Como não cair no sono durante o estudo?

5 formas de evitar o sono e mandar a preguiça embora   Quem nunca acordou animado, organizou todo o seu material de estudos, começou uma leitura e, do nada, sentiu um sono incontrolável? Pois é. Essa situação é bem comum na vida dos estudantes. Infelizmente, o aluno que pretende passar…

Como não cair no sono durante o estudo?

5 formas de evitar o sono e mandar a preguiça embora

 

Quem nunca acordou animado, organizou todo o seu material de estudos, começou uma leitura e, do nada, sentiu um sono incontrolável? Pois é. Essa situação é bem comum na vida dos estudantes.

Infelizmente, o aluno que pretende passar no vestibular não tem tempo útil para descansar sempre que isso acontecer. Às vezes, é necessário vencer esse sono e seguir nos estudos. – Mas como eu faço isso?

Existem algumas práticas que ajudam a dominar o sono. Confira 5 dicas que vão te salva nesse momento:
 

1. Mude de ambiente

A primeira coisa que devemos fazer quando o sono chega com tudo é sair daquele ambiente e ir para outro lugar. Se você estuda no quarto, vá até a sala ou qualquer outro cômodo com luz e silêncio. Uma biblioteca também é uma ótima opção, principalmente porque tem outras pessoas e o corpo fica alerta.
 

2. Não esqueça de se alimentar direito

Toda a vez que comemos, o corpo gera energia e isso acorda o estudante. São alimentos mais indicados os carboidratos, justamente por serem energético – como pães, bolos, cereais, massas, batatas, mel, milho e outros.

Com mais energia, o cérebro possui maior eficiência. Tomar café ou outras bebidas com cafeína pode ser uma estratégia, mas cuidado com os excessos.
 

3. Se possível, tome um banho

O contato com a água no corpo pode ajudar a espantar o sono. Vale lembrar que é indicado banhos não muito quentes, pois eles promovem sensação de maior relaxamento. Se não der, molhe e refresque os pulsos, a nuca e o rosto – isso com certeza já te ajudará bastante.
 

4. Pratique exercício físico com regularidade

Toda vez que nos exercitamos, o corpo libera um hormônio chamado endorfina – conhecido também como hormônio da felicidade. Ele pode ajudar o aluno ter uma boa noite de sono, pois contribui não só em quantidade de horas dormidas, mas também em nível de relaxamento. Portanto, faça exercício sempre que der.  
 

5. Estabeleça metas

Essa dica deve ser seguida com ou sem sono. É muito importante que o estudante estabeleça metas, se organize e siga um cronograma. Assim, sua atenção se voltará para os materiais de estudo propostos para o dia e a concentração tende a ser maior.

 

E se no lugar de sono eu sentir preguiça? Nesse caso o estudante deve começar imediatamente os estudos, sem dar tempo para sua mente ceder aos impulsos. Vale lembrar que a concentração é muito importante para o aluno e o estudo mais proveitoso. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *