12 Filmes para quem ama Geografia

Prof. Érico separa lista de filmes internacionais e nacionais

12 Filmes para quem ama Geografia

Prof. Érico separa lista de filmes internacionais e nacionais

 

Se você ama cinema e quer dar uma revisada em alguns conteúdos do ensino médio, nós temos a solução: O prof. Érico, de Geografia, separou uma lista com 12 filmes muitos interessantes  que vão somar na sua bagagem cultural.

Tem de tudo um pouco – comédias, dramas e ação. Você pode relembrar alguns acontecimentos do Brasil e entender o que ocorreu fora da nossa fronteira. Confira a lista e bons estudos:

Filmes internacionais

1. O Último Rei da Escócia (2006, Dama)

Baseado em fatos reais, o filme retrata os problemas políticos que envolviam a Uganda e o ditador Idi Amin, responsável por mais de 300 mil homicídios. Na história, um médico escocês resolve prestar ajuda ao país africano. Chegando lá, ele é convidado a ser o médico pessoal do ditador.

Com o tempo, ele começa a se sentir cúmplice de todas as barbaridades que assiste de perto e resolve voltar para a sua terra natal. Mas tem um problema, Amin não o deixa voltar.

2. Adeus Lenin (2003, Comédia dramática)

O filme relata, de forma divertida, as mudanças vividas pela Alemanha pós-queda do muro de Berlim, com a unificação do país e implantação do capitalismo como sistema econômico.

Sra. Kerner, uma socialista ativista, sofre um infarto e entra em coma antes da mudança de regime. O tom de comédia do filme aparece quando ela acorda e o médico recomenda que ela não passe por emoções fortes.

Resultado: sua família tenta omitir as transformações vividas pelo país e recria os moldes antigos para ela acreditar que a Alemanha Oriental continua existindo.

3. Hotel Ruanda (2004, Drama histórico)

O filme retrata o “Genocídio de 1994”, quando os Tutsis e Hutus entraram em um dos conflitos regionais mais conhecidos da África. Para se ter uma ideia, a estimativa do número de mortes chega a aproximadamente 1 milhão.

A história baseada em fatos reais conta como Paul Rusesabagina, um africano da etnia dos hutus, salvou milhares de pessoas na Ruanda. Ele morava no hotel mais luxuoso do país e usou dos seus recursos financeiros para pegar pela vida e refúgio de muitas pessoas.

4. O Jardineiro Fiel (2005, Mistério/Drama)

Baseado no romance de John le Carré, o filme aborda temas como a neocolonização britânica na África. Na história, uma ativista e defensora dos Direitos Humanos conhece um um diplomata inglês durante uma conferência da ONU e inicia um relacionamento.

O diplomata é transferido para o Quênia e o casal se muda. Chegando lá, eles ficam sabendo demais sobre a indústria farmacêutica e os bastidores do governo inglês. Eis que começa uma busca pela verdade.

5. Diamante de Sangue (2006, Drama/Ação)

O filme retrata os conflitos ocorridos durante a Guerra Civil de Serra Leoa. Na história, o grupo militante RUF vai até uma aldeia e apodera-se de trabalhadores para a mina de diamantes. Um pescador consegue salvar sua esposa e suas filhas, mas seu filho, chamado Dia, é forçado a trabalhar como soldado.

A história fica em cima de um ex-traficante e do pescador, na incansável busca por seu filho. Assim que o reencontro é firmado, eles precisam dar um jeito de fugir de lá.

6. A Onda (2008, Drama/Thriller)

O filme nos faz pensar se seria possível acontecer uma nova ditadura na Alemanha nos dias de hoje. Na história, alguns alunos topam participar de uma experiência semanal, na qual um professor implantaria um regime autoritário em sua aula e os alunos seriam os subordinados.

O lema adotado por todos é “disciplina é poder”. Essas três palavras resumem todas as atitudes tomadas a partir daquela manhã. O grupo passa a não questionar nada, escolhem um nome e montam uma identidade do grupo com símbolos, saudações e uniforme.

O resultado é surpreendente. De forma radical, o filme demonstra como as pessoas reagem em determinados contextos e como suas atitudes podem ganhar novas proporções – inclusive na nossa atualidade.

7. Temperos da Vida (2003, Comédia/Drama)

O filme retrata uma tensão entre povos, já que o governo turco decide deportar os gregos.

Na história, um garoto grego, chamado Fanis, cresce em Istambul e tem muito contato com seu avô. O senhor o ensina um pouco da cozinha e faz diversas analogias entre os temperos e a vida. Com o problema político, o Fanis é deportado.

Quando ele completa 35 anos, Fanis decide sair de Atenas e voltar para Istambul em busca de seu avô e de um amor que ficou na infância.
8. Um Filme Falado  (2003, Comédia dramática)

O longa-metragem mostra diversos locais culturais e históricos. No filme, uma professora de História atravessa o mediterrâneo em um cruzeiro para encontrar seu marido que está na Índia.

Como ela está acompanhada de sua filha, ela vai mostrando a importância histórica e ensina o que aconteceu em cada local que visitam, como Atenas, Ceuta, Cairo, Istambul, Marselha e as ruínas de Pompéia.

9. O Lobo de Wall Street (2013, Biográfico)

O filme americano mostra como funciona o sistema financeiro, principalmente os mecanismos de valorização e especulação. Ele conta a história de Jordan Belfort, um jovem que sonha em enriquecer trabalhando na Bolsa de Valores de Wall Street.

Assim que Jordan consegue um emprego de corretor, ele vivencia uma queda brusca de ações e passa pelo Black Monday. Porém, ele encontra alternativas para decolar nos negócios e abre uma empresa que dá muito certo.

O filme destaca todos os excessos e benefícios desfrutados por seus funcionários e amigos.

Filmes nacionais 

10. Cinema, Aspirinas e Urubus (2005, Aventura/Drama)

A história se passa no Nordeste brasileiro na época em que aconteceu a Segunda Guerra Mundial. No filme, um alemão veio se refugiar no Brasil, tornou-se caminhoneiro e passou a vender aspirinas pelo país.

Em uma de suas caronas, ele encontra um homem simples que, a primeira vista, parece muito diferente de sua realidade. Esse moço acaba virando seu ajudante e começa a exibir filmes do remédio contra dor de cabeça por onde eles passam.

11. Que Horas Ela Volta? (2015, Drama/Comédia)

O filme chama atenção para os contrastes brasileiros. Val é uma pernambucana que procura emprego em São Paulo. Ela passa a morar na casa de seus patrões e ajuda na criação de Fabinho.

Depois de 10 anos sem ver sua filha, Jéssica decide encontrar a mãe para se preparar para o vestibular. Ela chega, não segue um “protocolo” e começa a questionar algumas diferenças sociais.

12. Desmundo (2002, Drama)

O filme retrata a sociedade da época da colonização e desbravamentos brasileiro, em meados de 1570. Como naquela época os negros eram escravos, os índios eram selvagens e as mulheres propriedades de seus maridos, o longa-metragem traz uma discussão muito humana.

Quando os colonizadores chegaram no Brasil, eles passaram a se relacionar com as índias. Para evitar isso, a Igreja mandou trazer órfãs portuguesas para se casarem com os colonos – sem perguntar se elas queriam ou não. A história central do filme retrata exatamente uma dessas relações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *