Quer ser um atudidata? Então veja com o Stoodi como se tornar um!

Você sabe o que é autodidata? Embora muitas pessoas acreditem que essa seja uma habilidade restrita aos grandes gênios, aprender algo sem auxílio de um instrutor é uma capacidade que, com esforço e dedicação, pode ser desenvolvida por qualquer pessoa.

Se o seu desejo é aprender como ser um autodidata e aprimorar seus conhecimentos em mais assuntos de forma independente, você precisa fortalecer alguns hábitos e inserir uma nova forma de aprendizagem no seu dia a dia.

Para ajudá-lo a compreender melhor esse conceito e aperfeiçoar sua competência de aprender sozinho, preparamos este post. Aqui apresentaremos a definição e mostraremos quais práticas você deve adotar para ser um autodidata. Confira!

 

O que é autodidata?

A palavra autodidata é originária do termo grego autodidaktikos, equivalente à junção de auto, que quer dizer “a si mesmo”, e didaktos, que significa “ensino”. É um adjetivo utilizado para especificar quem se instrui por esforço próprio, gerenciando seus processos de aprendizado.

Você deve conhecer ou, pelo menos, ter ouvido falar sobre alguém que aprendeu a tocar um instrumento, desenvolveu uma profissão ou assimilou um novo idioma sem nunca ter frequentado um curso. O autodidata tem essa capacidade, ele aprende sobre um novo assunto ou habilidade sozinho, baseado, geralmente, na cópia de exemplos.

Uma das principais características do autodidatismo é a motivação, ou seja, o estímulo para buscar aquele conhecimento vem do próprio autodidata, e não de um instrutor. Além disso, ele também seleciona e prepara os métodos que serão utilizados, como livros, videoaulas, tutoriais e tudo que for necessário.

 

Como ser autodidata: dicas

livros autodidata

Descubra agora o que você deve fazer para se tornar um autodidata.

1. Identifique os assuntos que mais gosta

Aprender sobre algo que se gosta, certamente, é muito mais interessante e gera grandes resultados. Por isso, uma das primeiras etapas a serem realizadas por quem busca a habilidade de aprender sozinho é encontrar aquilo que o fascina.

Sendo assim, descubra os temas que mais chamam sua atenção e dedique-se a eles. E, mesmo quando se deparar com algum assunto que não seja do seu gosto, procure identificar um ponto de vista interessante.

2. Responsabilize-se pela sua aprendizagem

Para desenvolver o autodidatismo é preciso ser mais do que um estudante comum. Afinal, o autodidata não se limita ao conteúdo oferecido em sala de aula ou em um livro, mas desenvolve atitudes proativas, buscando novos materiais e metodologias.

Então, procure entender de que forma você aprende melhor. Saiba quais métodos mais funcionam para seu perfil e como se aprofundar mais em um determinado tema. Buscando diferentes referências você analisará diversas perspectivas e aumentará sua compreensão e confiança.

3 . Tenha organização

A organização é um aspecto que deve ser levado a sério quando se deseja fazer algo bem feito. Portanto, o autodidata não deve negligenciá-la, mas deve empenhar-se para manter um planejamento apropriado e conseguir ótimos resultados.

Se você deseja realmente se tornar uma pessoa autodidata, crie rotinas e bons hábitos de organização. Prepare adequadamente seu local de estudo e materiais, estabeleça metas, crie planos de estudo e determine horários fixos. Assim, você obterá melhor rendimento no seu processo de aprendizado.

4. Escolha boas ferramentas de pesquisa

Além de tudo que já foi mencionado aqui, outro ponto muito importante é a definição das ferramentas que serão utilizadas para pesquisa. Elas precisam ser escolhidas corretamente, levando em conta a qualidade do conteúdo fornecido e a confiabilidade da fonte.

Frequente bibliotecas, invista em bons livros e não se esqueça de aproveitar ao máximo as vantagens da tecnologia. Na internet, por exemplo, você encontra uma quantidade enorme de conteúdos, videoaulas, livros, cursos à distância e sites que o fazem evoluir nos estudos.

5. Mantenha-se focado

Apesar de ser uma forte aliada na obtenção de conhecimento, a tecnologia pode se tornar prejudicial à manutenção do foco. Seja por mensagens no celular, notificações das redes sociais, recebimento de e-mails, há sempre algo para trazer distração e dificultar a concentração.

Se o seu objetivo é aumentar o conhecimento e estimular o autodidatismo, é importante que você crie estratégias para conservar a atenção. Por isso, durante o tempo estipulado para o estudo, desconecte-se das distrações e dedique-se exclusivamente à aprendizagem.

 

Autodidatas famosos

Agora que você já entendeu quais hábitos deve colocar em prática para se tornar um autodidata, é hora de conhecer alguns famosos que, graças a essa habilidade, tornaram-se grandes nomes na sua profissão.

Santos Dumont

Considerado o maior inventor brasileiro, Alberto Santos Dumont, interessou-se por mecânica ainda na infância e, desde então, começou a desenvolver estudos na área da construção de equipamentos para voo. Seu sonho era desenvolver um aparelho que permitisse ao homem voar e guiar seu próprio curso.

Durante sua adolescência observava os pássaros e estudava sua constituição física. Em 1892, Santos Dumont se mudou para Paris e pôde aprimorar seus conhecimentos para realização do seu sonho. Com testemunho de uma multidão, em 1906, realizou seu voo pioneiro, tornando-se um dos pais da aviação e um herói internacional.

Albert Einstein

Albert Einstein, o pai da teoria da relatividade, é um dos autodidatas mais conhecidos do mundo. Durante a infância, na Alemanha, tirava notas baixas em matérias como história e geografia, sendo, contudo, excelente conhecedor de matemática e física.

Chegou a ser visto como um aluno que não iria muito longe na vida e, inclusive, foi reprovado em sua primeira tentativa de entrar para a faculdade. No entanto, em 1900 conseguiu sua aprovação e em 1905 desenvolveu a teoria da relatividade, que revolucionou a física.

Abraham Lincoln

O 16º presidente americano, nasceu em uma família pobre e estudou por apenas 18 meses. Apesar de não poder dar continuidade em sua formação, Abraham Lincoln lia muitos livros para complementar a aprendizagem.

Sua dedicação era tão grande que aos 25 anos conseguiu se tornar advogado. Anos depois, em 1860 vence a eleição para presidência dos Estados Unidos, tornando-se um dos presidentes mais importantes da história desse país.

Gostou do nosso post sobre como se tornar um autodidata? Então cadastre-se gratuitamente no Stoodi e desenvolva ainda mais seus conhecimentos. Aproveite e conheça nossa página de matérias para ajudar nos seus estudos.

0 Shares:
Você pode gostar também

Links para Download dos Livros do Vestibular 2014/15

Os estudantes que estão se preparando para prestar os mais diferentes vestibulares do Brasil acabam de ganhar uma mãozinha do Stoodi, plataforma online de vídeo aulas de preparação para o Enem e outros vestibulares. Antes de sair por aí comprando os livros importantes para as provas, que tal pesquisar os...
Leia mais

Qual o melhor método de estudo?

Descubra que tipo de aluno você é Existem diversas formas para estudar: por meio de leituras, produção de resumos, resolução de exercícios e outros. O que não paramos para analisar é como esses métodos podem facilitar a vida dos vestibulandos.  A memória reage de forma diferente aos tipos de estudo,...