Publicidade e Propaganda: uma carreira para quem é criativo

Veja o que faz esse profissional e o que você pode esperar da faculdade

Publicidade e Propaganda: uma carreira para quem é criativo

Veja o que faz esse profissional e o que você pode esperar da faculdade

Divulgação/Reprodução
 

Você é criativo? Vive atualizado? Costuma convencer as pessoas com quem conversa? Se a sua resposta for sim para a maioria dessas perguntas, Publicidade e Propaganda pode ser um ótimo curso para você.

O perfil descrito acima é ideal para quem pensa em seguir essa carreira. O publicitário é o profissional responsável por montar estratégias, produzir material, avaliar o rendimento e coordenar campanhas publicitárias para as mais diferentes mídias (internet, imprensa, TV e outras).

Ele é quem vai projetar a imagem da empresa e de seus serviços ou produtos no mercado. Por meio de muita pesquisa, o publicitário vai descobrir qual é seu público-alvo e o porquê essas pessoas gostam de consumir o seu produto – se é uma necessidade ou se é algo que facilita a vida dos usuários, por exemplo.

A graduação é muito dinâmica e instiga a criatividade do aluno – já que não adianta usar sempre a mesma linguagem formal. Ao ingressar nesse curso, você poderá descobrir de que forma abordar os mais diferentes tipos de pessoas.

Gustavo Uehara, co-fundador do Stoodi, cursou Publicidade Propaganda na Faculdade Cásper Líbero. Ele conta que escolheu essa carreira porque sempre gostou muito de artes e comunicação, de uma forma geral.
 


Gustavo Uehara, co-fundador do Stoodi e publicitário de formação
 

De acordo com ele, o aluno vai encontrar na faculdade um curso bem generalista e vai contar com uma visão ampla da área de comunicação – não dominando somente os conceitos de Publicidade.

Com duração média de 4 anos, serão presentes na grade curricular matérias como marketing, criação, legislação publicitária, mídia, ética e cultura geral. “Há uma mescla bem interessante entre conteúdo teórico e aulas práticas. Bastante redação, artes e um pouco de matemática também”, descreve.

Em relação à área de atuação, o publicitário pode trabalhar em agências de publicidade, departamento de marketing ou comunicação de grandes empresas, jornais, revistas, gráficas, produtoras e até mesmo em institutos de pesquisa.

O piso salarial da categoria é de R$ 1.415,00, de acordo com o Sindicato dos Publicitários, dos Agenciadores de Propaganda e dos Trabalhadores em Empresas de Propaganda do Estado de São Paulo.
 


Vitor Lage, publicitário e estudante da PUCCamp

Confira algumas universidades onde você pode estudar:

Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
Universidade São Paulo – USP
Universidade de Brasília – Unb
Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *