Publicidade e Propaganda: uma carreira para quem não gosta de rotina
Profissional trabalha com a criatividade para desenvolver campanhas e prazos de entrega
Já pensou em trabalhar dentro de um ambiente totalmente descontraído, com muitos jovens e flexibilidade de horário? Essa é a realidade de muitos publicitários. Mas não pense que o trabalho é mamata, não. Isso tudo é feito para estimular a criatividade e atender os prazos que são determinados.
O publicitário é responsável por desenvolver campanhas e peças publicitárias, apresentar e inserir produtos ou serviços no mercado a disposição do consumidor, além de determinar uma estratégia de venda e fortalecer a imagem da marca.
O aluno que estiver pensando em cursar os quatro anos de publicidade e propaganda aprenderá como melhorar o relacionamento entre uma empresa e seu público, quais são os meios de comunicação mais adequados para determinada situação e pesquisar o perfil do consumidor.
Desta forma, são comuns disciplinas da área de humanas, como direção de arte, fotografia publicitária, marketing e relacionamento, comunicação institucional, redação publicitária e semiótica.
Esse profissional pode atuar dentro de empresas, assessoria de marcas e pessoas, agências publicitárias, consultorias e até no setor público. As áreas mais escolhidas pelos publicitários são criação, atendimento, produção e marketing.
O mercado de trabalho é bem concorrido e conta com novidades constantes. É por isso que esse profissional deve ser muito atualizado e curioso. Sai na frente no mercado de trabalho aqueles que possuem o hábito de leitura.
Os recrutadores de grandes agências costumam recomendar que esse profissional leia não somente livros, mas também revistas, blogs, perfis de pessoas influentes nas redes sociais e assista os filmes e séries do momento.
De acordo com o Sindicato dos Publicitários de São Paulo, por exemplo, o piso salarial da categoria na região metropolitana é na média de R$ 1.500,00. Segundo a Catho, site de recrutamento de profissionais o publicitário em cargos de chefia pode chegar ao salário de R$ 15.000,00.
Confira algumas faculdades que possuem o curso:
- UnB – Universidade de Brasília
- Unicentro – Universidade Estadual do Centro Oeste
- UFSM – Universidade Federal de Santa Maria
- UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
- USP – Universidade São Paulo
- UFPE – Universidade Federal do Pernambuco
- UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
- UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
- Unisinos – Universidade do Vale do Rio dos Sinos
- ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing