Gastronomia: uma carreira para quem é apaixonado por sabores

Estudante que estiver pensando em ingressar no curso deve se preparar para a loucura do dia a dia Já pensou em trabalhar todos os dias com os mais diferentes temperos, aromas e sabores? Os chefs de cozinha e estudantes de gastronomia têm essa sorte. São pessoas que se dedicam e…

Gastronomia: uma carreira para quem é apaixonado por sabores

Estudante que estiver pensando em ingressar no curso deve se preparar para a loucura do dia a dia

Já pensou em trabalhar todos os dias com os mais diferentes temperos, aromas e sabores? Os chefs de cozinha e estudantes de gastronomia têm essa sorte. São pessoas que se dedicam e estudam para produzir pratos de alta qualidade.

Porém, não é só isso. A apresentação atrativa, agradar os mais diferentes tipos de paladar e promover uma experiência prazerosa também são algumas preocupações desse profissional.

Durante o curso, o gastrônomo aprende como gerir um estabelecimento – seja seus funcionários ou suas finanças. Ele se prepara para um dia a dia muito próximo de seus distribuidores, planeja as compras de ingredientes e monta cardápios.

Muitos sonham em abrir seu próprio negócio. Esse é o caso de Ana Laura Trevizani. “Mesmo escolhendo algo que possivelmente seria minha profissão tão nova, tinha certeza que seria feliz na minha escolha”, comenta.

Ana Laura conta que viu uma abertura no mercado e possibilidade de criar seus próprios produtos, “quando acabei o curso naquele desespero de primeiro emprego, consegui uma oportunidade em um Atelier de Confeitaria aonde trabalhei por um ano”.

De acordo com Ana Laura, o planejamento é muito importante para a gastronomia
Ana Laura Trevizani escolheu a área da confeitaria para atuar

Com base nos conhecimentos adquiridos ao longo da faculdade e experiências profissionais, ela notou que seria possível abrir o seu próprio atelier. O que começou como hobby, hoje é uma empresa que adoça diversos eventos corporativos, aniversários e casamentos.

Sobre a rotina desse profissional, correria é uma palavra que a resume. O estudante que estiver pensando em escolher essa carreira deve se preparar para a loucura do dia a dia. São muitas horas preparando o estabelecimento para receber o cliente da melhor forma possível.

Como é uma prestação de serviço e procura-se o diferencial no atendimento, tudo é feito em busca do menor tempo e não existe um horário exato de funcionamento, apenas uma ideia.

Se você tem vocação para gastronomia, mas não quer adotar esse estilo de vida, uma opção é trabalhar nas áreas administrativas. Este profissional será responsável pelo cálculo e controle das entradas e saídas da casa, lidará com números e influenciará no resultado da empresa.

Outra possibilidade é prestar consultorias para otimizar o tempo e gastos do restaurante ou qualquer outra organização.

Conheça algumas faculdades que disponibilizam o curso de gastronomia (bacharel e tecnólogo):

Balneário Camboriú – Univali
Recife – UFRPE
Florianópolis – Facs. Assesc.
São Paullo – Senac
São Paulo – Anhembi Morumbi

Com informações do portal Guia do Estudante 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *