USP cai em ranking internacional de melhores universidades do mundo

Unicamp também perde posições. Ao todo, Brasil conta com 17 instituições de ensino no levantamento Brasil não fica nas 200 melhores posições, mas é o país com maior número de universidades da América Latina Foto: Marcos Santos/USP Imagens A USP e a Unicamp caíram no World University Rankings 2015-2016, avaliação das melhores…

USP cai em ranking internacional de melhores universidades do mundo

Unicamp também perde posições. Ao todo, Brasil conta com 17 instituições de ensino no levantamento

Brasil não fica nas 200 melhores posições, mas é o país com maior número de universidades da América Latina Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A USP e a Unicamp caíram no World University Rankings 2015-2016, avaliação das melhores universidades, segundo a revista britânica Times Higher Education (THE).  O resultado foi divulgado na última quarta-feira, em Londres.

O ranking que geralmente elege as 400 melhores universidades do mundo, nessa edição dobrou o número e reuniu as 800 melhores instituições de ensino superior de 70 países. Com isso, o levantamento trouxe mais 15 universidades brasileiras.

A partir da 200ª posição, a colocação do THE passa a ser por grupos. Nos anos 2012-2013, a Universidade de São Paulo esteve entre as 200 melhores. Porém, nesse ano a USP aparece na faixa das 251º-300º. Já a Unicamp, a segunda instituição de ensino superior brasileira citada pela pesquisa, desceu do bloco 301º-350º para ficar entre as 351º-400º posições.
 


 

A grande campeã é o Institute of Technology (Caltech) pela quinta vez seguida. Ela é localizada na Califórnia, nos Estados Unidos. No TOP 10 estão 6 universidades americanas, 3 do Reino Unido e a ETH Zurich da Suíça, a novidade dessa edição.

A avaliação analisa o número de citações de pesquisa, o grau de titulação dos professores, a transferência de conhecimento para a sociedade e o nível de internacionalização. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *