Como definir quais matérias estudar: as que tenho facilidade ou dificuldade?

Professor Eduardo ensina como planejar seu estudo, priorizando estrategicamente alguns conteúdos  

 

É uma dúvida muito comum o aluno não saber quais matérias priorizar em seu estudo: “devo dar preferência para aquelas que tenho facilidade ou devo focar justamente nos conteúdos que tenho dificuldade? ”.

Algumas pessoas preferem dar mais atenção aos assuntos que têm facilidade, pois o estudo flui e se torna mais dinâmico. Outras, a fim de diminuir a distância, começam pelas mais difíceis, pois estão com mais energia.  

Em conversa com o professor Eduardo, de filosofia, entendemos que essa questão é importante, mas deve ser pensada de uma outra maneira. Para o planejamento de estudos do aluno pré-vestibular ser mais eficiente ele deve ter uma ideia de qual curso irá prestar. – Mas por quê?

Quando ele descobre qual a área de seu curso – humanas, exatas ou biológicas –, ele consegue ter uma ideia de quais matérias terão maior peso na segunda fase dos vestibulares. Sendo assim, ele não deve levar em consideração as suas preferências, mas sim o peso de cada conteúdo nos exames.
 

Foto: Blog Antes que você cresça
Foto: Blog Antes que você cresça 
 

Por exemplo, uma pessoa que presta o ENEM e vestibulares em busca de uma vaga para medicina precisa ter os conhecimentos em todas as áreas num nível interessante, para acumular pontos e conseguir realizar a segunda fase. Porém, chegando nessa segunda etapa, sua prova será avaliada com peso maior nas matérias biologia, química, física e matemática.

Geralmente uma pessoa que presta medicina ama biologia e tem um desempenho legal, com uma certa facilidade. Mesmo que esse não seja seu caso, priorize essa matéria, pois ela será essencialmente cobrada em sua prova e você precisará se mostrar preparado no momento do vestibular.

É importante ressaltar que a redação, independente da escolha da graduação, assume um peso muito grande nos processos seletivo, por isso é importante que o aluno pratique com regularidade. 

 

Campanha Always On Cronograma