Você conhece a técnica do quadro Kanban? Ela pode te ajudar nos estudos para o vestibular

Em ano de vestibular, a primeira coisa que um aluno deve se preocupar é como organizar e otimizar os seus estudos. A técnica do quadro Kanban, por exemplo, é um método de organização e planejamento. Esse tipo de mecanismo orienta e direciona os assuntos e disciplinas que devem ser estudados durante o ano, assumindo a função de um plano de estudos

A técnica de origem japonesa permite que o aluno monte uma tabela com três divisões para priorizar os conteúdos e seguir o cronograma durante o ano:

  • A primeira coluna vai indicar o que ele precisa estudar; 
  • A segunda coluna mostrará qual matéria ele está estudando exatamente naquele momento; 
  • A terceira coluna vai deixar registrado o que ele já estudou.
     

Como fazer um plano de estudos?
 

Agora que você já conhece a técnica, veja 6 passos para fazer seu prórprio plano de estudos

1. Descubra quais conteúdos cairão na sua prova

O primeiro passo para você fazer um cronograma de estudos estratégico é abrir o edital do vestibular e descobrir quais são os assuntos cobrados pela prova. Veja quais são as matérias de maior peso e procure saber quais são os temas de maior recorrência no exame. 
 

2. Preencha a primeira coluna do seu quadro com o assuntos que você “precisa estudar”

Uma dica que ajuda bastante a se organizar nessa fase é dividir os temas dentro de cada disciplina, assim como na imagem acima. 

3. Não se esqueça de usar as cores a seu favor 

Para ficar bem visível, é recomendado dividir os três grupos sinalizando com fichas coloridas (como post-it). Além de ficar de fácil leitura, as cores podem ajudar a memorizar o conteúdo. 
 

4. Estude um único tema por vez

Para não correr o risco de se perder no meio dos (muitos) conteúdos que caem no vestibular, o ideal é manter apenas um assunto no “estou estudando”. Depois que ele for concluído e passado para a terceira coluna, você pega outro tema para estudar. 

5. Comece pelos assuntos de base

Outro ponto importante para o seu plano de estudos dar certo é começar por assuntos mais básicos, aumentando a dificuldade e complexidade das matérias de forma gradual. Mesmo que pareça desnecessário revisar esse tipo de conteúdo mais simples, você ganha tempo nas matérias mais complicadas que virão mais para a frente.

6. Indique todos os assuntos estudados na terceira coluna 

Além de saber o que você precisa estudar, é essencial você ter bem claro quais foram os conteúdos estudados no seu cronograma de estudos. Com a proximidade do vestibular, você saberá quais sãos os tópicos que precisam de uma revisão mais completa e quais são os assuntos bem assimilados. 
 

Dicas para fazer plano de estudos
 

Gostou das dicas para fazer seu próprio plano de estudos? Aprenda também como gerenciar o seu tempo de estudos

0 Shares:
Você pode gostar também

Links para Download dos Livros do Vestibular 2014/15

Os estudantes que estão se preparando para prestar os mais diferentes vestibulares do Brasil acabam de ganhar uma mãozinha do Stoodi, plataforma online de vídeo aulas de preparação para o Enem e outros vestibulares. Antes de sair por aí comprando os livros importantes para as provas, que tal pesquisar os...
Leia mais

Qual o melhor método de estudo?

Descubra que tipo de aluno você é Existem diversas formas para estudar: por meio de leituras, produção de resumos, resolução de exercícios e outros. O que não paramos para analisar é como esses métodos podem facilitar a vida dos vestibulandos.  A memória reage de forma diferente aos tipos de estudo,...