Conheça 15 filmes e séries que podem agregar na sua redação do Enem

Conheça 15 filmes e séries que podem agregar na sua redação do Enem

Você já pensou em assistir a filmes para a redação do Enem? Saiba que, para se preparar para o Exame, é preciso estudar muito, mas também é importante ter repertório. Conhecer sobre temas diversos, como momentos históricos do Brasil e do mundo, temáticas sociais, culturais e ambientais é tão fundamental quanto a gramática ao fazer a redação do Exame Nacional do Ensino Médio.

Muitas pessoas não sabem, mas a boa notícia é que é possível estudar e ganhar esse conhecimento não apenas nos livros e apostilas, mas também diretamente do sofá da sua casa assistindo filmes e séries . Essas obras são uma maneira leve e didática de aprender mais sobre diversos temas.

Sabendo disso, selecionamos uma lista de 15 filmes e séries que podem agregar na sua redação do Enem.

1. Bacurau (2019) — filme

Vamos começar com um filme recente de 2019 e brasileiro. Bacurau se destacou como uma das principais produções do país por ter conquistado o Prêmio do Júri no Festival de Cannes.

O filme retrata a realidade de um Brasil contemporâneo poucas vezes abordado, com críticas e discussões sociais e de classe muito relevantes, tema diversas vezes discutido nas redações do Enem.

A história se passa no sertão do nordeste, em uma realidade distópica que traz violência, porte de armas, miséria, crise da água e do meio ambiente. Além disso, aborda políticos milicianos e a força do capital estrangeiro e do neocolonialismo, contrastando com a força do moradores brasileiros que vivem em um pequeno povoado no sertão.

2. 1917 (2019) — filme

O filme 1917 é outra produção recente, de 2019, que deu o que falar no mundo cinematográfico e levou o Oscar de Melhor Fotografia e mais 9 indicações, incluindo o de Melhor Filme.

1917 conta a história de dois cabos britânicos durante a Primeira Guerra Mundial, um evento histórico que ocorreu entre os anos de 1914 e 1918 e está muito presente nas provas de vestibular.

Os soldados recebem a missão de alertar seus compatriotas sobre uma emboscada que seria armada pelos alemães depois de se retirar para a Linha Hindenburg, em meio à operação Alberich, em 1917.

Para concluir a missão de enviar a mensagem, os dois britânicos precisam atravessar o território inimigo, uma jornada que parece impossível, mas que pode salvar 1.600 pessoas da emboscada.

3. The man in the high castle (2015) — série

O próximo da lista é uma dica de série que aborda a Segunda Guerra Mundial de um jeito, digamos, diferente. Já imaginou se os países do Eixo fossem os vencedores sobre os Aliados?

A série The man in the high castle (O homem no castelo alto), composta por quatro temporadas, retrata uma realidade paralela totalitária em que a Alemanha nazista e o Império do Japão vencem a guerra e dividem os Estados Unidos em duas nações.

Apesar de não condizer com a realidade, a série ajuda a compreender os fatos relacionados à guerra, sobretudo os pontos que envolvem os países do Eixo, que não são tão abordados nas aulas de História.

Também é possível encontrar similaridades com a Guerra Fria, em uma disputa nuclear entre Alemanha e Japão, mas vamos parar por aqui para não dar spoilers!

4. Chernobyl (2019) — minissérie

E por falar em disputas nucleares, uma boa sugestão é Chernobyl. A minissérie retrata o acidente nuclear na usina de Chernobyl, na Ucrânia, em 25 de abril de 1986, um dos fatos mais importantes da História.

Nessa minissérie, você entenderá mais sobre o contexto vivido, a energia nuclear e como as pessoas agiram para reduzir os danos catastróficos da explosão. É uma boa forma de entender esse fato tão marcante e estudar para o Enem 2022.

Com cinco episódios, a produção teve 19 indicações ao Emmy Awards, sendo vencedora nas categorias de Melhor Minissérie, Melhor Roteiro e Melhor Direção.

5. Sergio (2020) — filme

Sergio é uma produção americana estrelada por Wagner Moura e retrata a biografia do diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, Alto Comissário das Nações Unidas para osDireitos Humanos. Não dá para perder, não é?

O filme fala sobre a invasão dos Estados Unidos da América no Iraque e as relações diplomáticas entre o governo Bush, a ONU (representada por Sérgio) e as ondas terroristas na região, em uma missão de transição política após a queda de Saddam Hussein.

A produção contempla fatos verídicos com toques de ficção com romance. Além do filme, há também um documentário  que relata a história de Sérgio Vieira de Mello. Com o mesmo nome de Sergio, é inspirado no livro O homem que queria salvar o mundo, de Samantha Power, e foi indicado ao grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance.

6. Cowspiracy: o segredo da sustentabilidade (2014) — documentário

Sustentabilidade e meio ambiente são temas recorrentes na prova do Enem, principalmente nos cadernos de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O documentário Cowspiracy (A conspiração da vaca), disponível na Netflix, vai te ajudar a compreender a importância desses dois temas.

A agropecuária intensiva é uma das principais formas de destruição ambiental, responsável por grande parte do desmatamento mundial, da poluição, do uso abusivo de água, além de muitos problemas. E isso tem sido, muitas vezes, ignorado pelas grandes organizações ambientais, como Greenpeace e WWF.

7. A lista de Schindler (1993) — filme

Com direção de Steven Spielberg, A lista de Schindler é ambientado durante a Segunda Guerra Mundial e o holocausto. A produção conta a história de Oskar Schindler, um membro doPartido Nazistaque ajudou a libertar mais de mil judeus do campo de concentração de Auschwitz.

A Segunda Guerra Mundial é assunto recorrente nas provas pelo Brasil, por isso, se quiser saber tudo sobre o período, assista também a outros 6 filmes sobre o tema.

8. Indústria americana (2019) — documentário

Outra temática que está em alta e pode ser um dos temas sugeridos para a redação do Enem 2022 é a guerra comercial entre China e Estados Unidos da América. Este tema extremamente contemporâneo é o foco do documentário Indústria americana, disponível na Netflix.

A produção se desenrola em torno da compra de uma fábrica da General Motors em Ohio (EUA) por um bilionário chinês, que a reabre com a contratação de dois mil funcionários norte-americanos.

O conflito entre as duas culturas é abordado na trama e você entenderá um pouco sobre o que vem acontecendo e o que está por vir nesse período de tensão entre os dois países.

O documentário é o primeiro lançamento da Higher Ground Productions, produtora criada por Barack e Michelle Obama, e levou o Oscar de Melhor Documentário em 2020.

filmes para redacao enem

9. Merlí (2017) — série

Para quem quer se aprofundar em Filosofia, uma boa dica é a série da Netflix Merlí. Com três temporadas, a série catalã — se passa em Barcelona — conta sobre um professor de Filosofia do ensino médio com métodos poucos “ortodoxos” de ensino, que tem como objetivo ensinar os alunos a pensar livremente.

A cada episódio, um pensador ou escola filosófica é abordado de um jeito leve e divertido, como Sócrates, Aristóteles, Schopenhauer e Nietzsche.

A série também aborda dramas adolescentes, a questão da homossexualidade, transtornos psicológicos e outros assuntos de forma bastante delicada. Além de aprender mais sobre Filosofia, ela pode te ajudar a refletir sobre construções sociais e ter uma bagagem cultural para a redação do Enem e o caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

10. Guerras do Brasil.doc (2018) — série documental

Para entender mais sobre a História brasileira, Guerras do Brasil.doc, disponível na Netflix, pode ajudar a se preparar para a prova do Enem e vestibulares. Com cinco episódios, a série documental retrata os conflitos armados brasileiros ao longo dos anos, desde a chegada dos portugueses até os dias atuais.

A série passa pelas guerras da Conquista, dos Palmares, do Paraguai, a Revolução de 1930 e o fim da Velha República, até o crime organizado contemporâneo.

Apesar de não abordar a fundo a Ditadura Militar brasileira, esse é um importante tema para se preparar para o Enem. Por isso, veja também 6 filmes para entender o contexto.

11. Aquarius (2016) — filme

Para tratar as temáticas de envelhecimento, especulação imobiliária, patrimônio e, até mesmo, sexualidade na terceira idade, o filme Aquarius é uma boa pedida. A história se passa em um edifício que dá o nome à obra e se localiza na orla da praia de Boa Viagem, em Recife.

Uma grande construtora pretende demolir o prédio e construir um condomínio de luxo no lugar. Entretanto, uma moradora se opõe ao plano da empresa e se recusa a deixar o local onde viveu 30 anos de sua vida. Clara, a moradora, é vivida pela atriz Sônia Braga na segunda parte do filme.

12. Central do Brasil (1998) — filme

Com uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro, Central do Brasil conta a história de Dora (Fernanda Montenegro), uma professora aposentada que escreve cartas para analfabetos na Estação Central do Brasil como forma de renda extra.

Após escrever uma dessas cartas, Dora se depara com a seguinte situação: a cliente morreu atropelada deixando um filho de 9 anos. Com receio de deixar o menino, a professora o leva para sua casa e quase o vende, achando que a criança iria para adoção, quando, na verdade, seria vendido para o tráfico de órgãos.

Após isso, Dora decide levar o menino para o nordeste para entregá-lo ao pai. Ao longo do filme, é possível observar temas importantes, como desigualdade social, migração, analfabetismo, tráfico de pessoas, venda de órgãos e pobreza.

13. Hoje eu quero voltar sozinho (2014) — filme

A diversidade sexual, o bullying, a inclusão social, o preconceito e a discriminação a pessoas com deficiência e LGBTs são temáticas presentes nos últimos anos. Por isso, é importante estudá-las. Com o filme Hoje eu quero voltar sozinho, é possível conhecer a história de Leonardo, um adolescente com deficiência visual.

Além de sofrer preconceito e bullying na escola, Leonardo tem que lidar com o superprotecionismo dos pais. Ao longo do filme, disponível na Netflix, o protagonista começa a descobrir mais sobre sua sexualidade, especialmente após a chegada de um aluno chamado Gabriel.

14. O menino do pijama listrado (2008) — filme

Holocausto é o nome dado ao genocídio praticado pelo Estado Nazista contra judeus e outras minorias étnicas. O período foi retratado no longa O menino do pijama listrado ao contar a história da amizade entre uma criança judia e outra alemã, na margem de um campo de concentração.

Durante a trama, os dois meninos estão separados por uma grade de aço, já que o pequeno judeu estava preso. No decorrer do filme, é possível compreender as crueldades realizadas pelo nazismo (ideologia baseada no Fascismo) na Segunda Guerra Mundial, além de entender os temas de preconceito e intolerância religiosa.

15. O dilema das redes (2020) — documentário

Para finalizar a lista de filmes e séries que podem agregar na sua redação do Enem, assista na Netflix ao documentário O dilema das redes. Por meio desse documentário, você poderá entender mais sobre inteligência artificial, big data, políticas de privacidade, fake news e liberdade de expressão. Ou seja, temas bem atuais.

A obra ilustra como as redes sociais podem ter um enorme impacto negativo nas relações interpessoais e, até mesmo, na democracia. Para isso, ela foi desenvolvida a partir de pesquisa e depoimentos de especialistas e ex-funcionários de grandes empresas, como o Facebook.

Como você viu, as séries e filmes para redação do Enem abordam temas variados que são muito discutidos na atualidade. Portanto, para ter um bom repertório para argumentação no Exame, não deixe de conferir os títulos que sugerimos neste post!

Aliás, se você gostou, não se esqueça de compartilhar a lista com seus colegas para ficar todo mundo afiado para a redação do Enem! Além disso, curta a nossa página no Facebook e cadastre-se no Stoodi!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *