Área de ciências contábeis está em alta, com espaço para novos funcionários entrarem no mercado de trabalho


Organizar as contas de uma empresa, fazer o registro das despesas e dos lucros são funções de um profissional chamado contador.  Ele é responsável pelo controle das compras, vendas, investimentos e aplicações da empresa – com uma visão estratégica. 

O estudante que estiver interessado em cursar ciências contábeis atuará no mercado de trabalho com a missão de interpretar eventos econômicos e fornecer informações aos diretores da empresa para que tomem as melhores decisões sobre o negócio. Será responsável, também, pelo pagamento de tributos.

De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, existem mais de 300 mil contadores ativos em todo o Brasil. A maior concentração dos profissionais encontra-se no Estado de São Paulo, com o total de 84 mil funcionários.

Leonardo Galente, de 20 anos, cursa ciências contábeis na FECAP e já atua no mercado de trabalho pelo Escritório Contábil São Lucas. “Nosso papel, além de ser necessário para as empresas, é estratégico para tomada de decisão de administradores e gestores”, explica. Segundo o estudante, seu gosto por matemática o ajuda muito nas funções do dia a dia, “embora não utilize com tanta ênfase, isso me deixa mais confortável no trabalho”.

O contador pode trabalhar com recursos humanos, na área tributária de uma companhia, na gerência financeira, auditoria, perícia contábil ou judicial. Ele pode atuar em escritórios ou abrir sua própria empresa. A média do piso salarial da categoria é de R$ 2.500,00.

Em 2010, o Brasil adotou as Normas Internacionais de Contabilidade e essa mudança reflete no mercado de trabalho. Até 1º de junho deste ano, técnicos em contabilidade também recebiam o registro no Conselho Regional de Contabilidade. Porém, após essa data, será permitida a solicitação somente para bacharéis em ciências contábeis – como prevê o parágrafo 2° do artigo 12 do Decreto Lei n.° 9.295/46, incluído pela Lei n.° 12.249/10.

De acordo com o ranking do Guia do Estudante, as melhores faculdades para estudar ciências contábeis são:

(DF) Brasília –Unb           
(ES) Vitória – Fucape    
(MG) Belo Horizonte – UFMG  
(MG) Puc Minas – Puc Minas           
(MG) Viçosa – UFV        
(PR) Curitiba – UFPR     
(PR) Londrina – UEL      
(RJ) Rio de Janeiro – Ibmec – RJ              
(RJ) Rio de Janeiro – Ibmec – UFRJ        
(RJ) Natal – UFRN          
(RS) Caxias do Sul – UCS             
(RS) Santa Maria –UFSM             
(RS) São Leopoldo – Unisinos  
(SC) Blumenau –Furb   
(SP) Ribeirão Preto – USP

Com informações do Portal Guia do Estudante/ Conselho Federal de Contabilidade 
Atualizado em 18/08/2015 às 14h58

0 Shares:
Você pode gostar também
Leia mais

Direito: gosto pela leitura é necessário

Hoje é dia daqueles que zelam pela harmonia da sociedade e garantem que as empresas, o poder público e os cidadãos respeitem as leis do país. Hoje é dia dos advogados. O estudante que estiver pensando em cursar direito deve ter em mente que esta ciência cuida da aplicação das normas...
Leia mais

Engenharia: uma profissão para quem gosta de números

Descubra qual tipo de engenharia é o ideal para você Para quem gosta de cálculos, seguir a carreira de engenheiro é uma boa opção. Esse profissional é responsável por produzir projetos, estudar problemas, planejar soluções, verificar a viabilidade econômica e técnica para o seu desenvolvimento. O estudante que estiver pensando...
Leia mais

Educação física: uma profissão para quem gosta de movimento

Todo mundo precisa praticar um pouco de exercício físico. Seja por recomendação médica, seja para espantar o sedentarismo. Danças, esportes, artes marciais: tudo vale na hora de se movimentar. Mas para isso é preciso contar com orientação profissional O educador físico garante que você esteja sempre em evolução, sem se...