Como estudar em casa? Aprenda as melhores dicas para detonar nos estudos!

Você tem dificuldade para se concentrar e não sabe como estudar em casa? Vem com a gente que vamos te mostrar 7 dicas para arrasar nos estudos!

Como estudar em casa? Aprenda as melhores dicas para detonar nos estudos!

Professor Davis Posso ensina como estudar melhor e otimizar seu tempo

Foto: reprodução mundo das tribos

Estudar para vestibular não é fácil, o aluno precisa ter foco e disciplina para separar algumas horas de seu dia e se aprofundar nas matérias com muita concentração. Para isso, existem ferramentas que auxiliam o cotidiano do estudante como as aulas por vídeo, por exemplo. A partir desse modelo de estudo, o professor Davis Posso conta algumas dicas para otimizar a aprendizagem e estudar organizadamente.

Como estudar em casa? 7 dicas essenciais

1. Escolha um ambiente confortável

Antes de qualquer coisa, o aluno precisa se organizar e escolher um ambiente confortável para iniciar os estudos. “Para concentração, a ideia é você estar numa atmosfera interessante: o ambiente não pode ser nem tão agradável, nem tão desagradável”, afirma o professor. Se a casa estiver recebendo um parente ou o vizinho estiver em reforma, por exemplo, o mais indicado é procurar um local com silêncio e boa conexão de internet, como uma biblioteca.


-_-

2. …mas não muito confortável

Em segundo lugar, o professor sugere que os alunos estudem na mesa da sala. “Costumo brincar com meus alunos que as famílias tentam tornar o quarto o espaço mais interessante da casa. Desta forma, fica difícil separar as coisas”, explica.  De acordo com Davis, a sala é a melhor opção, pois tem espaço para espalhar todo o material e se organizar.

3. Molde seu tempo de estudos à sua rotina diária

Quanto à frequência de estudo, o professor acredita que varia muito com o objetivo e rotina da pessoa. Para o estudante que já possui outras atividades, o mínimo aconselhável é estudar 2 horas com muito foco. No caso daqueles que separam o dia exclusivamente para o estudo, o máximo sugerido são 8 horas. O mais importante é prestar atenção ao limite de seu organismo e respeitá-lo. O descanso é essencial, pois é nesse momento em que o conteúdo é assimilado. “A cada duas horas estudadas são necessários 20 minutos de descanso”, afirma.


“Agora uma pausa de 20 minutos”

4. Evite distrações; Desconecte-se

Para evitar distrações, mais indicado é desligar aparelhos eletrônicos e, de preferência, colocar o celular bem distante de seus materiais. “O caminho é tentar se desconectar de tudo que possa atrapalhar. Checar as redes sociais, somente no horário da pausa”, ensina.

5. Música como ferramenta de concentração

No caso dos alunos que escutam músicas para se concentrar, a dica é que optem por desconhecidas, pois, assim, evita que comecem a cantar sem perceber. “Eu acho que é um momento de conhecer novos gêneros ou escutar músicas instrumentais”, comenta Davis.

6. Tenha tudo que precisa sempre à mão

Uma sugestão que ajudará a manter o foco e evitará que o aluno fique levantando a todo o momento é ter, sempre em mãos, água e alguma coisa para comer. Estudar dá fome e interromper os estudos para visitar a cozinha com frequência vai prejudicar a concentração.


Não.visite.a.cozinha.

7. Anote tudo

Por fim, a última recomendação é anotar. “Faça sempre anotações sobre a matéria e anote as dúvidas, também. Desta forma, você pode consultar o conteúdo no momento da revisão e nunca se sentirá perdido, mesmo ao dar continuidade a outro tópico da matéria”, conclui o professor.

Agora que você já sabe como estudar em casa, compartilhe esse texto com seus amigos para que eles também conheçam essas dicas infalíveis!

Você também pode gostar de:

Como devo organizar a minha mesa de estudos?

Qual o melhor método de estudo?

9 jogos online e gratuitos para aprender física

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *