13 dicas para você saber o que fazer antes do estudo e durante o estudo

Estudar pela internet nem sempre é tão fácil – requer muita determinação e foco. Principalmente para quem está estudando online para o Enem, Fuvest e outros vestibulares do país, é muito importante definir uma rotina de estudos adequada para que a produtividade seja melhor.

Pois, bem. Hoje vamos te dar 2 tipos de dicas. A primeira é sobre a organização da sua rotina – seria o que fazer “antes do estudo online”. A segunda é em relação à hora de colocar a mão na massa e fazer acontecer – seria o que fazer “durante o estudo online”.

Então vamos lá!

Antes do seu estudo, é legal que você:

1. Escolha o seu local de estudo

Um dos maiores erros de organização é não ter um local fixo para estudar. Pode ser no seu quarto, numa biblioteca, num escritório – o local propriamente não importa, você só precisa se sentir à vontade e conseguir se concentrar nos estudos.

Se estudar sem o mínimo de conforto é ruim, assistir às aulas com muito conforto também pode te atrapalhar. Nada de estudar na cama, deitado ou numa posição que dê aquele soninho. O seu cérebro precisa entender que você está ali para produzir conhecimento e fixar todo o seu aprendizado.

2. Tenha certeza que está tudo certo com a sua conexão

Não adianta ser organizado e impecável com seus materiais, saber de tudo que precisa fazer, se você não puder estudar porque sua conexão não está legal. Certifique-se sempre que está tudo certo com a sua internet – ela será a sua grande aliada.

3. Estabeleça uma rotina diária adaptando seu tempo

Outra coisa muito importante é você estabelecer uma rotina. Não precisa cumprir o mesmo horário todos os dias – às vezes isso nem é possível. O que importa é você ter bem claro o momento que você vai destinar aos seus estudos, separando uma carga horária coerente.

Vamos supor que você ainda está no colégio. Tem dias que sua aula termina às 12h30 e tem dias que ela acaba um pouco mais tarde, depois das 13h. Nesse caso, você pode estabelecer que vai estudar todos os dias assim que chegar da escola – ou então depois do almoço.

 4. Leia o edital e identifique as matérias que vão cair oficialmente

Gente, atenção para essa dica: leiam sempre o edital do vestibular. Nesse documento, eles falam literalmente quais matérias vão cair em cada prova. Você pode se preparar de forma mais efetiva, além de ir tranquilo para o exame, sabendo que estudou todo o material.

estudando online

5. Faça um cronograma de estudos

Se você já olhou o edital e sabe o que vai cair no vestibular, está na hora de fazer um grande cronograma para garantir que você vai estudar todas as matérias. O Stoodi, por exemplo, oferece um cronograma de estudos personalizado para o seu objetivo, ou seja, para o curso e faculdade que você decidir.

Defina o que você vai ver em cada dia da semana – a organização é tão importante quanto o foco para o estudante. Ela pode fazer toda a diferença.

6. Separe um dia para organizar e conferir seus estudos

É, ninguém falou que organizar seus estudos seria fácil. Dá um trabalhão mesmo, mas vale a pena! Passar um dia organizando os conteúdos não é tempo perdido. Na verdade, você vai economizar muito tempo ao fazer isso.

Tire um dia para pensar bem e ajustar o seu plano de estudos. É bem possível que você tenha que fazer isso de novo depois de um período, mas relaxe! Pare, sempre que preciso, e reorganize seu material.

Durante o seu estudo, é legal que você:

7. Estabeleça metas diárias

Estudar motivado é a melhor coisa do mundo, né? Estabeleça metas diárias para você, do modo que você preferir. Por exemplo, “hoje assistir o módulo inteiro de aulas da Revolução Francesa. Depois vou dar uma pausa e retomar os estudos fazendo um resumo completinho”. Ou então, “hoje vou estudar durante 5 horas e só depois vou assistir a minha série.”

Impor metas diárias pode te ajudar a se sentir mais satisfeito com o seu próprio trabalho, além de direcionar os seus estudos.

8. Faça pausas

Nada de estudar 5 horas seguidas!

Existem métodos de pausas como o Método Pomodoro – calma que não tem nada a ver com o molho de tomate. Esse método consiste em intercalar períodos de trabalho e descanso. Por exemplo, os alunos podem estudar 25 minutos intercalando com uma pausa de 5 minutos. Isso tudo para melhorar a sua produtividade.

Agora, se você for distraído e achar que isso pode te prejudicar, faça uma pausa a cada hora. Aproveite para ir ao banheiro, veja o céu (se puder), tome uma água ou coma alguma coisinha.

Você vai ver como o seu estudo será mais dinâmico e produtivo!

9. Desconecte-se do celular

Redes sociais na hora do estudo é uma tentação, mas não se deixe levar. Foque nas videoaulas, veja o que os professores têm a dizer, foque nos resumos, mas não pegue o celular.

Uma dica legal é deixar no modo avião ou configurar para não notificar a cada mensagem recebida. Outra dica importante, além do uso do celular, é evitar deixar as redes sociais abertas no computar enquanto você estuda.

10. Personalize seu estudo da melhor maneira possível

O seu estudo não precisa ser pesado, maçante e denso. Você gosta de ouvir música enquanto faz o seu resumo, ou até mesmo quando faz uma leitura? Isso funciona para você? Ótimo! Ligue sua playlist bem baixinha e mergulhe em suas anotações.

Agora, não adianta nada mentir para você mesmo. Se você sabe que vai se distrair ao estudar com algo tocando, lembre-se que é preciso se dedicar até conquistar uma vaga no vestibular. Faça tudo que for agregar seus estudos e não dificulte.

11. Conheça as características de cada vestibular

Já pensou se você treina as técnicas de uma narração, mas quer tirar nota 1000 na redação do Enem? Está errado isso aí! A redação do Enem sempre terá o mesmo formato: a de uma dissertação-argumentativa.

Ela costuma abordar muito os temas nacionais e trazer problemas para cada candidato resolver com base nos textos de apoio e em seus próprios conhecimentos sobre o assunto.

Viu só como é importante conhecer as características de cada vestibular? Por isso, resolva os exercícios, faça as edições passadas e procure um ponto de semelhança daquela determinada prova.

12. Copie a lousa antes de começar a aula

Se você é o tipo de pessoa que se perde e não sabe o que é melhor anotar: a lousa ou a fala do professor, temos uma dica que vai resolver essa aflição!

Em vez de copiar tudo junto e misturado, pegue o resumo e já escreva no seu caderno. Olhe a lousa e já copie tudo antes de começar o vídeo. Só depois de ter toda a base escrita, faça alguns complementos com o que o professor disse.

Isso ajuda e muito na hora de estudar – estou falando sério!

13. Faça revisões com frequência

Por fim, faça sempre revisões. Se possível, a cada conclusão de matéria.

As revisões vão te ajudar a fixar o conteúdo para utilizar no momento na prova. Consulte as anotações, pesquise com material complementar, amarre muito bem os assuntos que você, com certeza, vai mandar bem!

Com tantas dicas em mãos, chegou a hora de colocar a mão na massa e começar a estudar em casa com maior eficiência! Se você quiser um grande aliado nessa jornada, não deixe de conferir o plano de estudos do Stoodi e vá rumo à aprovação!

3 Shares:
Você pode gostar também

Links para Download dos Livros do Vestibular 2014/15

Os estudantes que estão se preparando para prestar os mais diferentes vestibulares do Brasil acabam de ganhar uma mãozinha do Stoodi, plataforma online de vídeo aulas de preparação para o Enem e outros vestibulares. Antes de sair por aí comprando os livros importantes para as provas, que tal pesquisar os...
Leia mais

Qual o melhor método de estudo?

Descubra que tipo de aluno você é Existem diversas formas para estudar: por meio de leituras, produção de resumos, resolução de exercícios e outros. O que não paramos para analisar é como esses métodos podem facilitar a vida dos vestibulandos.  A memória reage de forma diferente aos tipos de estudo,...