12 perguntas para se fazer antes de escolher uma profissão

Confira o passo a passo para encontrar o seu curso ideal

12 perguntas para se fazer antes de escolher uma profissão

Confira o passo a passo para encontrar o seu curso ideal

Escolher a profissão que você vai seguir é uma responsabilidade muito grande, ainda mais quando você tem que fazer isso com apenas 17 ou 18 anos. Mas fique tranquilo e não se pressione – nós vamos revelar algumas dicas que vão te ajudar na sua escolha vocacional. 

Para descobrir qual a profissão que mais combina com você e analisar se ela será realmente a escolhida, você vai precisar mergulhar num processo de autoconhecimento – isso porque a sua vocação está intimamente ligada com a sua identidade. 

É justamente aí que entram as perguntas – nada melhor do que responder alguns questionamentos para tirar as suas próprias dúvidas e esclarecer todas as possibilidades. 

Confira o passo a passo para sua escolha profissional e responda, da forma mais verdadeira possível, a todas as perguntas: 

1. O que eu adoro fazer no meu dia a dia e o que eu odeio ter que fazer durante minha rotina? 

Antes de pensar especificamente no seu curso e profissão, precisamos ter um olhar mais geral. Que tal descobrir o que você mais gosta de fazer e o que você realmente não suporta? Não precisa ser apenas em relação aos estudos. 

Nesse primeiro momento, a ideia é pensar em todas as possibilidades – vai aparecer de tudo, mas não se repreenda. Coloque tudo no papel para analisar depois. 

2. O que eu mais gosto de fazer? 

Com base em tudo que você destacou na pergunta anterior, a segunda coisa que você deve fazer é montar um ranking, sobre o que você mais gosta de fazer, colocando em ordem de preferência. Desta forma, vai ficar mais claro quais são suas prioridades. 

3. O que eu mais detesto ter que fazer?

Faça o mesmo com a lista de coisas que não te agradam, pois analisar as informações sobre o que você não gosta de fazer é fundamental nesse processo de autoconhecimento. 

Uma dica é você visualizar as listas, uma ao lado do outra. Desta forma, você vai se conhecendo e se descobrindo cada vez mais. 

4. Por que eu gosto de fazer determinadas atividades? E por que eu não gosto de realizar as outras?

 Chegou a hora de justificar as suas preferências – essa parte é um pouco mais difícil porque tudo parece muito óbvio, mas faça um esforço para descrever a sua opinião. Com essas respostas, você pode entender qual é o seu perfil. 

5. Quais profissões posso relacionar com minhas listas?

Esse é o momento em que você vai imaginar quais profissões você pode seguir. Selecione também as carreiras que você já tem certeza que não faz seu estilo e corte da sua lista de possibilidades. 

6. Quais são as matérias que eu mais gosto do Ensino Médio? 

Esqueça um pouco as carreiras e foque exclusivamente em você. O que você mais gosta de estudar? Procure essa resposta e analise os seus motivos. 

7. Quais são as disciplinas que eu tenho mais facilidade?

Vale destacar que nem sempre temos mais facilidade naquilo que amamos estudar. Por isso, responda com muita sinceridade a essa pergunta. 
 

8. Quais matérias tenho bastante dificuldade? 

A cada pergunta dessa que você responde, você fica mais próximo de entender o seu perfil de estudante e encontrar uma profissão que vai te fazer feliz. 

9. Qual disciplina é a que eu menos gosto?

Descobrir o que você não gosta de estudar é muito importante nesse processo (muito mesmo). Afinal, você vai passar de 4 ou 5 anos seguidos vendo os assuntos de uma área de estudos. 

10. Como é a grade curricular das carreiras que te chamam a atenção? 

Pegue sua lista novamente e vamos começar a busca por informações de cada carreira. Procure na internet sobre as disciplinas que você vai ter na faculdade – essa é a hora que você vai descobrir qual curso que mais gostaria de estudar. 

11. Quais são as profissões que mais combinam comigo? 

Está quase acabando! 

Com base em tudo o que você já respondeu, eleja no máximo 5 profissões que parecem ser a sua cara. Lembre-se de escolher apenas dentro da sua lista de preferência. 

Sabe o que você vai fazer com essa informação? Pensar com muita calma durante uma semana ou mais. Reflita sobre todos os aspectos de cada carreira e lembre-se de que cada graduação te permite seguir mais do que uma profissão. 

Por exemplo, ao cursar Administração, você pode trabalhar tanto com a gestão de pessoas dentro da área de Recursos Humanos, como também com o controle de estoque e mercadorias, no setor de Compras.

Então, analise como é o dia a dia das profissões que você poderia seguir, imagine-se dentro daquela rotina. Pense tanto na parte de estudo quanto no mercado de trabalho.

12. Seguir essa profissão vai me fazer feliz?

De acordo com sua reflexão, escolha apenas uma carreira e responda se é essa a profissão que você quer seguir. Analise se ela te fará feliz e veja se é uma boa escolha para você. 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *