Estabelecer uma rotina de estudos é o desejo de muitas pessoas. Afinal, ao criar bons hábitos para essa atividade, é possível ter um desempenho cada vez melhor e ter a certeza de estar absorvendo o conteúdo estudado.

Quando se tem um grande volume de materiais para estudar, é comum que essa demanda gere confusão. Por onde começar e o que priorizar são as principais dúvidas que podem surgir no processo, o que pode causar certo travamento. 

Seja para passar no vestibular ou para conquistar uma boa nota na prova, estudar sempre foi uma ação indispensável para os alunos, já que é por meio desse tipo de atividade que se fixa melhor todo o assunto visto em sala de aula. 

Além disso, vários profissionais de diferentes segmentos precisam investir na sua carreira, e grande parte desse processo inclui a dedicação em aprender assuntos novos. Mesmo depois de formados, médicos e engenheiros, por exemplo, precisam se atualizar. 

Por isso, manter uma rotina de estudos pode ser um fator importante desde a matrícula do aluno na escola particular infantil, pois os bons hábitos que são enraizados já na infância podem contribuir para um futuro muito melhor e mais organizado.

Nesse sentido, entender o que pode ser feito para construir uma rotina de estudos e, mais do que isso, para cumpri-la no dia a dia, é fundamental para o sucesso do estudante.

Para tanto, existem dicas práticas que podem fazer toda a diferença nesse momento, garantindo que todo o cronograma estabelecido possa ser cumprido no prazo certo e traga retornos efetivos para o estudante.

Se você está em uma fase onde precisa manter o foco nos estudos, mas ainda não tem métodos muito definidos para saber por onde começar, este artigo é para você.

Então siga na leitura dele e conheça sugestões eficazes que vão ajudar quem precisa estabelecer uma rotina de estudos coerente e produtiva, para conseguir obter os resultados desejados.

O que é uma rotina de estudos?

Quem decidiu se inscrever em uma aula de canto iniciante, sabe que esse é apenas o início do processo de aprendizado, e que para atingir o objetivo de cantar bem é necessário aprender diferentes técnicas e investir no treinamento.

Para estudar sobre qualquer outro assunto, o caminho para chegar lá é o mesmo. Nesse sentido, é preciso ter:

  • Disciplina e concentração;
  • Selecionar os materiais necessários;
  • Reservar um período do dia para o estudo;
  • Não desistir ou deixar para depois.

Uma rotina de estudos pressupõe que o aluno será responsável por manter o foco e a disciplina, e que não deixará de estudar por preguiça, por exemplo.

Além disso, ele deve saber o que é essencial para o seu aprendizado, trazendo os materiais que precisará ler e absorver para conseguir estudar.

Ele também deverá ter em mente que é preciso dedicar um determinado período do dia para isso, de maneira que usar uma agenda personalizada com nome pode ser importante para que ele reserve o horário no seu cronograma diário.

Todos esses elementos são necessários para quem sabe que precisa se dedicar mais aos estudos e que isso precisa ser feito com constância, já que é esse empenho que permite que se colham os frutos.

A importância de estabelecer o hábito do estudo no dia a dia

Uma gráfica que trabalhe com a produção de materiais de comunicação visual possui um catálogo repleto de produtos e, entre eles, ela pode ter uma alta demanda de pedidos de cartão de visita esteticista, por exemplo.

Para fabricá-los sempre com a mesma qualidade, ela precisa ter um método de trabalho, onde cada etapa da confecção do material seja feita sempre do mesmo modo e com os mesmos recursos.

A partir daí, ela poderá ter a certeza de oferecer o melhor cartão de visita e fidelizar o seu público graças a isso.

Quando pensamos em estabelecer uma rotina de estudos, é preciso criar hábitos. Isso quer dizer que os mesmos processos serão aplicados diariamente para que seja possível absorver o material que será lido e compreendido.

Afinal, assim como é necessário se alimentar todos os dias, fazer a higiene pessoal e dormir, os hábitos de estudo devem entrar no dia a dia do estudante com a mesma importância dessas outras atividades.

Do contrário, é possível ter dificuldades em atingir as metas estabelecidas e cumprir os cronogramas estipulados, de maneira que a única alternativa se torna enraizar o hábito na rotina do estudante.

Por isso, investir em algumas dicas pode ser essencial para que se tenha maior domínio sobre as atividades, conseguindo, com isso, estabelecer hábitos práticos e diários para os seus estudos.

Como manter uma rotina de estudos

Assim como uma empresa pode depender de um aluguel de impressora laser colorida para realizar uma demanda de trabalho acima da média, um estudante precisa de uma rotina de estudos para passar em uma prova difícil.

Nesse sentido, saber o que fazer para conquistar bons hábitos no cotidiano, é essencial para conseguir atingir as metas até a data da avaliação, o que certamente fará diferença na nota obtida.

1. Conheça bem o seu dia a dia

O primeiro passo para estabelecer um cronograma de estudos eficiente é conhecer a sua rotina e saber quanto tempo há disponível nela, tendo a certeza de que será possível consumir todo o material até a data da prova.

Nesse caso, é importante verificar em quais períodos você tem atividades externas, quanto tempo elas demoram a ser concluídas, quais são as outras demandas básicas do dia a dia e, assim, conseguir separar um horário para estudar.

2. Tenha um local para estudar

Outro ponto de grande importância na rotina de um aluno é ter um ambiente de estudo adequado para essa atividade, livre de interrupções ou distrações, que seja confortável, bem arejado e iluminado, para que a concentração seja maior.

Não à toa, muitos estudantes decidem eliminar possíveis motivos de dispersão do ambiente em que estão, seja removendo o videogame da área, evitando cômodos onde há uma televisão ou mesmo evitando ficar próximo de áreas barulhentas.

Dessa forma, é possível alcançar os resultados que se deseja. No entanto, quando não existe um local assim dentro de casa, uma alternativa pode ser se deslocar até um espaço de coworking, onde se pode focar de maneira mais direta.

3. Estabeleça um cronograma

Quem precisa passar por uma prova extensa certamente terá que estudar diferentes matérias, e para não se atrapalhar no processo, é indicado construir um cronograma, no qual seja possível distribuir o estudo da maneira adequada.

Isso porque alguns assuntos podem ser mais importantes ou complexos do que outros, o que faz com que seja necessário dedicar mais tempo a um conteúdo.

No entanto, para que esse processo não fique confuso demais, é indiscutível que um cronograma pode ser um meio de organizar toda essa demanda e torná-la mais simples de ser acompanhada pelo aluno.

4. Estude em horários fixos

Uma das soluções mais eficazes para quem precisa desenvolver hábitos de estudo é programar um horário fixo todos os dias, de modo a estabelecer um compromisso com essa atividade.

Assim, não apenas os estudos se transformam em algo definido na rotina, como também se mantêm mais organizados, uma vez que se sabe qual será o próximo momento de retomá-los.

5. Faça pausas

É essencial manter o foco e cumprir as metas estabelecidas, de forma que a rotina de estudos já esteja inserida no dia a dia dos alunos.

No entanto, o corpo pode precisar de pausas, justamente para recuperar as energias e para que o material seja absorvido de maneira mais eficaz e com menos esforços.

Sendo assim, não deixe de fazer pausas e ter momentos de descanso. Algumas atividades para relaxar podem ser: ouvir música, ver um filme, fazer uma caminhada, etc.

Além de sair um pouco do ambiente de estudo, é possível relaxar a mente, de maneira que ela esteja novamente pronta para voltar ao trabalho.

6. Cuide da alimentação

Ter uma alimentação saudável é indispensável para quem busca ter mais disposição e bem-estar, sendo esses elementos importantes para quem precisa ter uma rotina de estudos.

Sendo assim, não deixe de selecionar produtos saudáveis, incluindo frutas, legumes e vegetais nas suas principais refeições diárias.

Além disso, fazer pausas para o lanche e consumir um pedaço de tradicional bolo caseiro pode ser uma maneira interessante de recarregar as energias durante o período de estudo.

Essas são algumas dicas práticas que podem ser aplicadas no cotidiano de quem precisa estudar, mas ainda não estabeleceu uma rotina eficiente de estudos.

Se este é o seu caso, não deixe de considerar os pontos tratados neste artigo e tenha a certeza de conseguir atingir os seus objetivos e alcançar as notas desejadas nas suas futuras provas e avaliações.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você pode gostar também

Links para Download dos Livros do Vestibular 2014/15

Os estudantes que estão se preparando para prestar os mais diferentes vestibulares do Brasil acabam de ganhar uma mãozinha do Stoodi, plataforma online de vídeo aulas de preparação para o Enem e outros vestibulares. Antes de sair por aí comprando os livros importantes para as provas, que tal pesquisar os...
Leia mais

Qual o melhor método de estudo?

Descubra que tipo de aluno você é Existem diversas formas para estudar: por meio de leituras, produção de resumos, resolução de exercícios e outros. O que não paramos para analisar é como esses métodos podem facilitar a vida dos vestibulandos.  A memória reage de forma diferente aos tipos de estudo,...