Enfermagem: uma carreira para quem cuida da saúde do próximo

Dia a dia do profissional é muito intenso com plantões e sem folga fixa

Foto: Reprodução OCP Online

Cuidar, manter e restabelecer a saúde das pessoas: essas são as principais funções dos enfermeiros. Para isso, eles contam com auxílio e orientação de outros profissionais da área da saúde, formando uma equipe.

O aluno que estiver pensando em escolher essa carreira deve se preparar para prestar primeiros socorros, fazer curativos, realizar triagem e administrar medicamentos. Esse profissional é essencial para o tratamento de doenças e sintomas.

A rotina de trabalho do enfermeiro costuma ser muito puxada. O profissional de enfermagem é escalado para plantões e não tem folga fixa. Para quem procura algo mais flexível, a alternativa é trabalhar em escolas, clínicas de estética ou com serviços home care.

Com duração média de 4 anos, o curso conta com muitas disciplinas ligadas às ciências biológicas. O estudante assistirá aulas de anatomia, bioquímica, parasitologia, práticas assistenciais na atenção básica à saúde e muitas outras.

Curso de Enfermagem 

A enfermagem possui diversas áreas para atuação. Desta forma, o profissional pode se especializar em enfermagem psiquiátrica, enfermagem obstetrícia, enfermagem geriátrica, pesquisa clínica, regastes e procedimentos de emergência.

Caso você esteja se perguntando se tem o perfil de um enfermeiro, esse profissional deve ser uma pessoa com controle emocional muito grande, pois pode atender pacientes em situações de impacto. Deve, também, ser atencioso e humano para cuidar e apoiar os pacientes fragilizados. Por fim, é importante ser rápido e prático para agir em casos de emergências.

Para exercer a profissão, você precisa ser graduado em enfermagem, ter o diploma reconhecido pelo MEC e ter registro no Conselho Regional de Enfermagem. De acordo com o SEESP, Sindicato de Enfermeiros do Estado de São Paulo, a média salarial é de R$ 2.500 no início da carreira.

Faculdade de Enfermagem 

Universidade de Brasília (UnB)
Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Universidade Federal de Alfenas (Unifal)
Universidade Federal de Goiás (UFG)

Campanha Always On Cronograma