Medicina veterinária: uma carreira para quem ama animais

Conheça como é o dia a dia do médico veterinário e descubra qual perfil esse profissional deve ter.

Medicina veterinária: uma carreira para quem ama animais

Autocontrole, paciência e sensibilidade são características desejáveis ao profissional

Zelar pela saúde, alimentação e reprodução dos animais. Essas são algumas funções do médico veterinário. A carreira tão almejada pela maioria das crianças cuida de todos eles, sejam de estimação ou, até mesmo, populações de animais silvestres.

Para tornar-se um médico veterinário e exercer a profissão é necessário estudar durante 5 anos na faculdade e ter o registro do Conselho Regional ou Federal de Medicina Veterinária. O aluno deve se preparar para um mix de disciplinas teóricas e práticas, onde estudará a prevenção e tratamento de doenças.

São comuns aulas ligadas às ciências biológicas como, por exemplo, anatomia, genética, imunologia veterinária e nutrição.Porém, não são exclusividades. A grade curricular conta com matérias de estatística, administração e, até mesmo, matemática.

As universidades podem apresentar cursos em período integral e cobrar o estágio supervisionado obrigatório. Em relação ao ambiente de estudo, o aluno estará constantemente no laboratório de pesquisas

Médico veterinário cuida desde pets a animais de grande porte
Médico veterinário pode cuidar desde pets a animais de grande porte

Uma característica muito importante para esse profissional é conseguir lidar com situações de impacto e, mesmo assim, manter a calma. Será necessário ter “estomago forte” para encontrar animais condições difíceis, geralmente com muito sangue, e começar o tratamento.

É imprescindível sentir amor pelos bichinhos e interesse pela área da saúde. Faz parte do perfil do médico veterinário ter autocontrole, sensibilidade ao comunicar-se, capacidade de decisão e habilidade manual.

Esse profissional conta com grande área de atuação. Ele pode prestar atendimento clínico e cirúrgico a animais de pequeno porte, garantir o desenvolvimento das populações de animais selvagens, estudar métodos genéticos e atuar na produção de rações, vacinas e medicamentos.

Leia também
Administração: o curso mais procurado no Brasil
Engenharia: uma profissão para quem gosta de números

De acordo com o SindimVet, Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado de São Paulo, o piso salarial varia de acordo com as horas trabalhadas por dia. A lei 4.950-A de 29/4/66 estabelece que o profissional pode receber entre 6 a 8,5 salários mínimos. Ou seja, a remuneração no final do mês pode chegar a média de R$ 6.700,00.

Confira algumas faculdades de veterinária do Brasil:

(DF) Brasília – UnB
(GO) Goiânia – UFG
(MG) Belo Horizonte – UFMG
(MG) Viçosa – UFV
(PR) Londrina – UEL
(RS) Porto Alegre – UFRGS
(RS) Santa Maria – UFSM
(SP) Araçatuba – Unesp
(SP) Botucatu – Unesp
(SP) Jaboticabal – Unesp
(SP) São Paulo – USP

Com informações do Guia do Estudante/Portal SindimVet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *