Foto: bedneyimages/Freepik

Ingressar em uma faculdade é sempre uma grande conquista. Por outro lado, também pode ser um momento de grandes desafios, principalmente para os estudantes de exatas, pois, mesmo que sejam muito bons na área, podem ter dificuldades, uma vez que as matérias são muito mais aprofundadas na faculdade.

As disciplinas de exatas, aliás, costumam estar entre as mais desafiadoras para os alunos brasileiros. De acordo com dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) divulgado em 2020, houve avanço na proficiência em matemática pelos alunos do ensino médio: as notas médias dos estudantes passaram de 270, em 2017, para 277 em 2019. Mesmo assim, o Brasil conta ainda com uma baixa porcentagem de estudantes nos níveis mais altos de proficiência na disciplina. Ao deixar a escola, menos de 5% deles atingem notas 7 ou superiores em matemática, em uma escala que vai até 10. 

Os estudantes das engenharias, por exemplo, deparam-se, logo no início, com as temidas disciplinas de Cálculo, que serão bases de muitas outras que virão pela frente: limites, derivadas e outros nomes complexos passarão a fazer parte da rotina desses alunos. 

Temas como regra de cadeia podem fazer os discentes perderem o sono. Para concluir essa etapa, é importante ter conhecimento básico em funções, gráficos elementares, retas, parábolas e logaritmos. Ao adentrar nessa área de conhecimento, os alunos terão contato com uma nova forma de ver a matemática e precisarão mudar, portanto, a maneira de estudá-la. 

Se um aluno apelou para a decoreba até chegar aos bancos universitários, agora precisará aprender o funcionamento de certos conceitos, como a regra do produto e quociente. Para tanto, uma das primeiras – e mais elementares – dicas para saber a matéria é se concentrar ao estudar. O ambiente deve ser silencioso. Além disso, é recomendado que o aluno evite distrações, como pessoas conversando, animais por perto, televisão, vídeo game, celular e outros dispositivos.

Aprender a estudar

Compreender os conceitos de cada fundamento do cálculo é essencial para aprender a estudar a matéria. Em alguns momentos, decorar fórmulas pode ajudar, desde que o aluno tenha consciência de como se chegou àquela fórmula e qual é a explicação para aquele conteúdo.

Na preparação para provas, a discussão com colegas e professores é outro caminho para aprimorar o conteúdo em exatas. Conhecer um outro jeito de desenvolver uma fórmula complicada promove um ambiente de troca de conhecimento, em que os alunos se sentem em igualdade uns com os outros. 

Fazer um resumo da aula ou da teoria que leu na apostila é um outro jeito para memorizar aquele tópico. Depois, se precisar voltar ao assunto, não é necessário ler tudo de novo, basta recorrer ao próprio resumo. Ele pode ser feito em fichas, com sinalização de palavras-chaves, isso vai facilitar ainda mais fixar o que é mais importante da matéria.

Por fim, a dica mais importante: estudar todos os dias, principalmente o assunto que foi visto em aula, sem deixar acumular. Esse é o melhor caminho para realmente aprender a ser um aluno com uma formação boa.

Tecnologia ajuda

Atualmente é possível encontrar plataformas especializadas em estudos de disciplinas de exatas. Entre as ferramentas disponíveis, estão as videoaulas, um caminho para rememorar e firmar o que é visto nas aulas convencionais, provas e exercícios resolvidos. 

O estudante precisa fazer exercícios e conferi-los para que consiga compreender as fórmulas e, assim, na hora dos testes, ter a segurança para aplicá-las e desenvolvê-las. É útil também a resolução de provas antigas, para entender as diferentes formas que o conteúdo pode ser abordado em questões. 

Banner Stoodi Med
Banner_Redação
Você pode gostar também

Links para Download dos Livros do Vestibular 2014/15

Os estudantes que estão se preparando para prestar os mais diferentes vestibulares do Brasil acabam de ganhar uma mãozinha do Stoodi, plataforma online de vídeo aulas de preparação para o Enem e outros vestibulares. Antes de sair por aí comprando os livros importantes para as provas, que tal pesquisar os...
Leia mais

Qual o melhor método de estudo?

Descubra que tipo de aluno você é Existem diversas formas para estudar: por meio de leituras, produção de resumos, resolução de exercícios e outros. O que não paramos para analisar é como esses métodos podem facilitar a vida dos vestibulandos.  A memória reage de forma diferente aos tipos de estudo,...