5 tecnologias que facilitam a vida do estudante

Saiba agora as tecnologias que podem facilitar seus estudos!

5 tecnologias que facilitam a vida do estudante

A vida de estudar para passar no vestibular ou encarar os desafios de uma faculdade não é fácil. No entanto, existem certas tecnologias para estudantes que pode deixá-la um pouco mais fácil.

É claro que uma tecnologia, por si só, não transforma um estudante no melhor da sua classe. É necessário aprender como usar as ferramentas para explorar o máximo de ganho que elas oferecem para as suas sessões de estudo.

Entretanto, se você souber quais são as tecnologias para estudantes mais inovadoras e eficazes, já estará um passo mais próximo de otimizar as suas sessões de estudo. Quer saber mais sobre o assunto? Então siga a leitura do artigo para conferir alguns exemplos de tecnologias que podem ser usadas por você!

1. A Internet é uma das principais tecnologias para estudantes

Essa tecnologia pode parecer uma “trapaça” da nossa parte, mas ela é muito mais poderosa do que você pensa. É claro que você já conhece a Internet – afinal, é por causa dela que você pode ler este artigo!

No entanto, você realmente entende os benefícios da rede para os seus estudos? Na verdade, a conexão com a Internet é uma ferramenta poderosíssima para aumentar as suas chances de sucesso ao estudar.

A parte mais óbvia você provavelmente já sabe: com a Internet, você pode visitar sites como o do Stoodi e aprender os assuntos mais diversos do mundo, desde o Keynesianismo até um resumo sobre o transporte rodoviário no Brasil. Muito legal, né?

Além disso, ainda pode ter acesso à milhões de horas de vídeos no YouTube com explicações sobre matérias das mais variadas, resolução de problemas clássicos dos livros-texto e muito mais.

No entanto, a Internet pode oferecer muito mais do que isso. Desde o Google Acadêmico, que conta com uma compilação gigantesca de materiais acadêmicos, até ferramentas para ajudar a manter o foco e a produtividade no estudo.

Por isso, não menospreze o poder da ferramenta que você tem na palma da sua mão nesse momento. Uma conexão com a Internet pode ser a diferença entre uma nota alta ou baixa na sua próxima prova!

2. Realidade virtual é uma ferramenta muito poderosa para aprendizado

Apesar de ainda ser muito pouco utilizada (muito por causa do alto custo dos equipamentos), a realidade virtual é uma tecnologia com grande poder para mudar a sociedade nos próximos anos. A começar pela educação, claro.

Com ela, é possível levar o estudante para qualquer lugar: do Canadá atual até a Antiguidade Oriental, passando pelo Espaço, o Corpo Humano e muito mais. Com isso, é possível ver com mais detalhes reproduções visuais que ajudam a absorver informações mais facilmente.

Por enquanto, os exemplos de utilização da Realidade Virtual ainda são poucos, mas a tecnologia vem se popularizando ano após ano e, em breve, poderá ser adotada de forma mais abrangente.

3. Games são excelentes materiais de educação

Sim, é verdade que os videogames podem ser um ponto de distração na sua rotina. Afinal, quem nunca parou o que estava fazendo para uma partida de League of Legends “só por 10 minutinhos” e passou a tarde inteira jogando?

No entanto, eles também são excelentes ferramentas de aprendizado, se houver um direcionamento para isso. Tanto games comerciais, como a série Assassin’s Creed (que transporta o jogador para vários momentos da História, como a Grécia Antiga ou a Independência Americana), quanto em jogos educativos, feitos com o propósito de ensinar matemática, idiomas, aumentar o vocabulário e muito mais.

4. Aplicativos para smartphones são úteis para o estudo

Segundo um estudo internacional, há mais chances de você estar lendo este artigo em um celular do que em um computador de mesa. Afinal, o tráfego online via dispositivos móveis finalmente ultrapassou aquele via desktops.

Essa informação vem de acordo com vários outros dados que mostram a popularidade dos smartphones. Por exemplo, você sabia que existem mais celulares ativos do que pessoas no Brasil?

Por causa disso, não um absurdo dizer que os aparelhos móveis fazem parte das mais diversas áreas da nossa vida. Inclusive na hora de estudar.

São muitos os apps que ajudam um estudante, desde aqueles que simulam a Técnica Pomodoro (excelente para aumentar a produtividade) até mesmo ao Rappi Restaurantes, que entrega aquele lanche que você precisava para matar a fome entre lições de geografia.

5. Sala de aula invertida é uma técnica com bastante impacto no aprendizado

Apesar de não ser uma tecnologia no sentido mais comum do termo, a técnica da sala de aula invertida é uma excelente forma de potencializar o estudo dos alunos.

Basicamente, a metodologia consiste em fazer com que o aluno aprenda a teoria de uma lição em casa, usando um ambiente virtual de aprendizagem, com video-aulas, textos e outros conteúdos. O estudante deve, então, montar um material que será apresentado aos colegas em um encontro semanal, onde todos poderão discutir a pauta em questão, montar projetos e trabalhar em conjunto para absorver o conhecimento.

Deu para ver que existem muitas boas tecnologias para estudantes à sua disposição, não é mesmo? De posse delas, ficará mais fácil se preparar para passar de ano, vencer o vestibular ou lidar com aquela matéria mais difícil da faculdade.

Se você gostou da ideia de usar tecnologia na educação, que tal experimentar o Stoodi gratuitamente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *