Artes visuais: uma carreira para quem gosta de lançar novos padrões

Entenda o que faz o artista visual e conheça algumas das suas áreas de atuação

Artes visuais: uma carreira para quem gosta de lançar novos padrões

Entenda o que faz o artista visual e conheça algumas das suas áreas de atuação

 

 

Você já ouviu falar no curso de Artes Visuais? Essa graduação é ideal para quem quer desenvolver uma percepção artística e crítica em relação às artes plásticas, cinema, teatro, dança, desenho, arquitetura, design, fotografia e muito mais. 

Esse profissional é indicado para criar e avaliar as mais diferentes particularidades do mercado cultural artístico. Entre as suas funções, cabe a ele produzir exposições, criar objetos, montar espetáculos, fazer curadoria, dirigir material audiovisual, entre outros. 

O curso tem duração média de 4 anos e aborda desde os aspectos históricos até as mais diversas técnicas para realizar um trabalho com excelência. São algumas disciplinas da graduação: Artes Visuais da Idade Média; Neurociência, Comportamento e Consumo; Percepção e Representação; Computação Gráfica 3D; Sociologia da Arte e Pintura.  

– Humm, achei interessante. Mas será que tenho o perfil para isso?

Não existe um perfil exato para o artista visual, principalmente porque ele pode trabalhar em diversas áreas. Porém, essa carreira é mais indicada para pessoas criativas, que gostam de experimentar e lançar novos padrões. Outro ponto que pode te ajudar muito é ter gosto, sensibilidade e repertório artístico.

Se você seguir essa profissão, você poderá trabalhar em Museus, Galerias, Feiras de Arte, Centros Culturais, Órgãos Públicos, Produtoras, Universidades e como empreendedor. Já pensou criar estampas para uma linha de produtos? Ou então elaborar toda a parte de multimídia de um veículo? Pois é. Tudo isso e muito mais pode ser feito por esse profissional. 

Veja 7 universidades que possuem o curso de Artes Visuais bem avaliado: 

Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG 
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS 
Universidade São Paulo – USP
Universidade Estadual de Campinas – Unicamp 
Universidade Federal de Pelotas – UFpel 
Universidade de Brasília – UnB 
Universidade Federal de Santa Maria – UFSM  
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *