4 profissões promissoras para quem é amante de carros

4 profissões promissoras para quem é amante de carros

O brasileiro ama automóveis, sejam os carros Fiat (que dominam o mercado em 2021), sejam os carros de marcas de luxo, como Ferrari e Porsche. Não dá para negar que o nosso país é centrado em veículos, com tantas propagandas na TV e tanta presença do automóvel em nosso dia a dia e maneira de ver ou pensar. Afinal, quantas pessoas não compram imóveis atualmente só por causa da localização e a possibilidade (ou não!) de usar um veículo? E quantos não sonham em ter profissões promissoras para quem é amante de carros?

Sim, é claro que na situação atual com milhões de desempregados no país (fora os autônomos), qualquer emprego é muito bem-vindo. Mas, se a gente puder trabalhar com o que gosta, fica melhor ainda. E poucas pessoas gostam tanto de carros quanto os brasileiros. São mais de 100 milhões de modelos de veículos diferentes, com 58 milhões sendo de automóveis de passeio, SUVs e semelhantes.

Por isso, é normal que as pessoas sonhem com algumas profissões promissoras para quem é amante de carros. Quer saber quais são elas? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

4 profissões promissoras para quem é amante de carros

1. Mecânico

Se a sua paixão por carros vai além da beleza, e você gosta mesmo é de colocar a mão na massa e entender como eles funcionam, a sua profissão ideal é a de mecânico. Nesta área, você entrará em contato direto com a parte interna dos automóveis, e, dependendo de sua especialidade, poderá até consertar carros raros com peças originais.

Esta profissão permite que você trabalhe em uma oficina como contratado, ou que monte a sua própria oficina, do jeito que preferir. Além disso, considerando que o futuro do mercado são os carros elétricos, uma ótima ideia é se especializar nesse tipo de veículo. No momento, a infraestrutura para esses carros é muito pequena, então qualquer mecânico especializado se destaca e toma a dianteira do mercado.

2.Instrutor de autoescola

Gostar de dirigir é fundamental para seguir a carreira de instrutor de autoescola. Paciência e didática são outros pontos fortes para entrar nesta área. São poucos os pré-requisitos para se tornar instrutor:

  • Ter mais de 21 anos;
  • Ter, pelo menos, 2 anos de habilitação efetiva;
  • Nunca ter sofrido cassação de CNH, nem cometido infrações gravíssimas nos últimos 2 meses (60 dias);
  • Ter formação no curso de instrutor de trânsito;

Além desses itens, é importante também ter realizado o curso de direção defensiva e o curso de primeiros socorros, para mostrar-se capacitado a lidar com a direção em qualquer situação.

Após ter todas as formações necessárias, você pode buscar uma vaga de instrutor contratado, ou dar início à abertura de sua própria autoescola.

3. Jornalista automobilístico

Existem várias formas de atuar na área do jornalismo automobilístico. Uma delas é escrevendo artigos na seção de automóveis, em sites especializados e jornais, estudando as novidades do mercado e trabalhando com avaliações de modelos recém-lançados.

Outra versão desta mesma carreira é fazendo vídeos em canais da área, também oferecendo o seu ponto de vista profissional sobre as marcas e modelos, fazendo test-drive e avaliando a performance.

Há também o jornalista esportivo, voltado para corridas, drift e outros esportes automobilísticos. Nesta carreira, o profissional é responsável por cobrir todos os eventos esportivos deste nicho, ou em câmera, ou por escrito. 

Todas essas opções de carreira se apresentam principalmente na forma de freelancer, raramente envolvendo um contrato de exclusividade ou CLT.

4. Engenheiro de carros elétricos

O Brasil não tem grandes fabricantes de carros, fora as fábricas de empresas estrangeiras. No entanto, tem a grande oportunidade de criar novas empresas no momento , para investir na pesquisa dos automóveis elétricos. Conseguir fazê-los  a baixo custo seria, por exemplo, a oportunidade para popularizá-los aqui no país e garantir um futuro mais verde e sustentável.

Para isso, entretanto, é vital ter mão de obra qualificada, começando por engenheiros de carros elétricos. No momento, os profissionais trabalham para empresas de outros países, mas poderiam trabalhar para o Brasil, sem problemas.Basta que existam empregos e intenção de investimento na área.

Além disso, seria necessário conhecimento técnico sobre o assunto, coisa que não está muito disponível no momento, já que poucas são as faculdades especializadas e preparadas para o futuro do segmento automotivo. No entanto, vencidos os desafios, a previsão é de um mercado de alta empregabilidade no futuro próximo.

Essas são algumas das profissões promissoras para quem é amante de carros. Como deu para ver, são algumas opções válidas, tanto para quem é mais ligado na área de Humanas, quanto quem é da área de Exatas. Oportunidades, no entanto, não surgem tão facilmente assim. É preciso algum esforço e muita dedicação para conseguir encontrar uma dessas posições. Mas se você realmente ama automóveis, vale a pena o esforço.

E aí, gostou do conteúdo? Na sua opinião, qual dessas profissões é a mais interessante? Comente abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *