Como estudar sozinho em casa em 3 fases

Confira 3 fases de como estudar sozinho para conseguir ir bem no Enem e vestibulares. Descubra aqui!

Como estudar sozinho em casa em 3 fases

É possível passar em um vestibular concorrido sem fazer cursinho presencial, morando no interior, sem escolas e cursinhos bons?

Não apenas é possível, como pode ser uma ótima opção! Ao estudar com um curso online, você vê as matérias na sua velocidade, enfatiza os assuntos que mais precisa e pode rever cada aula quantas vezes quiser.

Quer saber como estudar sozinho? Já adiantamos que isso só funciona quando você tem disciplina, foco e muita organização. Se você se encaixa nesse perfil (ou está disposto a se encaixar), continue a leitura!

Estudar em casa se baseia, principalmente, em 6 fatores:

  1. organização da rotina;
  2. aulas online;
  3. materiais escritos (livros ou apostilas);
  4. provas antigas;
  5. bem-estar físico e mental;
  6. suporte personalizado.

Organização da rotina

O primeiro passo para saber como estudar sozinho e ser aprovado no curso dos seus sonhos é organizar a sua rotina. Confira algumas dicas de como fazer isso!

Defina um objetivo

Qualquer rotina bem definida precisa começar por um objetivo. Observe as notas de corte dos anos anteriores e entenda o que você precisa fazer para chegar lá.

Defina um período de estudos

Quantas horas por dia você tem disponível para estudar? Faça um pré-cronograma, adicionando todas as suas obrigações e vendo quais são os períodos livres, para encaixar os estudos.

Crie um cronograma

É hora de fazer o cronograma propriamente dito. Não se esqueça: não crie metas irreais! Elas trazem frustração e prejudicam o seu desempenho.

Não acumule conteúdo

Evite a procrastinação para que o acúmulo de conteúdo não se torne um problema para você, mas não seja tão duro consigo mesmo, já que algumas matérias atrasadas são normais (acredite, todos passam por isso).

Crie um ambiente para estudar

Outra dica de organização está na importância de ter um “cantinho do estudo”. Esse ambiente deve ser confortável e, de preferência, silencioso.

Aulas Online

No método de estudo tradicional, você frequenta um cursinho, assiste às aulas programadas para o dia, com diversas interrupções e sem direito de escolha.

No cursinho, você entraria em um ritmo ditado pelos professores, mas estudando sozinho, as aulas online serão dosadas por você, dependendo do quanto está absorvendo de informação — podendo pausar o vídeo, relembrar um conteúdo no livro ou rever a mesma aula.

Assim como em um buffet de restaurante por quilo, nas aulas online, você pega o que quer e o que mais precisa, como se fosse um buffet de conhecimento. Assim, você não corre o risco de assistir às aulas de assuntos que já entende bem e não deixa de aprender o que ainda está faltando.

Ao fazer provas antigas, você aprende:

  • como os assuntos são cobrados,
  • quais assuntos são enfatizados,
  • como evitar cair em pegadinhas.

As provas sempre vão ser parecidas com as anteriores. Nenhuma banca faz um exame completamente diferente da edição do ano anteriorEnem, Fuvest, Unicamp ou outras.

É comum, inclusive, ver a mesma questão com um enunciado diferente. Fazer provas antigas é o coração da preparação, mas não deixe para a última hora: comece antes de terminar toda a matéria ou de ver todas as aulas online.

No vestibular, não passa, necessariamente, quem tem mais conhecimento, passa quem vai melhor na prova.

Cuidado com o bem-estar físico e mental

Veja, a seguir, alguns equívocos cometidos por muitos estudantes quando o assunto envolve o bem-estar físico e mental.

Não dormir bem

É durante o sono que a matéria se consolida no cérebro e nas conexões neurais. Aprender com eficiência é sinônimo de ter boas noites de sono.

Não se divertir

Não ache que quem estuda não precisa se divertir, ok? É fundamental que você saia com os seus amigos e faça atividades que goste. O seu cérebro precisa disso para se manter ativo.

Não descansar

Além do sono, o descanso é fundamental para o bem-estar do corpo e da mente. Evite a sensação de culpa por estar “fazendo nada”. Você está, sim! Está dando o que o seu organismo precisa: descanso. Só não torne isso um hábito procrastinador.

Tentar mais do que consegue fazer

Nada de abraçar metas impossíveis de serem alcançadas, que só deixarão você se sentindo mal e desanimado. Aumente a carga de estudos progressivamente e não se compare com outros vestibulandos. Faça o SEU melhor.

Suporte personalizado

Por fim, o estudante que decide estudar sozinho não precisa estar, literalmente, só. Ele pode (e deve) contar com o apoio de um bom cursinho pré-vestibular, que pode ser feito completamente online.

Veja, a seguir, alguns pontos importantes dessa estratégia.

Monitoria

Ao fazer provas e listas de exercícios, muitas dúvidas surgirão. Nas aulas, você consegue entender tudo, mas ao resolver as questões, você verá as lacunas do seu conhecimento. Tire suas dúvidas na monitoria do cursinho online.

Redação

Outro fator crucial para a aprovação no vestibular é a redação. Mesmo que você vá muito bem nas outras provas, uma nota mais baixa na redação pode acabar com a tão sonhada aprovação.

Faça redações até chegar em uma nota acima de 9, e continue fazendo toda semana até o dia da prova, pois é muito fácil perder a prática. Lembre-se que você precisa não só fazer uma redação digna de um curso concorrido, como também ter a prática para fazê-la rapidamente, para que sobre tempo para as outras provas.

Organização do conteúdo

Nos cursinhos, o conteúdo é organizado de forma cronológica, de modo que você consegue avançar no conhecimento sem chegar em uma matéria e ficar “boiando”.

Resolução de exercícios

Outro destaque dos cursinhos online está na resolução de exercícios, um dos pilares para a preparação. No Stoodi, por exemplo, você conta com mais de 30 mil questões dos principais vestibulares do Brasil, mas o melhor é que cada uma delas tem uma resolução em vídeo prontinha para ser assistida.

Revisões

Não revisar o conteúdo é um erro grave. Aprender a matéria pode até ser fácil em alguns casos, mas não adianta somente você aprender: é preciso guardar aquele assunto por meses. Apenas com revisões periódicas isso será possível. Lembre-se que o cérebro só guarda o que nós usamos constantemente!

O Stoodi cobre todos esses pontos e ainda oferece um Plano de Estudos completamente personalizado para você. São só vantagens! 

Agora você sabe como estudar sozinho e que isso é possível se você tiver disciplina e souber o que fazer em cada uma das fases do estudo. Você precisa ver as aulas online, acompanhar o assunto no material escrito e fazer provas e simulados. Pode contar com o Stoodi para tudo isso!

Agora, que tal compartilhar esta postagem nas suas redes sociais para que outros vestibulandos também conheçam essas dicas para estudar sozinho? 

*Texto criado por Susane Ribeiro, professora de engenharia aeroespacial no ITA e também criadora do Resumov e do Sniper de Questões. Ela também tem um canal no YouTube.

1 comment
  1. O artigo traz dicas muito úteis para quem quer aprender a estudar de forma autônoma. As sugestões apresentadas, como criar um ambiente adequado de estudo e fazer revisões frequentes, são importantes para aumentar a eficiência e a eficácia do aprendizado.
    No geral, achei o artigo muito bem escrito e bastante útil para quem quer se aventurar no estudo autônomo. Parabéns ao Blog Stoodi pela iniciativa de compartilhar conhecimento e ajudar estudantes a alcançarem seus objetivos acadêmicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *