Como evitar que dê um “branco” na hora da prova?

Descubra o que acontece com o seu cérebro quando você se esquece do que estudou

Como evitar que dê um “branco” na hora da prova?

Descubra o que acontece com o seu cérebro quando você se esquece do que estudou

 

 

Você é do tipo de pessoa que estuda e estuda, mas na hora da prova dá aquele “branco”? Esse tipo de problema no aprendizado acontece por motivos muitos simples. Preste atenção no texto abaixo que agora você vai descobrir como evitar esse tipo de coisa.

O cérebro é como um processador de celular. Quanto mais você cuidar dele, melhor será seu desempenho. – Faz sentido, não é mesmo?

Para cuidar de seu cérebro, você deve tomar aqueles cuidados que sempre são ditos: fazer pausas durante as longas horas de estudos, comer de forma saudável, dormir pelo menos 8 horas por noite e etc.

Mas se você já faz tudo isso e continua com dificuldade, acho que seu problema é outro. Esse esquecimento pode ser causado pelo estresse e a ansiedade.

Quando estudamos para o vestibular, por exemplo, as informações são armazenadas primeiramente na nossa memória de curto prazo, para só depois ser consolidada na memória de longo prazo.

A ansiedade e o estresse estimulam o corpo a produzir uma proteína chamada Quinase C (PKC). Essa substância prejudica principalmente a memória de curto prazo, sem armazenar previamente a informação. 

Esse processo já impossibilita a consolidação do conhecimento para o estágio da memória a longo prazo e gera o tão famoso “branco”.

É importante destacar também que o nervosismo pode atrapalhar o candidato durante o exame. O elevado nível de Cortisol – produzido justamente pelo estresse, medo e ansiedade – provoca um bloqueio na mente atrapalhando o resgate das informações.

A dica para quem passa por isso é primeiramente se acalmar. Existem várias técnicas de respiração que podem ajudar instantaneamente os alunos. Depois de mais calmo, é indicado que o aluno busque as informações através de associações – algo que se relacione e faça lembrar.

Desta forma, podemos perceber que trabalhar o emocional se torna essencial para a vida do vestibulando e não pode ser considerado um mero detalhe.o que fazer quando da um branco na prova e você esquece tudo?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *