Dia do Médico: origem da data e mensagem para homenagem!

Veja qual é o Dia do Médico e em como você pode homenagear os doutores deste dia!

Dia do Médico: origem da data e mensagem para homenagem!

Praticamente todas as profissões têm um dia para homenagear aqueles que a exercem. É uma forma de associar uma data do calendário a alguma função específica na sociedade, valorizando assim a contribuição dos profissionais para o mundo.

Uma das profissões mais antigas e respeitadas do mundo também tem o seu dia! Neste post vamos falar sobre o Dia do Médico. Veja mais!

Por que 18 de outubro é Dia do Médico?

O Dia do Médico é celebrado no dia 18 de outubro de cada ano. O Brasil é um dos maiores países cristãos e, como não poderia ser diferente, herdou muito de suas tradições da religião.

Portanto, a celebração do Dia do Médico coincide com o Dia de São Lucas, considerado o padroeiro da classe dos médicos. Isso também acontece para outros países tradicionalmente católicos na Europa, como Bélgica, Espanha, Itália Polônia e Portugal.

Além de ser considerado um dos apóstolos evangelizadores de Jesus, Lucas era médico. É o que indica a Bíblia, em Colossenses 4,14: “Lucas, o médico amado, e Demas enviam saudações”. Diz-se que estudou medicina em Antioquia, na atual Turquia, no que hoje é um sítio arqueológico.

Já outros países adotam dias diferentes para a comemoração do Dia do Médico. Nos Estados Unidos, por exemplo, a comemoração acontece em 30 de março, data na qual a anestesia foi utilizada pela primeira vez no país e oficializada por George W. Bush, então presidente norte-americano, em 1990.

No Canadá, desde 2011, o Dia do Médico é oficialmente comemorado em 1º de maio, em homenagem ao dia do nascimento da primeira mulher médica do país, a doutora Emily Stowe.

Por fim, a Índia celebra a profissão em 1º de julho, homenageando as coincidentes datas de nascimento e morte de um dos médicos mais respeitados do país, o doutor Bidhan Chandra Roy.

Mensagem do Dia do Médico

Tradicionalmente, são enviadas várias mensagens em celebração e comemoração das datas em homenagem às profissões. E, para os médicos, isso não é diferente. São várias as mensagens, frases e citações que dizem respeito à profissão. Separamos, abaixo, algumas delas:

  • “Como a medicina é a arte da saúde, a direção do navio é a arte da navegação, assim a prudência é a arte do viver.” (Cícero)
  • “O melhor médico é aquele que recebe os que foram desenganados por todos os outros.” (Aristóteles)
  • “Sempre, aconteça o que acontecer, o médico, por estar tão próximo ao paciente, por conhecer tanto o mais profundo de sua psique, por ser a imagem daquele que se acerca da dor e a mitiga, tem uma tarefa muito importante, de muita responsabilidade.” (Che Guevara)
  • “O médico vê na palavra um recurso terapêutico, o escritor parte dela para a criação artística. Há momentos, porém, em que literatura e medicina se superpõem. Escritores escrevem sobre doença. Médicos procuram dar uma forma literária a seu trabalho.” (Do livro A Face Oculta, de Moacyr Scliar)
  • Curar quando possível; Aliviar quando necessário; Consolar sempre.” (Hipócrates)
  • “O médico deve acalmar os sofrimentos e as dores não apenas quando este alívio possa trazer cura, mas também quando pode servir para procurar uma morte doce e tranquila.” (Francis Bacon)
  • “Ao contrário da lenda, nenhum médico é um Google ambulante com respostas na ponta da língua para tudo quanto é problema de saúde do ser humano.” (Alex Periscinoto)

Dia do Médico: especialidades

raio x dia do médico

A Medicina é uma das áreas de estudo com grandes ramificações e especializações. Abaixo, separamos algumas delas, com as datas de homenagem e o significado para o dia.

Dia do Oftalmologista — 7 de maio

O Dia do Oftalmologista, médico especializado no estudo e cuidado do sistema ocular, é comemorado em 7 de maio. No Brasil, coincide com a fundação da Sociedade de Oftalmologia de São Paulo, em 1930.

A data foi oficializada apenas em 1968, pelo médico oftalmologista e então deputado de São Paulo, Antônio Salim Curiati. Entretanto, apenas em 1986 o Dia Nacional do Oftalmologista foi homologado nacionalmente.

Dia do Pediatra — 27 de julho

O médico pediatra, responsável pelo cuidado de bebês e crianças, também é homenageado. Neste caso, a comemoração se dá em 27 de julho, dia da fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria, em 1910.

Dia do Psiquiatra — 13 de agosto

O psiquiatra é o médico especializado no cuidado da saúde mental de seus pacientes. Seu dia é comemorado em 13 de agosto, instituído oficialmente pela ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) e tem como objetivo trazer conhecimento para o público sobre os distúrbios mentais e suas consequências.

Buscando quebrar o tabu sobre o assunto, são realizadas campanhas anuais para trazer para a população a noção exata do risco, dos diagnósticos e dos tratamentos para essas doenças.

Dia do Veterinário — 9 de setembro

O médico veterinário, responsável pelo cuidado da saúde dos animais, sejam eles de estimação ou selvagens, também tem um dia em sua homenagem. São profissionais que auxiliam na diminuição da propagação das doenças transmitidas por animais, interferindo positivamente também no bem-estar dos seres humanos.

O Dia do Médico Veterinário é celebrado em 9 de setembro, data na qual o então presidente do Brasil Getúlio Vargas regularizou o ensino e exercício da profissão, em 1933. Mesmo sendo oficializado apenas nessa época, vários cursos de formação de veterinários já existiam desde 1910 no país.

Dia do Ginecologista — 30 de outubro

Por fim, citamos aqui os ginecologistas, que têm sua profissão celebrada no dia 30 de outubro. Esses profissionais são os responsáveis pelos cuidados, tratamentos e prevenções de doenças no sistema reprodutor das mulheres.

Os ginecologistas estão presentes durante toda a vida das mulheres, desde os primeiros momentos da adolescência, com a primeira menstruação. Passam também pelas possíveis gravidezes e vão até mesmo os anos de menopausa, nos quais as mulheres deixam de produzir óvulos.

O dia 30 de outubro foi escolhido como Dia do Médico Ginecologista pois foi nessa data, em 1959, em que foi fundada a FEBRASGO – Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.

Os médicos são profissionais fundamentais para a saúde e o bem-estar de uma sociedade. São eles os responsáveis por cuidar, tratar e prevenir doenças que afligem todo mundo. Por isso, merecem ter um dia dedicado para celebrar essa profissão milenar!

Curtiu nosso post? Então não deixe de conferir nossa base de exercícios de Biologia para se preparar melhor para o Enem! Aproveite e veja também nosso post sobre o Dia do Professor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *