Farmácia: uma profissão para quem manda bem em química

Descubra como é o cotidiano de um farmacêutico e conheça 5 universidades públicas que possuem o curso

 

Você gostaria de produzir medicamentos ou cosméticos? Se a resposta for sim, Farmácia pode ser uma boa graduação para você.

O estudante que escolher esse curso na faculdade precisa gostar muito de química e biologia, pois essas matérias estarão frequentemente presentes em sua vida acadêmica.

O farmacêutico é aquele profissional que estuda a composição de remédios, alimentos industrializados e cosméticos. Além de produzir medicamentos em qualquer escala, ele é responsável por fiscalizar e garantir a qualidade desses produtos para consumo.

Chega a ser difícil citar todas as suas funções, já que o curso é bem amplo. De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, existem cerca de 70 áreas para o recém-formado se especializar e atuar no dia a dia.

Ele pode fazer a vigilância sanitária, análises clínicas e toxicológicas, orientar pacientes em drogarias, laboratórios ou indústrias farmacêuticas, além de atuar em pesquisas clínicas, por exemplo.

Durante os 5 anos de estudos, a graduação apresentará muitas matérias práticas, com experiências em laboratórios. Depois de formado, o farmacêutico precisará tirar um registro do Conselho Regional de Farmácia para exercer a profissão.
 

Foto: reprodução ICTQ
Foto: reprodução ICTQ
 

Tenha acesso GRATUITO a mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

O perfil ideal para o aluno que pensa em escolher o curso deve conter características humanizadas de cuidado ao próximo e responsabilidade com a saúde de seus pacientes. Fora isso, é importantíssimo que o farmacêutico se atualize constantemente para oferecer os produtos e a tecnologias mais adequada para cada caso. Vale lembrar que a maioria dos profissionais fazem parte de equipes com médicos, biomédicos e enfermeiros.

O mercado de trabalho está favorável para a profissão, já que em 2014 foi promulgada a lei que exige a presença de um farmacêutico em lugares que contenham medicamentos, como farmácias e postos de saúde.

Confira 5 universidades que possuem o curso Farmácia:

Unicamp – Universidade Estadual de Campinas
UnB – Universidade de Brasília
UFS – Universidade Federal de Sergipe
UFMT – Universidade Federal do Mato Grosso
UFSM – Universidade Federal de Santa Maria
 

Você pode gostar também
Leia mais

Contabilidade: uma profissão para quem gosta de estratégias e resultados

Área de ciências contábeis está em alta, com espaço para novos funcionários entrarem no mercado de trabalho Organizar as contas de uma empresa, fazer o registro das despesas e dos lucros são funções de um profissional chamado contador.  Ele é responsável pelo controle das compras, vendas, investimentos e aplicações da...
Leia mais

Direito: gosto pela leitura é necessário

Hoje é dia daqueles que zelam pela harmonia da sociedade e garantem que as empresas, o poder público e os cidadãos respeitem as leis do país. Hoje é dia dos advogados. O estudante que estiver pensando em cursar direito deve ter em mente que esta ciência cuida da aplicação das normas...
Leia mais

Engenharia: uma profissão para quem gosta de números

Descubra qual tipo de engenharia é o ideal para você Para quem gosta de cálculos, seguir a carreira de engenheiro é uma boa opção. Esse profissional é responsável por produzir projetos, estudar problemas, planejar soluções, verificar a viabilidade econômica e técnica para o seu desenvolvimento. O estudante que estiver pensando...