Veja dicas de como equilibrar o tempo de estudo e descanso nesse período

O longo ano de estudos está chegando ao fim, as férias estão cada vez mais perto. O que fazer durante esse período tão esperado? Deixar os estudos totalmente de lado e aproveitar para descansar, aumentar o tempo de estudos já que haverá mais tempo livre ou encontrar um equilíbrio entre os dois? Neste post, vamos dar dicas valiosas de como seguir estudando, mas sem deixar de aproveitar as férias.

Boa parte dos estudantes, quando chega no final do ano, está contando os minutos para entrar de férias e começar a aproveitar o tempo livre com os amigos, a família, fazendo as coisas que gosta. Mas, e se as férias são de um cursinho pré-vestibular ou último ano do ensino médio e, em seguida, haverá uma prova importante a ser feita? É preciso seguir estudando.

Mas muitos devem se perguntar como elaborar um plano de estudos que seja efetivo, mas que também permita ter tempo de descansar e aproveitar as férias de alguma forma? É importante encontrar o equilíbrio entre esses pontos, para que o estudo seja eficaz e você também consiga ter momentos livres para fazer o que bem entender.

Planejando seus estudos durante as férias

O ponto inicial e provavelmente o mais importante para o estudo das férias é a criação de um planejamento específico para esse período, levando em consideração os momentos necessários para o descanso e lazer. A partir dele, você consegue visualizar como serão seus dias e o que fazer em cada horário.

O planejamento não é algo imutável e engessado, ele pode ser alterado e adaptado ao longo do tempo. A ideia é que funcione como um norte para os seus dias, para que você acorde sabendo que há tarefas na sua lista de afazeres, e também momentos de descanso e descontração.

Ao planejar os seus dias, é importante se conhecer e entender em que momento do dia você é mais produtivo estudando e em quais horas você perde um pouco do rendimento e começa a ficar sem foco. Sabendo disso, fica mais fácil de concentrar a parte pesada dos estudos no horário certo. E deixando a parte menos produtiva para o descanso ou lazer.

Passo a passo do estudo mais leve

Separamos para você algumas dicas práticas que irão ajudar a planejar seus estudos de maneira mais leve, podendo absorver muito conteúdo e se preparar para os vestibulares e, ao mesmo tempo, ter um tempo livre para descansar e aproveitar momentos de lazer.

1) Alterne o conteúdo estudado

Dificilmente você conseguirá seguir focado no mesmo conteúdo por mais de 2 horas. Não é um problema única e exclusivamente seu, é algo do ser humano. O foco pode ser mantido apenas por um intervalo de tempo, depois disso, a concentração tende a diminuir. Portanto, separe seus estudos em blocos alternados de conteúdo.

2) Estude assistindo filmes

Existem muitos filmes disponíveis que podem ser instrutivos, passar algum conteúdo útil para os seus estudos e, ao mesmo tempo, serem leves e descontraídos. Fica mais fácil de lembrar alguns conteúdos quando vistos dessa forma, já que eles acabam prendendo a sua atenção de maneira mais focada. Escolha um assunto e procure filmes que retratem um pouco desse tema para potencializar seu aprendizado.

3) Tenha momentos de lazer entre os estudos

Uma forma interesse de se motivar durante os estudos é saber que em breve você terá um momento livre para relaxar e ter algum lazer. Se o seu Plano de Estudos estiver bem elaborado e for seguido à risca, você terá espaços para poder ir ao cinema, tirar uma soneca, ver amigos, assistir alguma série ou fazer qualquer outra coisa que tenha vontade. Esses intervalos são importantes para descansar a mente e recuperar as energias.

4) Leia livros não relacionados às provas

A leitura é uma atividade sempre muito bem vinda. Muitos vestibulares possuem uma lista obrigatória de leitura, o que pode ser cansativo. Outra forma bastante útil de aprender e, ao mesmo tempo, relaxar um pouco é a leitura de livros de assuntos diversos. É sempre possível aprender algo quando você abre um livre e o lê. A leitura é uma atividade enriquecedora e pode trazer muitas informações.

5) Programas turísticos também podem servir como aprendizado

Um Plano de Estudos eficaz envolve múltiplas formas de estudo, para que o conteúdo seja absorvido de formas diferentes pelo estudante. Uma bastante importante é usar passeios turísticos, como visitas a museus, zoológicos e parques como um momento de aprendizado em um ambiente mais leve. É possível aprender sobre história, geografia, biologia, entre outros assuntos em roteiros assim.

6) Não estude mais do que está acostumado

O ano de preparação para o vestibular é longo e precisa ser bem administrado. Uma forma de evitar o esgotamento físico e mental é manter o equilíbrio da quantidade de estudos durante todos os meses. O corpo se acostuma com a rotina em que está inserido, e mudanças drásticas feitas nessa rotina podem ter impactos indesejados. Portanto, não use o tempo livre das férias para estudar muito mais do que está acostumado, mantenha o ritmo e garanta um estudo equilibrado.

7) Valorize os momentos de descanso

Tão importante quanto o estudo dedicado e os momentos de dedicação ao aprendizado, é o tempo que você investe no descanso e na sua recuperação física e mental. É essencial encontrar momentos durante o dia para repousar, descansar, esquecer um pouco os estudos e recarregar as baterias. Depois de um certo tempo, o cansaço começa a prejudicar o rendimento. Para garantir que isso não aconteça, os momentos de descanso são imprescindíveis.

Esperamos que suas férias sejam divertidas, instrutivas e que estudo e descanso caminhem juntos!

0 Shares:
Você pode gostar também

Links para Download dos Livros do Vestibular 2014/15

Os estudantes que estão se preparando para prestar os mais diferentes vestibulares do Brasil acabam de ganhar uma mãozinha do Stoodi, plataforma online de vídeo aulas de preparação para o Enem e outros vestibulares. Antes de sair por aí comprando os livros importantes para as provas, que tal pesquisar os...
Leia mais

Qual o melhor método de estudo?

Descubra que tipo de aluno você é Existem diversas formas para estudar: por meio de leituras, produção de resumos, resolução de exercícios e outros. O que não paramos para analisar é como esses métodos podem facilitar a vida dos vestibulandos.  A memória reage de forma diferente aos tipos de estudo,...