Como manter o foco nos estudos durante a quarentena?

Muitos estudantes precisam saber como manter o foco nos estudos durante a quarentena. Isso serve tanto para os universitários, quanto para os colegiais. Afinal, o ano letivo ainda está longe de acabar.

Por isso, é importante se manter estudando nesse período para não sair prejudicado mais para frente quando as aulas voltarem, nem que seja pelo Ensino a Distância.

O problema é que é difícil se concentrar na quarentena com muita gente em casa, Netflix na TV e outras distrações.

Tenha acesso GRATUITO a mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

E então, você sabe como manter o foco nos estudos durante a quarentena? É o que veremos a seguir!

Se planeje para saber como manter o foco nos estudos durante a quarentena

O planejamento é a maior arma para quem quer manter o foco nos estudos durante o período de quarentena. Afinal, ele facilita a tomada de decisões e ajuda a lidar com as questões mais fáceis dessa situação.

Por isso, sente-se por alguns minutos e monte uma lista de planejamento com tudo que você precisa para poder se concentrar nos estudos.

Comece definindo um horário para estudar durante o dia e um planejamento semanal de matérias. Caso seja possível, siga com a mesma programação que a sua escola ou universidade tinha oferecido antes da chegada do coronavírus ao Brasil.

Se não for possível, dívida na mesma proporção das suas aulas períodos de estudo para cada matéria. Se você tem 6 períodos de Matemática por semana, por exemplo, separe 6 períodos para estudar a matéria.

Assim, ficará mais fácil entrar em uma rotina de estudos e a rotina é uma das maiores aliadas para manter o foco.

Prepare um espaço para estudos na sua casa

Um dos problemas que atrapalham é saber como manter o foco nos estudos durante a quarentena, já que é fato que a nossa casa não é preparada para estudar.

Por exemplo, imagine que você seja um estudante de Ensino Médio. Além de você, sua casa deve ter seus pais, que estão em casa do trabalho. Provavelmente um irmão mais novo ou mais velho também.

Se você tiver um vô ou vó, é possível que eles estejam passando o período com a sua família. São 4, 5 pessoas reunidas, o que gera uma grande quantidade de distrações, barulhos e conversas, todos elementos que prejudicam a concentração na hora de estudar.

Por isso, prepare um canto da casa para ser o seu cantinho de estudos. Separe uma mesa, uma cadeira confortável e leve todos os seus materiais de estudo para trabalhar naquele espaço.

Elimine as necessidades de sair do lugar de estudo

Suponha que você está no meio de uma equação matemática ou lendo um texto complexo para a sua aula de História da Arte. Dá uma sede repentina e você levanta para ir até a cozinha.

Chegando lá, seu pai pergunta se você gostaria de bolinho de arroz no almoço. No caminho para a sala, sua mãe está trabalhando no computador e pede para você pegar um livro na estante para ela.

Seu irmão mais novo pede sua ajuda para achar um vídeo específico no YouTube. Nisso, se passaram 30 minutos e você perdeu completamente o raciocínio da sua tarefa.

Portanto, prepare-se com tudo que você precisar para não sair do seu canto de estudos e evitar que as distrações da casa possam prejudicar o seu fluxo.

Utilize a Técnica Pomodoro para aumentar sua produtividade

relógio na mesa técnica de pomodoro

A Técnica Pomodoro é uma das mais usadas em relação a produtividade no estudo ou no trabalho. Por isso, ela é a aliada de quem quer saber como manter o foco nos estudos durante a quarentena.

Na prática, a técnica funciona da seguinte maneira:

  • Você deve trabalhar por 25 minutos seguidos, sem interrupções;
  • Depois do período, fazer uma pausa de 3 a 5 minutos;
  • Voltar a trabalhar por mais 25 minutos completos;
  • Depois de 4 ciclos de trabalho com pausas curtas, fazer uma pausa maior de 15 a 30 minutos.

Ao dividir o seu cronograma de trabalho em pequenos pedaços, a Técnica Pomodoro ajuda muito a manter seu nível de produtividade em alta sem cansar o cérebro.

Além disso, ela é especialmente útil caso você consiga “encaixar” os temas de estudo nesses 25 minutos. Por exemplo, cada período de uma matéria pode ser dois ciclos da Técnica.

Isso ajuda a aumentar o incentivo, manter o foco e diminuir a chance de distrações para poder focar no estudo.

Abandone o seu celular ou computador na hora de estudar

Se você usa o celular ou o computador para estudar, é bom se afastar deles caso queira manter o foco nessa quarentena.

Isso porque eles são verdadeiros monstros de produtividade, especialmente caso você seja muito ativo nas redes sociais, receba e-mail marketing ou tenha muitas conversas no WhatsApp.

Cada “olhadinha” nessas plataformas pode diminuir 10, 20 ou até mesmo 30 minutos do seu foco e impedir que você entre no ritmo do estudo.

Essas são as principais maneiras de como manter o foco nos estudos durante a quarentena. Por isso, siga as nossas dicas para se manter em dia com a matéria e não ficar para trás quando voltar para a escola ou faculdade.

Em tempos de isolamento social, você também pode aproveitar para aprender algum idioma novo ou um curso rápido do seu interesse. Assim, poderá relaxar durante o período que não esteja estudando suas matérias do colégio ou faculdade.

E aí, gostou das nossas dicas? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Você pode gostar também

Links para Download dos Livros do Vestibular 2014/15

Os estudantes que estão se preparando para prestar os mais diferentes vestibulares do Brasil acabam de ganhar uma mãozinha do Stoodi, plataforma online de vídeo aulas de preparação para o Enem e outros vestibulares. Antes de sair por aí comprando os livros importantes para as provas, que tal pesquisar os...
Leia mais

Qual o melhor método de estudo?

Descubra que tipo de aluno você é Existem diversas formas para estudar: por meio de leituras, produção de resumos, resolução de exercícios e outros. O que não paramos para analisar é como esses métodos podem facilitar a vida dos vestibulandos.  A memória reage de forma diferente aos tipos de estudo,...