Administração: o curso mais procurado no Brasil

Rotina do administrador é baseada na análise de números e planilhas de resultados Descubra as características que esse profissional deve ter para decolar no mercado de trabalho   Administração é a graduação mais procurada no Brasil. Isso é o que diz o ranking dos dez cursos com mais alunos no…

Administração: o curso mais procurado no Brasil

Rotina do administrador é baseada na análise de números e planilhas de resultados. Descubra as características que esse profissional deve ter para decolar no mercado de trabalho
Administração é a graduação mais procurada no Brasil. Isso é o que diz o ranking dos dez cursos com mais alunos no Brasil do último Censo da Educação Superior, divulgado pelo Ministério da Educação.

A pesquisa realizada pelo Guia do Estudante no ano passado, em 2014, afirma que cerca de 1 milhão de alunos se matricularam nas instituições de ensino superior do Brasil para ingressar no curso de administração.

Mesmo com essa procura significante, muitas pessoas não sabem o que faz esse profissional. O administrador é responsável por gerenciar os recursos financeiros, materiais e humanos de uma empresa. É ele quem encontra oportunidades de crescimento e traça estratégias para aumentar a sua lucratividade.

Esse interesse pelo curso pode ser explicado por sua característica ampla e generalista. De acordo com o MEC, os mineiros são os mais interessados em estudar administração de negócios, seguidos pelos paulistas e fechando o pódio com os cariocas.

Outro fator determinante na escolha dessa graduação é a vontade de abrir um negócio próprio. Esse é o caso de Gustavo Mendonça, 21, estudante da Fundação Getulio Vargas (FGV). Ele queria prestar economia, mas optou pela administração porque o curso apresenta uma visão macro do mercado, com várias opções de atuação.

“Quem vai fazer administração deve se preparar para a diversidade do curso. Geralmente, as pessoas são boas em áreas específicas: ou boa em humanas ou boa em exatas. Mas você vai ter que se preparar para ser bom em tudo, vai ter que correr atrás para melhorar nas matérias que não tem tanta facilidade e aproveitar aquelas que você manda bem”, recomenda.

Justamente por essa característica ampla, não existe um padrão de comportamento para quem deseja exercer essa profissão. Contudo, sai na frente no mercado de trabalho o profissional que se atualiza frequentemente, comunica-se de forma clara e possui raciocínio rápido para acompanhar a dinâmica do dia a dia.

O estudante que estiver pensando em cursar administração precisa gostar de planilhas. Essa profissão tem como base o estudo de dados e resultado das empresas. Matérias como estatística, contabilidade e gestão de pessoas são presentes na graduação – que tem a duração de 4 anos.

O administrador conta com uma gama enorme de atuação. É comum ser contratado no setor de recursos humanos, em fábricas, em bancos, no setor financeiro, na contabilidade e na área de marketing.

Confira as principais faculdades de administração, segundo o ranking do Guia do Estudante:

(CE) Fortaleza – Uece

(CE) Fortaleza – UFC

(DF) Brasília – UnB

(GO) Goiânia – PUC Goiás

(MG) Belo Horizonte – UFMG

(MG) Juiz de Fora – UFJF

(MG) Uberlândia – UFU

(MT) Cuiabá – UFMT

(PB) Campina Grande – UFCG

(PE) Recife – UFPE

(PR) Curitiba – FAE

(RJ) Rio de Janeiro – FGV

(RJ) Rio de Janeiro – UFRJ

(RS) Caxias do Sul – UCS

(RS) Porto Alegre – ESPM-Sul

(RS) Porto Alegre – UFRGS

(RS) Santa Maria – UFSM

(SC) Florianópolis – UFSC

(SP) Campinas – PUC-Campinas

(SP) Ribeirão Preto – USP

(SP) São Paulo – FGV-Eaesp

(SP) São Paulo – Insper

(SP) São Paulo – USP

Com informações do Guia do Estudante/Conselho Federal de Administração/Blog do Enem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *