Como a hipnose pode ajudar seus estudos?

Nada de misticismo: veja como a Ciência explica essa prática

Como a hipnose pode ajudar seus estudos?

Nada de misticismo: veja como a Ciência explica essa prática

Você sabia que a hipnose pode ajudar nos seus estudos para o vestibular? Atualmente, muitos alunos estão adotando essa técnica.

Mas calma que não tem nada a ver com aqueles espetáculos ou shows que usam a hipnose como forma de entretenimento. Na verdade, estamos nos referindo à hipnose clínica, aquela que é realizada com fins terapêuticos.

O que é a hipnose? 

A hipnose é uma técnica de atenção concentrada. Com a ajuda de um profissional, você define seu foco e exercita o cérebro, de modo que ele permaneça sempre atento em determinada atividade – na prática, você se concentra em algo e desfoca de todo o resto.

É como se um estudante tivesse a oportunidade de reprogramar sua parte neurológica com o objetivo de canalizar a energia em suas metas – aumentando a qualidade do estudo e otimizando sua produtividade.

Essa prática apresenta uma série de benefícios. Você aprende a controlar a ansiedade,  evita que as preocupações apareçam nos momentos inapropriados e descobre como acessar todo o conteúdo armazenado por meio de seu estudo.

Como a hipnose pode ajudar nos estudos? 

O Dr. Odair Comin, psicólogo e hipnoterapeuta (fundador da plataforma Pantrus), explica que a hipnose, assim como a meditação guiada e o mindfulness, evita que “dê o branco” bem na hora do vestibular.

“Quando você fica tranquilo e relaxado, a tendência de você acessar todo o seu conteúdo é muito maior. Desta forma, você evita o ‘branco’, porque ele é exatamente o blackout de você não ter acesso àquela informação”, esclarece Comin.

Além disso, a hipnose pode ajudar o estudante a ter mais controle de seus pensamentos e gerenciar sua ansiedade. O psicólogo explica que se preocupar é o ato de se conectar com algo que não existe. “Nessa de você você ficar ligado ao futuro, você se desconecta com o presente – que você realmente tem algum controle”, explica Odair Comin.

A hipnose como prática terapêutica, portanto, vai te auxiliar a manter o foco no seu objetivo, sem se deixar levar por pensamentos circulares estressantes causados pela ansiedade. Ela vai ser um cuidado com o seu emocional.

“Estudo e emocional são muito importantes, porque um é o conteúdo e o outro dá acesso ao conteúdo”, esclarece o hipnoterapeuta.


Como funciona a hipnose? 

De acordo com uma reportagem produzida pelo portal Superinteressante, a técnica está diretamente ligada com o sistema límbico e o neocórtex.

Segundo a pesquisa de Pierre Rainville, da Universidade de Montreal, quando uma pessoa é hipnotizada, a região neocórtex – onde ficam os sentidos da nossa consciência – ignora os sinais do sistema límbico – responsável pelas nossas preocupações, ansiedade, medos etc.

Desta forma, uma pessoa em estado de hipnose reduz a atividade em determinadas regiões do cérebro (relacionadas principalmente à percepção espacial) e se concentra em alguma atividade dentro de sua mente.

Esse é um dos motivos pelo qual alguns pacientes ficam em mais calmos e centrados, mesmo inseridos em uma situação de estresse e pressão.

Se interessou pelo tema? Veja algumas reportagens sobre Mindfulness e Terapia da Compaixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *