5 dicas para manter o foco nos estudos durante as férias

Passamos da metade de janeiro e aquela vontade de furar o estudo já apareceu. O que você deve fazer para manter o foco ainda durante as férias?  De acordo com nossos professores, esse é um período que exige um certo equilíbrio. Nada de estudar loucamente nesse começo do ano, senão…

5 dicas para manter o foco nos estudos durante as férias

Foto: Reprodução/Divulgação

Passamos da metade de janeiro e aquela vontade de furar o estudo já apareceu. O que você deve fazer para manter o foco ainda durante as férias? 

De acordo com nossos professores, esse é um período que exige um certo equilíbrio. Nada de estudar loucamente nesse começo do ano, senão você corre o risco de não aguentar o ritmo e pressão na hora de prestar o vestibular. Também não deixe passar essa oportunidade de ter tempo para colocar tudo em dia. 

                                                                                                                                                                                                                                                                                     

Confira 5 dicas para manter o foco nos estudos: 

1. estude em horários estratégicos

Que tal aproveitar o período da tarde com seus amigos que estão de férias? Jogar bola ou quem sabe ficar conversando de boa? Para isso, você pode se organizar e estudar durante a parte da manhã. 

O importante é você não perder o foco e conseguir avançar em seus estudos. Principalmente nessa fase do ano, preze a qualidade e não só a quantidade, ok? 

 

2 aumente a dificuldade gradativamente 

O ano acabou de começar e o seu corpo precisa de um descanso da rotina puxada do ano passado – seja da escola ou no cursinho. Pegue um pouco mais leve agora nesse inicio e vá aumentando a dificuldade gradativamente. 

Com isso, você desenvolve um condicionamento e evita que em outubro e novembro, por exemplo, o seu corpo esteja sobrecarregado.   

3 Não tente abraçar o mundo e terminar tudo agora 

Não tem nada melhor para um estudante do que ser determinado, mas não confunda isso com ansiedade, ok? Antes de começar os seus estudos, faça um cronograma e trace uma estratégia para conseguir passar por todo o conteúdo no final do ano. 

Cuidado para não exigir demais de você. Lembre-se que tudo tem sua hora e você deve pensar na sua saúde mental e psicológica – elas serão determinantes no seu desempenho.  

4 Pense friamente antes de tomar uma decisão 

Se bater aquela vontade de furar o dia de estudos, ou se alguém te fizer um convite que atrapalhe sua rotina: pense friamente antes de tomar uma decisão. 

Veja se você conseguirá compensar depois e continuará dentro do cronograma – nesse caso, não tem porque não ir. Racionalize e tenha certeza que você não está agindo por impulso, isso pode evitar arrependimentos.

5 Fuja das tentações 

Celular no modo avião? Computador sem a aba do Facebook aberta? Isso tudo ajuda você se concentrar exclusivamente nos estudos. Aproveite suas pausas para fazer tudo isso. 

Distrações nunca é uma boa. Você acaba não aproveitando direito nos dois lados. Então, tenha bastante disciplina na hora de estudar e aproveite as férias para fazer as atividades que você tanto gosta.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *