Como devo organizar a minha mesa de estudos?

Consultora de organização e especialista em rotina escolar descreve como a sua escrivaninha deve ficar para melhorar sua concentração

Como devo organizar a minha mesa de estudos?

Consultora de organização e especialista em rotina escolar descreve como a sua escrivaninha deve ficar para melhorar sua concentração

Foto: @mari_dossantos
 

A organização e o aprendizado têm tudo a ver. Uma das primeiras dicas que se dá aos estudantes é encontrar um ambiente gostoso, espaçoso, confortável e silencioso para estudar. Enfim, um lugar em que ele se sinta bem e consiga se concentrar ao máximo.

É pensando nisso que muitos alunos customizam as mesas de estudos para ficar com a sua cara e procuram deixar seus materiais dispostos sobre a escrivaninha para garantir a praticidade.

Então já viu: de um lado ficam os cadernos, fichamentos, cronogramas colados na parede, mapa mentais com resumos, e de outro as canecas ou copos coloridos, canetinhas para decorar, marca textos, bonequinhos de personagens e por aí vai…
 

Mas será que estudar com uma mesa lotada de informação pode prejudicar meu aprendizado?

De acordo com Natalia Ortiz, consultora em organização e especialista em rotina escolar, sim. “Não existe nada comprovado ainda, mas eu venho estudando isso há muitos anos e, na prática, eu vejo que uma mesa desorganizada requer muito mais esforço para o aluno se concentrar”, responde.  

Segundo ela, o cérebro assimila mais informações do que podemos interpretar conscientemente – por isso acaba influenciando no nosso aprendizado.

Então, imagine só você sentando numa mesa toda bagunçada, na qual você não consegue saber onde começa e onde termina o seu material de estudo. Quando você bate o olho nesse ambiente, o seu cérebro pode entender que o local é confuso e, por consequência, pode gravar as informações de forma desorganizada.

Por isso, o esforço que você fará para aprender o conteúdo vai ser muito maior do que aquele que você faria se estudasse numa mesa organizada, sabendo exatamente onde estão todas as informações.
 

Hm, entendi. Como eu devo organizar a minha mesa, então?

Sua mesa deve ser iluminada, apenas com o material básico de estudo.

Natalia indica: “O ambiente tem que estar o mais clean possível – sem cacareco, foto, post-it e cores. Quanto mais clean ele for, mais fácil de se concentrar”. 

 

Foto: @mari_dossantos
Foto: @mari_dossantos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *