Ciências sociais: uma profissão para quem quer estudar alguns conflitos da sociedade

Saber a fundo sobre as mais diferentes culturas, os sistemas políticos e comportamento humano é responsabilidade do cientista social. Saiba mais sobre essa profissão

Gosto pela leitura é indispensável. Foto: Reprodução/Divulgação 
 

Ciências sociais é a área que estuda as relações e os aspectos de uma sociedade ou de seus indivíduos. O cientista social é um profissional que pesquisa tanto sobre as relações sociais no passado, quanto o que está acontecendo no presente. Ele analisa hábitos, culturas, valores e características (da estrutura familiar, religiosa, econômica e conjuntural).

Tenha acesso GRATUITO a mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

O aluno que estiver interessado em descobrir alguns dilemas da sociedade pode se apoiar em três principais áreas: a Antropologia, a Sociologia e as Ciências Políticas.
 

A diferença de cada área:

Antropologia: estudo aprofundado sobre as culturas dos homens.
Sociologia: estudo das estruturas da sociedade, analisando as transformações e seus processos históricos.
Ciência Política: estudo dos sistemas políticos e suas instituições. Identificar o comportamento da classe política e ter conhecimento em políticas públicas.
 

A duração média de estudo é de 4 ano. Na faculdade, o aluno terá contato com matérias, em sua maioria, de humanas. São alguns exemplos da grade curricular: Metodologia de Estudos e Pesquisas, Psicologia e Estudos Estatísticos.

Existe a possibilidade de cursar o bacharelado e a licenciatura. Quem optar pelo bacharel atuará nas pesquisas de campo, em ONGs e, até mesmo, em jornais e revistas. Já quem preferir a licenciatura terá uma passagem para o campo de ensino, ministrando aulas.

O perfil indicado para o profissional dessa área é ter alta capacidade analítica, saber produzir planilhas, ter o hábito de leitura e gostar de estatística. É interessante que a pessoa tenha uma preocupação social para desenvolver o seu trabalho com mais facilidade.
 

Conheça 5 universidades públicas com a graduação:

Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Universidade de Brasília – UnB
Universidade Federal da Bahia – UFBA
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG  

Você pode gostar também
Leia mais

Contabilidade: uma profissão para quem gosta de estratégias e resultados

Área de ciências contábeis está em alta, com espaço para novos funcionários entrarem no mercado de trabalho Organizar as contas de uma empresa, fazer o registro das despesas e dos lucros são funções de um profissional chamado contador.  Ele é responsável pelo controle das compras, vendas, investimentos e aplicações da...
Leia mais

Direito: gosto pela leitura é necessário

Hoje é dia daqueles que zelam pela harmonia da sociedade e garantem que as empresas, o poder público e os cidadãos respeitem as leis do país. Hoje é dia dos advogados. O estudante que estiver pensando em cursar direito deve ter em mente que esta ciência cuida da aplicação das normas...
Leia mais

Engenharia: uma profissão para quem gosta de números

Descubra qual tipo de engenharia é o ideal para você Para quem gosta de cálculos, seguir a carreira de engenheiro é uma boa opção. Esse profissional é responsável por produzir projetos, estudar problemas, planejar soluções, verificar a viabilidade econômica e técnica para o seu desenvolvimento. O estudante que estiver pensando...