Qual curso fazer? vamos te mostrar 3 passos para acabar com essa dúvida!

Qual curso fazer? com certeza você também está nessa dúvida e não sabe qual carreira seguir, vem com a gente que vamos te mostrar 3 passos para você descobrir seu curso ideal!

Qual curso fazer? vamos te mostrar 3 passos para acabar com essa dúvida!

3 passos para descobrir seu curso ideal

 

A dúvida sobre a escolha profissional é um fato na vida de muitos e muitos estudantes. Natural, já que temos que decidir muito cedo qual curso fazer, e, por consequência, qual rumo nossa carreira profissional irá tomar.

Em busca de responder à diversas perguntas existentes dos nossos alunos, o psicólogo Márcio Souza ensinou 3 passos que vão facilitar esse processo de escolha:

1° passo: O que você gosta de fazer?

Primeiro, é importante que o aluno reflita sobre o que ele gosta de fazer e quais são as matérias que ele mais gosta de estudar – além daquelas que ele menos gosta”, isso já vai dar um norte para qual área seguir. Nessa primeira reflexão, muitas carreiras serão cortadas e algumas profissões podem aparecer em posição de destaque dentro de uma lista de opções.

2° passo: Quais suas habilidades?

Segundo, que ele procure conhecer melhor suas características pessoais, suas principais habilidades e suas ambições para o futuro”, sugere Márcio. Não adianta uma pessoa extremamente tímida escolher uma carreira que precise de muito contato e atendimento ao público. Existem diversas funções numa mesma área, o negócio é desbravar.

3° passo:  O que você se imagina fazendo no futuro?

Por fim, ele conclui, “Terceiro, que ele faça uma pesquisa de profissões que permitam que ele desenvolva suas habilidades e realize suas ambições”. Imagine-se no futuro. Simule mentalmente a vida que você gostaria de ter, dentro de todos esses filtros.

Vale lembrar que o aluno estudará no mínimo 4 anos o mesmo assunto no curso e quando entrar no mercado de trabalho, poderá passar de 8 a 12 horas se dedicando a tal profissão. Portanto, pense, reflita, procure e escolha a sua profissão com muita calma

Agora que você já aprendeu os três passos para ajudar a decidir seu futuro profissional é hora de refletir sobre qual curso fazer, não tenha pressa na escolha, afinal é seu futuro!

 

Você também pode gostar de:

Humanas ou exatas: qual a diferença e qual área seguir?

Publicidade e Propaganda: uma carreira para quem é criativo

10 melhores faculdades de Medicina, segundo o MEC

Melhores faculdades de Engenharia Civil, confira quem está no ranking!

Melhores faculdades de Educação Física do Brasil

Melhores faculdades de Ciências da Computação do Brasil

Melhores faculdades de Administração: Confira o ranking das universidades brasileiras!

Para ver a lista completa de carreiras clique AQUI!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *