8 dicas para alcançar motivação para estudar

8 dicas para alcançar motivação para estudar

Começo de ano, muitos planos e possibilidades. Tudo novo de novo! Agora, é hora de escrever mais um capítulo em sua jornada. Cheio de esperança, você compra um montão de materiais na papelaria, faz um cronograma de estudos com 12 horas diárias de matérias e exercícios e… não consegue dar conta.

Com isso, vem a frustração, o acúmulo de matérias e você se nota cada vez mais e mais desmotivado. Já viu esse filme? É bem provável que sim. Boa parte dos estudantes já caiu nessas armadilhas e se encontrou completamente sem motivação para estudar.

Então, é hora de quebrar esse ciclo de uma vez por todas! A seguir, você verá como conseguir a motivação ideal para os estudos e vai conferir dicas para evitar erros comuns durante a preparação para o vestibular — e que acabam o deixando frustrado e desanimado. Vamos lá? Boa leitura!

Qual é a importância da motivação para estudar?

Ter motivação para estudar é fundamental para que você consiga:

  • seguir os seus cronogramas;
  • ter mais concentração;
  • absorver os conteúdos;
  • melhorar o seu desempenho;
  • evitar a procrastinação e muito mais!

Ou seja: é impossível ter um bom rendimento quando não estamos e fazemos as coisas “na marra”. Encontrar prazer no ato de estudar será fundamental para a sua aprovação.

Como conseguir essa motivação?

Agora, veja algumas dicas infalíveis para deixar você mais motivado! 

1. Defina um objetivo

O primeiro passo para se sentir motivado é garantir um objetivo bem determinado. Aonde você quer chegar? É importante visualizar isso para que você entenda o caminho que deve percorrer até realizar os seus sonhos. 

2. Se inspire

Objetivos definidos? Agora, é hora de se inspirar. Utilize os métodos que preferir. Pode ser um papel de parede que o deixe animado para estudar, ver todo dia um episódio de alguma série que retrate a profissão dos seus sonhos ou assistir vlogs de estudantes da carreira no YouTube, entre outros. 

3. Estabeleça metas realistas

Na hora de fazer o seu cronograma de estudos, evite a elaboração de metas inalcançáveis. Não se compare com as pessoas que dizem que estudam por 25 horas todos os dias. Você é único. Respeite os seus limites! Se você só conseguir estudar 4 horas por dia, ótimo, desde que elas sejam horas produtivas e com foco.

4. Use boas técnicas de estudo

Para otimizar o seu aprendizado, uma boa pedida é investir em técnicas de estudo. Alternativas como o método Pomodoro são muito válidas, mas você pode escolher o que funcionar melhor para você. 

5. Insista nas dificuldades

É chato ter dificuldade em certas matérias. Sem dúvidas! No entanto, todos nós temos pontos fortes e pontos fracos. Então, nada de desanimar quando se deparar com algo complicado. Dê uma pausa e tente novamente no dia seguinte, veja resoluções de exercícios em vídeo e tire as suas dúvidas com os tutores. Tudo vai dar certo!

6. Se presenteie

Conseguiu completar um cronograma super puxado? Deu conta de todas as matérias do dia? Está em dia com os conteúdos? Se presenteie! Se recompensar e valorizar o próprio esforço também é algo que faz parte da preparação para o vestibular. Não foque nas derrotas, mas celebre as conquistas.

7. Descanse 

Muitos vestibulandos acham que descansar é um dos grandes pecados que podem ser cometidos nesse período. Mas é aí que você se engana! Relaxar, descansar, dormir e se divertir são coisas que você precisa fazer para que o seu cérebro se mantenha ativo e pronto para aprender.

8. Cuide de si mesmo

Por fim, não descuide da sua saúde. Vá ao médico, não perca as consultas com o dentista, visite a academia, não falte às sessões com o psicólogo e cuide da sua alimentação. Todos esses detalhes são muito importantes para que a sua mente esteja em dia com toda a pressão do vestibular.

Quais são os erros inimigos da motivação para os estudos?

dicas de motivação para estudar

Para finalizar, é hora de conhecermos algumas atitudes que têm grandes chances de deixá-lo desmotivado a curto ou longo prazo. Confira!

Tentar abraçar o mundo

Tentar fazer tudo de uma vez é um grande problema, já que muitas vezes acabamos não fazendo nada direito. Então, tome cuidado com metas impossíveis de serem alcançadas, especialmente a curto prazo.

Fazer cronogramas sem pausas

Cronogramas sem lacunas são uma grande armadilha para o vestibulando. Imprevistos acontecem e esse é o cenário perfeito para que aconteça o tão temido acúmulo de matérias. Por isso, fique ligado.

Não descansar ou tirar um tempo para si mesmo

Tentar fazer verdadeiras maratonas de estudo é algo que prejudica não só ao corpo, mas também à mente e, de quebra, atrapalha o seu desempenho. Cérebros e corpos cansados não conseguem assimilar a matéria. Estudar sem descansar é tempo perdido!

Desistir nas adversidades

Outro problema está em desistir sempre que algo dá errado. Nem sempre uma matéria será simples e você terá facilidade para aprender tudo. É normal encontrar desafios no seu caminho. Será assim ao longo de toda a sua vida.

Não cuidar da própria saúde

Descuidar da saúde é um grande “tiro no pé” quando o assunto é o vestibular. Há grandes riscos de você chegar doente e completamente exausto no dia da prova. Respeite o seu corpo e os seus limites.

Tentar caminhar sozinho

Por fim, outro erro é tentar caminhar sozinho. Conte com o apoio de um bom cursinho pré-vestibular. O Stoodi é um ótimo exemplo, pois contamos com profissionais qualificados e humanizados, que estão dispostos a caminhar junto com você rumo à sua aprovação.

Contamos com milhares de videoaulas e exercícios (todos com resolução em vídeo, para você acompanhar sem erros). Além disso, temos mentoria e uma equipe de correção de redações. Isso sem contar o Plano de Estudos, feito especialmente para você.

Gostou de conhecer essas dicas para conquistar motivação para estudar? Agora é com você, hein? Siga as dicas e cuide da sua saúde física e mental. Além disso, não deixe de contar com a ajuda de quem realmente entende sobre o tema vestibulares. Não se esqueça de que pode contar com a gente!

Para continuar por dentro de dicas e novidades sobre os principais vestibulares do Brasil, assine a newsletter do Stoodi e continue sempre bem informado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *