10 graduações que você provavelmente não conhecia

Esses cursos existem e estão disponíveis em várias faculdades públicas do Brasil

Se você não sabia da existência dessas carreiras, agora vai ficar sabendo. A verdade é que existem muitas profissões e cursos que saem do padrão. Confira 10 profissões não muito tradicionais e descubra onde estudar:

 

1. Zootecnia

Foto: reprodução portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro
 

Para você que ama os animais: quem disse que sua única opção é o curso de Medicina Veterinária? Existe uma graduação chamada Zootecnia, disponível em muitas universidades públicas e particulares pelo Brasil.

O aluno que escolher essa graduação vai coordenar a criação de animais. Esse profissional será responsável por cuidar de sua saúde, procurar o aumento de produtividade de seus derivados (ovo e leite), cuidar da genética e da reprodução desses animais.
 

Onde estudar?

Universidade Federal de Viçosa – UFV
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Universidade Federal de Lavras – UFLA

 

2. Equinocultura


Foto: aluna Melina Leonel, formada no curso
 

Agora, se você é fissurado por Cavalos, existe um curso ainda mais específico, conhecido como Gestão de Equinocultura.

Com duração de apenas dois anos, o estudante que escolher esse curso tecnólogo vai saber tudo sobre a vida de um cavalo. O curso é dividido em 4 módulos: manejo, saúde, administração e equitação

O aluno será preparado para administrar e vencer algumas dificuldades nas hípicas e haras, além de ter um contato diário com o treinamento do animal.

 

Onde estudar?

Universidade de Sorocaba – UNISO, uma parceria com a Universidade do Cavalo.

 

3. Curso de Educação no Campo

Alunos da turma de Educação no Campo da Universidade Federal de Viçosa. Foto: reprodução portal Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais
Alunos da turma de Educação no Campo da Universidade Federal de Viçosa. Foto: reprodução portal FATAEMG

 

O curso Licenciatura em Educação de Campo tem como objetivo formar professores e educadores para as escolas rurais. Se você sonha em ensinar pessoas e tem uma grande preocupação social com a comunidade, essa pode ser uma opção para você.

Para se preparar para essa carreira, o aluno passa por um aprendizado de alternância. Ou seja, ele separa um determinado tempo para pesquisar e atualizar seu conhecimento, para depois ficar um período em ação, conhecendo e entendendo a cultura daquela comunidade.

 

Onde estudar?

Universidade de Brasília – UnB
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB

 

4. Arquivologia

Arquivologia. Foto: portal Conexão e Ciência
Foto: Reprodução portal Conexão e Ciência
 

Você já ouviu falar no curso arquivologia? Pois é. Ele forma profissionais responsáveis por cuidar, identificar, estudar dados, avaliar e restaurar arquivos. Esses documentos podem ser escritos, podem ser fotografias, material de filmes e até mesmo dados online.  

O estudante que estiver pensando em escolher essa graduação precisa ser organizado e cuidadoso com seu material de trabalho. Durante os 4 anos de estudos, o aluno será preparado por aulas de estatística, administração, história e informática.

 

Onde estudar?

Universidade de Brasília – UnB
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp
Universidade Estadual de Londrina – UEL

 

5. Museologia

Foto: reprodução catraca livre
Foto: reprodução Catraca Livre
 

Museologia é um curso que prepara o profissional para trabalhar em museus, centros culturais, galerias de arte, bibliotecas, institutos de pesquisa e centros de documentação. O museólogo é responsável por classificar, conservar e palestrar sobre peças de valor cultural e históricas.

É recomendável para o aluno que está pensando em escolher essa graduação que ele tenha interesse histórico nas mais diversas áreas das Ciências Humanas – como história da arte, por exemplo.  

 

Onde estudar?

Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Universidade Federal de Pelotas – UFPel

 

6. Gerontologia

Gerontologia. Foto: reprodução portal Educare
Foto: reprodução portal Educare
 

O curso de gerontologia é uma graduação que estuda as mudanças vividas pelos idosos com o passar dos anos, justamente para procurar alternativas para melhorar a sua qualidade de vida. É importante destacar que gerontologia não é a mesma coisa que geriatria.

A geriatria faz parte da medicina – é uma área específica da medicina que cuida apenas dos idosos. Já a gerontologia é o estudo desse processo de envelhecimento.

Vale lembrar que esse profissional pode atuar como assistente social de idosos, principalmente no caso daqueles que sofreram qualquer tipo de violência.

 

Onde estudar?

Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
Universidade de São Paulo – USP
 

 

7. Saúde Coletiva

Foto: projeto social. Saúde coletiva. Reprodução portal Castelo Branco
Foto: reprodução Castelo Branco
 

A saúde coletiva é uma área voltada para o planejamento e a administração de políticas sociais no campo da saúde. O curso prepara o profissional com um olhar estratégico para dirigir ou supervisionar tanto órgãos públicos, quanto privados.

A grade curricular da graduação conta com disciplinas como legislação sanitária, biologia, química, saúde ambiental e anatomia. Sai na frente o aluno que além de gosta da área biológica, tem uma grande preocupação social.

 

Onde estudar?

Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Universidade Estadual de Campinas – Unicamp
Universidade Federal de São Paulo – Unifesp

 

8. Estética

Curso de Estética. Foto: Reprodução portal Quase blogueiras
 Foto: Reprodução portal Quase blogueiras 
 

Se o seu sonho é trabalhar com estética, saiba que tem muita gente estudando e se especializando nessa área. A graduação tecnóloga prepara profissionais desde a administração de um negócio (clínicas e spas), até as técnicas corporais e faciais de tratamentos.

O curso é extremamente prático. O estudante aprenderá fazendo e sentindo ao mesmo tempo. Em resumo, ele vai aprender como fazer a aplicação de técnicas, além de avalia a reação de produtos – por isso é importante conhecer um pouco de biologia e química.

 

Onde estudar?

De acordo com o MEC, a Universidade Anhembi Morumbi (sede de São Paulo) é a instituição mais bem avaliada com o curso.
 

 

9. Engenharia de Minas

Engenharia de minas. Foto: reprodução portal Destaque Sul
Foto: reprodução portal Destaque Sul 
 

Para quem não conhece, a Engenharia de Minas forma profissionais aptos a buscar jazidas, extrair minérios, elaborar projetos e estudar os efeitos da exploração em determinado local.

O aluno que estiver pensando em escolher essa carreira deve lembrar que as engenharias envolvem muitos conhecimentos matemáticos, principalmente na área de cálculo. É importante ter também base nas disciplinas química e física.

 

Onde estudar?

Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

 

10. Engenharia industrial madeireira

Foto: reprodução portal Unesp
Foto: reprodução portal Unesp

Por fim, temos um curso que muitas pessoas se confundem: a Engenharia Industrial Madeireira.

Esse profissional não atuará como engenheiro florestal ou como marceneiro. O Engenheiro Industrial de Madeira vai trabalhar no processamento e desenvolvimento da madeira – como o próprio nome diz.

O aluno que optar por esse curso deve gostar de química, pois aprenderá novos conceitos constantemente. Algumas disciplinas como Gestão de Produção, Celulose e Papel, Anatomia da Madeira e Projetos de Industrias Madeireiras podem aparecer na grade curricular da graduação.

Tenha acesso GRATUITO a mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

Esse profissional é requisitado em industrias, principalmente na área de produção. Pode trabalhar também em pesquisas para desenvolver ainda mais os conhecimentos.

 

Onde estudar?

Universidade Federal de São Paulo Júlio de Mesquita – Unesp
Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes
Universidade Federal do Paraná – UFPR 

Você pode gostar também
Leia mais

Contabilidade: uma profissão para quem gosta de estratégias e resultados

Área de ciências contábeis está em alta, com espaço para novos funcionários entrarem no mercado de trabalho Organizar as contas de uma empresa, fazer o registro das despesas e dos lucros são funções de um profissional chamado contador.  Ele é responsável pelo controle das compras, vendas, investimentos e aplicações da...
Leia mais

Direito: gosto pela leitura é necessário

Hoje é dia daqueles que zelam pela harmonia da sociedade e garantem que as empresas, o poder público e os cidadãos respeitem as leis do país. Hoje é dia dos advogados. O estudante que estiver pensando em cursar direito deve ter em mente que esta ciência cuida da aplicação das normas...
Leia mais

Engenharia: uma profissão para quem gosta de números

Descubra qual tipo de engenharia é o ideal para você Para quem gosta de cálculos, seguir a carreira de engenheiro é uma boa opção. Esse profissional é responsável por produzir projetos, estudar problemas, planejar soluções, verificar a viabilidade econômica e técnica para o seu desenvolvimento. O estudante que estiver pensando...