Qual a diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo?

Conheça os tipos de curso superior que você pode fazer

Qual a diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo?

Conheça os tipos de curso superior que você pode fazer
 
 

Você sabe qual é a diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo? 
 
As três opções são classificadas como curso superior no Brasil. Além de terem a mesma forma de ingresso (vestibular, ENEM, ProUni e Sisu), todos eles recebem diploma após o seu término – que pode ser apresentado quando você estiver procurando um emprego ou quando quiser fazer uma pós-graduação, por exemplo.  
 
Porém, existem algumas diferenças entre cada um deles, que podem influenciar bastante na sua escolha profissional. Se você ainda não as conhece, preste muita atenção que vamos te contar agora. 
 
 
Veja qual o tipo de curso ideal para você: 

Bacharelado: esse é tipo de curso mais tradicional no Brasil, já que tem uma característica mais ampla e aborda a área como um todo. Dentro de 4 ou 5 anos – tempo médio de duração -, você aprenderá um pouco de tudo o que você pode fazer em determinado setor.
 
Ao cursar uma graduação do tipo bacharelado, você assistirá às aulas teóricas e participará também das aulas práticas. 
 
Por exemplo, se você quiser fazer Jornalismo, você vai aprender um pouco sobre jornalismo esportivo, jornalismo investigativo, comunicação empresarial, técnicas de escrita, teorias da comunicação, assessoria de imprensa, história do jornalismo etc. 
 
Viu como é um pouco de tudo? Esse tipo de curso vai apresentar diversas vertentes que você pode escolher para seguir. 
 
 
Licenciatura: esse tipo de curso tem duração média de 4 anos e é indicado para quem quer seguir uma carreira de educador. 
 
Por exemplo, se você quiser se tornar um professor de matemática, você precisa prestar o vestibular para “Matemática – Licenciatura”. Já se você quiser se tornar um pesquisador, o mais indicado é você cursar “Matemática – Bacharelado”. 
 

– Nossa, eu achava que era preciso fazer Pedagogia para ser professor. Fiquei confuso
Vamos te explicar. 
 
O curso de Pedagogia é exigido para você dar aula para da educação infantil até o 5º ano do fundamental. Se você quiser dar aula do 6º em diante, é preciso fazer um curso específico na disciplina (do tipo licenciatura).
 
Neste tipo de formação, você não verá apenas as matérias específicas daquela área – como cálculo, por exemplo. Você precisará estudar também as formas de transmitir conhecimento e como funciona o processo de aprendizagem. 
 
 
Tecnólogo: por fim, os cursos de tecnologia têm uma abordagem mais prática, focando nas necessidades do mercado de trabalho. Ele é mais rápido, com duração entre 2 a 3 anos. 
 
Vamos te dar mais um exemplo. Se você quiser trabalhar na área de Recursos Humanos de uma empresa, você pode fazer Administração (que é um curso do tipo bacharelado, mais amplo) ou pode fazer Gestão de RH (que é tecnólogo, mais específico). 
 
O curso tecnólogo forma o estudante para exercer atividades específicas, enquanto o bacharelado te dá uma pequena base para tudo. 
 
 
– Ok, mas qual é o melhor tipo de curso superior? 

Não existe uma resposta para essa pergunta, tudo depende de qual carreira você quer seguir e de que forma vai atuar no mercado de trabalho. 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *