Psicologia: responsabilidade e cuidado ao próximo

Auxiliar na motivação de atletas ou equipes esportivas e recrutar profissionais para empresas são algumas atividades do psicólogo

Quem nunca pensou em fazer psicologia depois de dar um ótimo conselho, não sabe o que é ter um amigo complicado. Mas a verdade é que a psicologia vai muito além disso: ela estuda os fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano por meio da análise de suas reações, ideias e valores.

Caso você tenha a dúvida se seu perfil é compatível ao de um psicólogo, temos uma coisa que te vai te animar: a principal característica deste profissional é o cuidado e responsabilidade com o próximo. Fora isso, existem tantos psicólogos extrovertidos, quanto introvertidos. Esse fator influenciará mais diretamente na escolha de que área seguir.

O aluno que estiver pensando em estudar psicologia tem várias opções de atuação no mercado de trabalho fora o tradicional consultório, como escolas e hospitais. Um setor que precisa sempre desse profissional é o de Recursos Humanos. Lá, ele será responsável em reconhecer perfis e recrutar os novos funcionários para a empresa.

Milena Pieroni, 21 anos, é estudante da Puccamp. Sua aproximação com a psicologia foi por meio de experiências pessoais, “estava presa na ideia de fazer engenharia da computação. Depois de entrar em um processo terapêutico, comecei a observar de perto o trabalho de um psicólogo clínico e me interessei pela área”.  Milena conta que somente depois disso ela entendeu a dimensão do trabalho do psicólogo.

É por isso que ela considera tão importante esse zelo pelo próximo, “devemos lembrar que embora estudar a mente, o homem ou o comportamento humano seja extremamente interessante, não devemos esquecer que temos um indivíduo, uma pessoa com sentimentos em nossa frente”.

O curso apresenta diversas correntes da psicologia e introduz o aluno em várias áreas, como psicologia clínica, social, escolar e organizacional. Algumas disciplinas são obrigatórias, como neurologia, antropologia, teoria psicanalítica e psicologia do desenvolvimento. Outras são optativas, como psicologia do excepcional e problemas de aprendizagem.

Para exercer a profissão são necessários o diploma e o registro no Conselho Regional de Psicologia. De acordo com a pesquisa salarial da Datafolha, realizada em São Paulo, um supervisor de recursos humanos ganha em média R$ 6.619,60, e um diretor de RH tem média salarial de R$ 11.127,20.

Tenha acesso GRATUITO a mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

Segundo com o ranking do Guia do Estudante, as melhores faculdades para estudar psicologia são:

(DF) Brasília – UnB
(MG) Belo Horizonte – UFMG  
(MG) Juiz de Fora – UFJF
(RJ) Rio de Janeiro – UFRJ
(SC) Florianópolis – UFSC
(SP) Ribeirão Preto – USP
(SP) São Carlos – UFSCar
(SP) São Paulo – USP
(SP) São Paulo – Mackenzie
(SP) São Paulo – PUC-SP

Com informações do portal Guia do Estudante/Guia da Carreira 

Você pode gostar também
Leia mais

Contabilidade: uma profissão para quem gosta de estratégias e resultados

Área de ciências contábeis está em alta, com espaço para novos funcionários entrarem no mercado de trabalho Organizar as contas de uma empresa, fazer o registro das despesas e dos lucros são funções de um profissional chamado contador.  Ele é responsável pelo controle das compras, vendas, investimentos e aplicações da...
Leia mais

Direito: gosto pela leitura é necessário

Hoje é dia daqueles que zelam pela harmonia da sociedade e garantem que as empresas, o poder público e os cidadãos respeitem as leis do país. Hoje é dia dos advogados. O estudante que estiver pensando em cursar direito deve ter em mente que esta ciência cuida da aplicação das normas...
Leia mais

Engenharia: uma profissão para quem gosta de números

Descubra qual tipo de engenharia é o ideal para você Para quem gosta de cálculos, seguir a carreira de engenheiro é uma boa opção. Esse profissional é responsável por produzir projetos, estudar problemas, planejar soluções, verificar a viabilidade econômica e técnica para o seu desenvolvimento. O estudante que estiver pensando...