Economia: uma carreira para quem gosta de montar estratégias

Índices, gráficos, bolsas de valores e muito dinheiro. Quem gosta e convive com uma rotina agitada, cheio de conversas analíticas e influenciadoras é o economista. Já pensou trabalhar com tudo isso?

Economia: uma carreira para quem gosta de montar estratégias

Índices, gráficos, bolsas de valores e muito dinheiro. Quem gosta e convive com uma rotina agitada, cheio de conversas analíticas e influenciadoras é o economista. Já pensou trabalhar com tudo isso?

O Economista é responsável pela gestão da parte financeira de uma organização. Esse profissional estuda o mercado e fica sempre atento à produção e distribuição de produtos e serviços para empresas e para o consumidor final.

Ele desenvolve estratégias financeiras sempre em busca do crescimento e da expansão da empresa, apresentando condições competitivas ao mercado. Ele pode trabalhar em nível mundial, nacional, regional ou local.

No curso de Economia, ou de Ciências Econômicas, você vai encontrar muitas matérias das áreas de exatas e humanas. Para entender a probabilidade e estatística do mercado, é preciso entender a história das relações econômicas.

Com duração média de 4 anos, as disciplinas de cálculo, contabilidade nacional, economia financeira e monetária, economia internacional, ciências políticas e econometria fazem parte da grade curricular.
 “Ah, mas será que eu tenho o perfil para seguir essa carreira?”

O economista deve ser uma pessoa muito atualizada – o que acontece em um dia pode mudar tudo. Como seu estudo é do mercado, ele sempre terá que comparar dados, utilizando seus conhecimentos gerais. Há também muita matemática e raciocínio lógico. Estar familiarizado com essas matérias é uma boa.

Aprender sobre inflação, taxas de juros, câmbio e similares é praticamente obrigatório. Você gosta disso tudo? Consegue ter uma visão geral e montar uma estratégia específica? Se sim, você pode ficar tranquilo, pois tem o perfil de um economista.

Depois de formado, você poderá trabalhar no setor público ou em empresas privadas de comércio, de serviços, na indústria ou no setor financeiro. Confira algumas universidades que têm o curso bem avaliado:
UnB – Universidade de Brasília
USP – Universidade São Paulo
FGV – Fundação Getúlio Vargas
UFPE – Universidade Federal de Pernambuco
UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina
Unesp – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro
UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *