Descubra qual carreira seguir

 

Algumas pessoas se perguntam qual a diferença entre as duas graduações. É muito simples: enquanto o curso de RI está ligado majoritariamente à área jurídica e política, Comex baseia-se nas negociações econômicas e financeiras.

Apesar dos nomes parecidos, os dois profissionais assumem funções diferentes – e complementares. Quem trabalha com RI conduz as relações entre nações e empresas, por meio de acordos. São responsáveis, também, por abrir caminhos para a exportação e importação de produtos. Já o profissional de Comércio Exterior garante que a operação seja realizada com sucesso. Além disso, ele organiza e analisa a logística, os seguros e câmbios.
 

Mercado de trabalho

O aluno que se graduar em Relações Internacionais poderá trabalhar tanto na área pública, como na privada. Esse profissional encontra espaço no mercado de trabalho por meio de embaixadas, ministérios, ONGs, bancos, consulados e outros.

Seu dia a dia é marcado pela coleta de dados, produção de relatórios sobre o contexto mundial, planejamento de ações e, principalmente, na identificação de oportunidades – muitas vezes em relação ao comércio global.

Já o aluno que preferir o curso Comércio Exterior tem como área de atuação as empresas de logísticas ou importadoras, instituições financeiras, agências governamentais, empresa de câmbio, seguro e em organismos internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI), a Organização Mundial do Comércio (OMC) e o Banco Mundial.

Sua função é dar estrutura às negociações, identificando as tendências de mercados (nacional e internacional), as necessidades dos fornecedores e do consumidor e encontrar oportunidades de compra ou venda – isso tudo se preocupando com a logística, frete e estocagem das mercadorias.

 

 

Qual combina mais comigo?

Se você se identifica com matérias como contabilidade, matemática financeira, estatística e economia, a chances de errar escolhendo Comex são muito menores. Agora, caso você prefira estudar a legislação, ciência política, direitos humanos e história contemporânea, o melhor caminho é optar por Relações Internacionais.
 

Onde estudar?

Confira a lista das melhores faculdades de RI e Comex, de acordo com o Guia do Estudante.

Relações Internacionais:

(DF) Brasília – UnB         
(MG) Belo Horizonte – PUC      
(MG) Uberlândia – UFU              
(RS) Porto Alegre – UFRGS        
(RJ) Rio de Janeiro – UFRJ          
(RJ) Rio de Janeiro – PUC

Comércio Exterior:

(CE) Fortaleza – Unifor-CE         
(PR) Curitiba – FAE        
(RS) Bento Gonçalves – UCS
(RS) Caxias do Sul – UCS             
(SC) Itajaí –  Univali       
(SC) Joinville –Univille

0 Shares:
Você pode gostar também
Leia mais

Direito: gosto pela leitura é necessário

Hoje é dia daqueles que zelam pela harmonia da sociedade e garantem que as empresas, o poder público e os cidadãos respeitem as leis do país. Hoje é dia dos advogados. O estudante que estiver pensando em cursar direito deve ter em mente que esta ciência cuida da aplicação das normas...
Leia mais

Engenharia: uma profissão para quem gosta de números

Descubra qual tipo de engenharia é o ideal para você Para quem gosta de cálculos, seguir a carreira de engenheiro é uma boa opção. Esse profissional é responsável por produzir projetos, estudar problemas, planejar soluções, verificar a viabilidade econômica e técnica para o seu desenvolvimento. O estudante que estiver pensando...