Então você é gerente de marketing ou quer se preparar para ser um, no setor de gerenciamento mais criativo da empresa. Você está em boa companhia.  

Há estimativas que dizem que no Brasil são mais de 100.000 Gerentes de Marketing. Eles trabalham em uma variedade de ambientes que incluem agências de Marketing reais, bem como departamentos de marketing internos para empresas de médio e grande porte.

A função de um gerente de marketing é planejar, dirigir ou coordenar políticas e programas de marketing das instituições.

Então, quais habilidades você precisa para ser um gerente de marketing? Como você pode ser mais eficaz para a sua organização, para liderar sua equipe, e de entregar com sucesso em seus projetos para seus clientes ou sua própria organização?

Você está preparado para suportar a pressão diária por gerar e qualificar leads suficientes para abastecer o setor comercial além de criar um posicionamento de marca único para sua instituição?

Compartilharemos algumas das principais competências dos gerentes de marketing nesta postagem.

 O que um gerente de marketing faz?

Para entender as principais habilidades e competências de um gerente de marketing, é importante primeiro saber o que os gerentes de marketing realmente fazem.

Os gerentes de marketing gerenciam o marketing de um produto ou serviço. Dependendo do negócio, eles podem ser responsáveis ​​por um único produto ou por uma gama de produtos / categorias de produtos (geralmente em empresas e agências menores).

Se você é o gerente de marketing de um produto, é responsável por todas as mensagens de marketing – planejadas ou não – criadas e distribuídas para esse produto. Se houver um anúncio de TV, um evento de imprensa, uma gafe pública do engenheiro de produto principal, é sua responsabilidade aprová-lo e / ou resolvê-lo.

A melhor maneira de entender o que esse trabalho envolve é verificar as descrições dos trabalhos do gerente de marketing.

Em resumo, um gerente de marketing precisa:

  • Desenvolver planos de marketing multicanal. 
  • Avaliar o sucesso das iniciativas de marketing. Interface com vários departamentos responsáveis ​​pelo produto – engenharia, operações, finanças, vendas, etc. 
  • Avaliar e identificar proativamente novas oportunidades de marketing. 
  • Gerenciar objetivos estratégicos de longo prazo.

Nas grandes empresas, você pode ser o único responsável por produtos multimilionários. Nas agências, um único gerente de marketing pode lidar com o marketing de dezenas de marcas de alto valor.

Você geralmente reportará ao diretor de marketing, vice-presidente de marketing ou CMO, dependendo do tamanho da empresa.

Essa é uma função complicada de nível sênior que exige anos de experiência. Você precisará de conhecimento específico do domínio, fortes habilidades de comunicação e capacidade de interagir efetivamente com várias partes interessadas.

O pagamento para gerentes de marketing é proporcional às responsabilidades. Em média, os gerentes de marketing recebem bem e é uma das funções bem valorizadas dentro de uma empresa.

Estrutura de Competências de Marketing

Na linguagem dos negócios, a competência descreve um conjunto de habilidades e atividades relacionadas que permitem que alguém se destaque em seu trabalho.

Dada a natureza complexa de seu trabalho, espera-se que os gerentes de marketing tenham um número de competências complementares.

Estes são geralmente descritos usando uma estrutura de competências de marketing.

As três partes dessa estrutura são:

  • Núcleo: os traços fundamentais que todo profissional de marketing deve ter, independentemente de sua posição ou setor. Ser capaz de pensar estrategicamente, defender a causa do cliente e ter uma visão de marketing é vital para todos os profissionais de marketing.
  • Técnico: descreve o know-how específico do domínio que os profissionais de marketing devem ter. Espera-se que os gerentes de marketing em cargos seniores tenham recursos técnicos em vários domínios, como marketing digital e posicionamento de marca, gerenciamento de produtos etc. É preciso que tenha domínio sobre ferramentas e plataformas muito utilizadas pelas empresas, como Mídias Sociais e estratégias de engajamento de público, Google e outros;
  • Comportamento: descreve a atitude e a abordagem que os profissionais de marketing devem ter. Profissionais de marketing eficazes são desafios empreendedores, inovadores, responsáveis e afins.

Os aspectos centrais e comportamentais da estrutura são difíceis de definir devido à sua natureza subjetiva. No entanto, essas qualidades seriam visíveis em sua experiência e realizações de trabalho.

Os recursos técnicos são mais fáceis de entender. Se você estiver trabalhando em uma função gerencial específica do domínio (como “gerente de marca”), espera-se que você tenha um conhecimento profundo do domínio.

Para funções de marketing de uso geral, espera-se que você tenha experiência em vários domínios de marketing.

E quando falamos em Marketing Digital, existem muitas vertentes que um bom Gerente de Marketing precisa ter amplo domínio e, principalmente, estar antenado com as estratégias novas que surgem a cada dia. A cada ano, surgem recursos como Stories nas redes sociais, estratégias de segmentação avançadas e outros que é preciso estar sempre atento ao que esta acontecendo.

Competências vs. Habilidades

gerencia de marketing

Antes de analisarmos as principais competências dos gerentes de marketing, precisamos abordar esta pergunta frequentemente feita primeiro:

Qual a diferença entre competências e habilidades?

Costumamos usar os dois termos de forma intercambiável. No entanto, existem algumas diferenças entre eles:

  • As competências são um conjunto de habilidades, conhecimentos e habilidades que permitem que alguém seja melhor em seu trabalho.
  • Habilidades são habilidades que provêm do conhecimento, prática e educação de alguém.

Criar um plano de marketing ou escrever um programa de computador em Java são habilidades. O know-how analítico e lógico que permite a alguém escrever um programa ou criar um plano de marketing, no entanto, são competências.

Você pode ouvir os gerentes de RH se referindo às competências, e não às habilidades (ou vice-versa). No entanto, você deve saber que habilidades são habilidades aprendidas, enquanto competências são as habilidades que permitem aprender uma habilidade em primeiro lugar.

Na próxima seção, veremos algumas das principais habilidades e competências necessárias para ser um gerente de marketing.

Habilidades e competências essenciais do gerente de marketing

Um gerente de marketing precisa ter uma mistura de habilidades qualitativas e quantitativas. Ele deve ser capaz de ver o quadro geral sem perder os mínimos detalhes. A natureza complexa do trabalho de um gerente de marketing exige que ele seja capaz de pensar lateral e amplamente.

Independentemente do seu setor ou foco, você deve ter as seguintes habilidades e competências para ser gerente de marketing:

1. Os gerentes de marketing precisam de habilidades analíticas

A mudança de cultura mais significativa hoje para as equipes de marketing está adotando uma abordagem de marketing analítico.

Essa mudança de uma abordagem qualitativa para uma abordagem quantitativa do marketing tornou as habilidades analíticas um requisito obrigatório para qualquer gerente de marketing.

De fato, se você examinar qualquer descrição de cargo de gerente de marketing e vir palavras como “analisar” , “medir ” e “métricas ” em todos os lugares.

Em nosso mundo cada vez mais orientado a dados, os gerentes de marketing bem-sucedidos geralmente têm mentes analíticas. Eles conhecem o valor da grande quantidade de dados disponíveis hoje e estão muito interessados ​​no que esses dados podem revelar sobre o comportamento do consumidor, a eficácia de várias abordagens de marketing e muito mais.

Os melhores gerentes também sabem como olhar além dos dados e acompanhar tendências e padrões que podem levar a esforços de marketing melhores e mais bem-sucedidos.

2. Os gerentes de marketing devem ser analíticos e críticos

O pensamento crítico, ou a capacidade de analisar situações ou declarações e determinar sua validade, é a base sobre a qual os profissionais de gestão constroem suas carreiras.

Atualmente, a maioria dos executivos vê uma necessidade real de estocar suas organizações com funcionários que possuem sólidas habilidades de pensamento crítico. 

O pensamento crítico gera o pensamento criativo, que por sua vez resolve problemas.

Em um contexto de marketing, isso significa questionar suas suposições e aprofundar-se para entender suas descobertas em um nível fundamental.

É exatamente isso que os empregadores precisam dos gerentes. Se você está no setor criativo, é particularmente importante que o gerente ou diretor de marketing (ou mesmo o diretor de marketing – CMO – se aplicável à organização) possua essa habilidade vital.

3. Gerentes de marketing como gerentes de projeto

Nos negócios hoje, você não precisa ter o título de gerente de projeto para ser essencialmente um. Os projetos podem ser simples ou complexos; eles podem ser de curto ou longo prazo. Na indústria criativa, como marketing, campanhas publicitárias, trabalhos de design etc., eles são cada vez mais criados em resposta às oportunidades de mídia social e ao envolvimento do cliente.

Existe uma sobreposição significativa entre as principais competências dos gerentes de marketing e gerentes de projeto. Cada vez mais, os gerentes de projeto precisam lidar com as tarefas gerenciais e de liderança, influenciar os membros da equipe e, é claro, ser fortes comunicadores.

Todas essas habilidades também são aplicáveis ​​em uma função de gerente de marketing.

Os futuros gerentes de marketing precisarão aprimorar suas habilidades de gerenciamento de projetos para liderar adequadamente suas equipes e alcançar seus objetivos.

4. Os gerentes de marketing devem ter uma visão geral

O gerente de marketing de uma organização deve sempre pensar em termos de sistemas integrados e interconectados, e como eles interagem e afetam um ao outro. De exibições de feiras a feeds do Twitter, é de vital importância ver como os relacionamentos entre todas as partes do plano de marketing funcionam juntos e gerenciá-los de maneira eficaz – como um todo.

Esse pensamento “geral” se torna ainda mais importante nas indústrias criativas. Não é incomum que um gerente de marketing de uma agência de publicidade ou marketing faça malabarismos com vários projetos ao mesmo tempo. Ser capaz de pensar lateralmente em projetos e setores é uma habilidade vital nessas situações.

Além disso, o pensamento geral possibilita identificar novas tendências e interrupções antes que elas atinjam o ápice. Dado o ritmo da mudança nas metodologias de marketing hoje em dia, é particularmente importante identificar essas oportunidades.

5. Os gerentes de marketing precisam ter conhecimento técnico

Como a tecnologia continuará avançando e influenciando de perto a maneira como o marketing é realizado, sinto que sempre será importante que os gerentes de marketing sejam tecnologicamente esclarecidos.

O envolvimento do cliente ocorrerá cada vez mais online. Competir pela atenção deles significa fornecer os serviços e as informações que eles desejam, usando aplicativos fáceis de usar e ferramentas de construção de relacionamentos.

Portanto, embora os gerentes de marketing dependam dos inovadores em tecnologia para criar as ferramentas, eles devem estar familiarizados com o que os clientes desejam e qual a melhor forma de entregá-los.

Além disso, a competência técnica é útil quando você está tentando entender e analisar dados. Estar enraizado na tecnologia também ajudará você a interagir melhor com as divisões de produto / engenharia.

Por fim, o conhecimento técnico irá ajudá-lo a detectar interrupções tecnológicas, especialmente no que se refere ao marketing. 

6. Os gerentes de marketing precisam ser detalhistas

Os gerentes de marketing precisam ver o quadro geral, mas o inverso também é verdadeiro: eles precisam ser resolutamente, obsessivamente orientados para os detalhes.

Como gerente de marketing, seu trabalho é capturar a visão do projeto e relacioná-la à sua equipe. Ser capaz de capturar a visão em detalhes pode fazer a diferença entre um projeto medíocre e um de melhor desempenho.

Essa habilidade também será útil quando você estiver analisando dados ou aprovando criativos antes que eles sejam publicados. Um gerente de marketing orientado a detalhes pode detectar erros que por outros podem ter passado despercebido. Eles também podem encontrar pontos de dados indescritíveis não visíveis à primeira vista.

Não é de admirar que a maioria das descrições de cargos de gerentes de marketing tenha “detalhistas” como um requisito essencial.

7. Os gerentes de marketing precisam ter habilidades de vendas

Uma das baixas da mudança para o marketing digital foi a divisão clara entre vendas e marketing. Mais e mais clientes estão tomando suas decisões de compra totalmente online. A ascensão do SaaS significa que é possível passar da conscientização para a decisão sem nunca falar com um vendedor.

Com a expansão gradual do funil de marketing, é vital que os futuros gerentes de marketing também tenham algumas habilidades de vendas. Isso ajudará na criação de funis de marketing e na preparação de leads qualificados para eventual aquisição de vendas.

Além de converter leads em clientes, as habilidades de vendas também ajudam a convencer e influenciar outras pessoas. Em uma função em que você precisa interagir com seus relatórios e com as partes interessadas dos departamentos, as habilidades de vendas interpessoais se tornam ainda mais importantes.

8. Manusear todo o “ruído externo”

Um gerente de marketing criativo lida com muitas tarefas e responsabilidades diferentes. Com tudo isso, vem o “ruído externo” de pessoas dentro e fora do projeto.

Os grandes gerentes sabem como lidar com todo esse barulho (especialmente preocupações) e manter a equipe alinhada e focada no cumprimento dos prazos. Eles são capazes de se sentar e se concentrar no que precisa ser feito. Mais importante, eles são capazes de filtrar o barulho, reunir a equipe e entregar o projeto.

9. Liderança e habilidade de lidar com pressão

Todo e qualquer profissional que é responsável por uma equipe precisa saber liderar pessoas. Obter o comprometimento de toda a equipe com os projetos de marketing e também saber como tirar o proveito máximo de cada um é uma capacidade que se espera de um gerente de marketing.

Além disso, lidar com pressão externa é fundamental para conseguir continuar na função. Gerentes de Marketing constantemente são cobrados por prazos e resultados.

É preciso gerar leads de qualidade, posicionar marca, engajar público e atingir todos os objetivos que são definidos para cada projeto.

Conclusão

O gerente de hoje que não possui todas essas habilidades nem sempre está fadado ao fracasso. Ele, no entanto, achará cada vez mais difícil sustentar o desempenho e identificar oportunidades de marketing.

A boa notícia é que o aprendizado dessas habilidades é fácil e acessível. Conhecimento técnico, habilidades de vendas, habilidades analíticas – há muitos recursos educacionais para aprender tudo isso e muito mais.

As chances são de que os gerentes de marketing terão que fazer um bom trabalho “fingindo até conseguirem”. 

Aqui está o que você pode tirar deste post:

Os gerentes de marketing controlam todo o processo de marketing de um produto ou projeto. A estrutura de competências de marketing descreve as habilidades necessárias para ser um profissional de marketing bem-sucedido. As habilidades difíceis – análise de dados e conhecimento tecnológico – estão se tornando cada vez mais importantes para os gerentes de marketing. Os gerentes de marketing bem-sucedidos tendem a ser pensadores críticos que podem ver o quadro geral, e ainda assim identificar os mínimos detalhes.

0 Shares:
Você pode gostar também
Leia mais

Direito: gosto pela leitura é necessário

Hoje é dia daqueles que zelam pela harmonia da sociedade e garantem que as empresas, o poder público e os cidadãos respeitem as leis do país. Hoje é dia dos advogados. O estudante que estiver pensando em cursar direito deve ter em mente que esta ciência cuida da aplicação das normas...
Leia mais

Engenharia: uma profissão para quem gosta de números

Descubra qual tipo de engenharia é o ideal para você Para quem gosta de cálculos, seguir a carreira de engenheiro é uma boa opção. Esse profissional é responsável por produzir projetos, estudar problemas, planejar soluções, verificar a viabilidade econômica e técnica para o seu desenvolvimento. O estudante que estiver pensando...