comerciais – referentes à importação e exportação de produtos – ou diplomáticas.  

Produção de relatórios em escala mundial a partir de coleta de dados, identificação de oportunidades e planejamento de ações são práticas constante no cotidiano desse profissional.

O curso tem duração média de 4 anos e aborda áreas da política, da economia e do direito. O estudante de relações internacionais vai assistir aulas sobre métodos empíricos da pesquisa, fundamentos da macroeconomia e direito internacional público.

Tenha acesso GRATUITO a mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

Onde estudar?

Universidade de Brasília – UnB
Universidade Federal de Uberlândia – UFU
Universidade de São Paulo – USP
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG 

Você pode gostar também
Leia mais

Contabilidade: uma profissão para quem gosta de estratégias e resultados

Área de ciências contábeis está em alta, com espaço para novos funcionários entrarem no mercado de trabalho Organizar as contas de uma empresa, fazer o registro das despesas e dos lucros são funções de um profissional chamado contador.  Ele é responsável pelo controle das compras, vendas, investimentos e aplicações da...
Leia mais

Direito: gosto pela leitura é necessário

Hoje é dia daqueles que zelam pela harmonia da sociedade e garantem que as empresas, o poder público e os cidadãos respeitem as leis do país. Hoje é dia dos advogados. O estudante que estiver pensando em cursar direito deve ter em mente que esta ciência cuida da aplicação das normas...
Leia mais

Engenharia: uma profissão para quem gosta de números

Descubra qual tipo de engenharia é o ideal para você Para quem gosta de cálculos, seguir a carreira de engenheiro é uma boa opção. Esse profissional é responsável por produzir projetos, estudar problemas, planejar soluções, verificar a viabilidade econômica e técnica para o seu desenvolvimento. O estudante que estiver pensando...