Alunos que optarem pelo curso devem estar familiarizados com as matérias de biológicas e humanas

Foto: reprodução portal Aycuss

 

Se você manda muito bem nas matérias ligadas à biologia, mas ainda assim tem um grande interesse pelas profissões da área de humanas, a Terapia Ocupacional pode ser a carreira perfeita para você.

O esse profissional atua na prevenção, no tratamento e na reabilitação de seus pacientes. Sua função é reintegrar um indivíduo que está com algum tipo de dificuldade à sociedade. Desta forma, ele é responsável por promover maior qualidade de vida para as pessoas.

Por exemplo, se uma pessoa sofreu algum acidente, se é portadora de qualquer tipo de deficiência ou se está doente – tanto na parte física como na psicológica –, o terapeuta ocupacional vai criar condições para esses pacientes conquistarem sua independência e, assim, conseguirem realizar novamente suas atividades diárias. 

Quem escolher esse curso vai ter um dia a dia muito prático. As graduações têm duração de 4 anos e, em sua maioria, exigem estágios em comunidades, centros de saúdes, entre outras instituições. Vale lembrar que aulas de fisiologia, biologia, psicopatologia, ética e antropologia serão presenças confirmadas na grade curricular.

Os hospitais, as clínicas, os centros de saúde e os ambulatórios são ambientes de trabalho para os terapeutas ocupacionais. Além deles, esse profissional é muito requisitado em creches, escolas, oficinas terapêuticas, casas de repouso e centros de reabilitação.

Entre as áreas de atuação, o profissional de terapia ocupacional pode trabalhar com tratamentos para a saúde mental e psiquiatria, saúde do idoso, saúde do trabalhador, saúde da criança e desenvolvimento infantil, entre outras.

Se até agora você se interessou pela graduação, mas não tem certeza se faz parte do perfil desse profissional, fique sabendo que é preciso ter muito jogo de cintura para lidar com os pacientes – já que é uma profissão baseada no contato com as pessoas. É importante que o profissional seja paciente, tenha grande preocupação social e seja muito atencioso.

Confira algumas faculdades que possuem o curso de Terapia Ocupacional:

UnB – Universidade de Brasília
UFPE – Universidade Federal de Pernambuco
USP – Universidade São Paulo
Unifesp – Universidade Federal de São Paulo
UFPR – Universidade Federal do Paraná
UFSCar – Universidade Federal de São Carlos 

Banner Stoodi Med
Banner_Redação
Você pode gostar também
Leia mais

Direito: gosto pela leitura é necessário

Hoje é dia daqueles que zelam pela harmonia da sociedade e garantem que as empresas, o poder público e os cidadãos respeitem as leis do país. Hoje é dia dos advogados. O estudante que estiver pensando em cursar direito deve ter em mente que esta ciência cuida da aplicação das normas...
Leia mais

Engenharia: uma profissão para quem gosta de números

Descubra qual tipo de engenharia é o ideal para você Para quem gosta de cálculos, seguir a carreira de engenheiro é uma boa opção. Esse profissional é responsável por produzir projetos, estudar problemas, planejar soluções, verificar a viabilidade econômica e técnica para o seu desenvolvimento. O estudante que estiver pensando...