Como ouvir audiobooks pode impulsionar seus estudos

Veja como estudar como ouvir audiobooks pode impulsionar seus estudos em casa!

Como ouvir audiobooks pode impulsionar seus estudos

Imagem de capa: Divulgação/Storytel

Os livros em áudio, ou audiobooks, surgiram nos anos 80, ainda em formato de fitas cassete.

Na época já era possível “ler” obras inteiras durante um deslocamento de ônibus, metrô ou carro, mas essa não era uma prática acessível para todos, já que os kits de fitas eram caros, e não era todo mundo que tinha um walkman.

Felizmente essa forma de consumir conteúdo evoluiu e se popularizou, possibilitando que hoje todo mundo possa acessar centenas de milhares de títulos com apenas um clique. Muitos deles inclusive de forma gratuita. 

Basta ter um celular com internet e bons fones de ouvido para aproveitar.

Vantagens do audiobook

A maior e mais óbvia vantagem do audiolivro sobre o livro tradicional, é que você pode “ler” enquanto faz outras coisas: lavando a louça, dirigindo, tomando banho, e até trabalhando (dependendo do que você faz).

Como eu já comentei lá no início, poder ouvir seus livros no transporte também é um diferencial, pois nem todo mundo acha confortável ler um livro físico nessa situação (especialmente num ônibus lotado).

Se você é estudante e já carrega um monte de peso na mochila, o audiobook ainda te ajuda a manter a vida mais leve, e você ainda poupa o planeta de ter mais papel para lidar.

Obviamente, o audiolivro não é perfeito. A grande desvantagem dele está na impossibilidade de fazer suas anotações diretamente na obra, algo que é importante para quem está estudando um assunto.

Você usar um app de anotações como o Google Keep no seu celular para fazer isso, mas claro, não é a mesma coisa.

Onde encontrar audiobooks

Há duas formas legais de conseguir seus audiobooks: assinar uma plataforma onde você tem acesso liberado à toda biblioteca por streaming e/ou download (Ubook, por exemplo), ou comprar um audiobook individualmente em lojas como Amazon e Saraiva.

As plataformas costumam oferecer uma degustação grátis – no caso da Ubook são 7 dias –, e isso é importante para que você possa conhecer cada catálogo com calma, antes de fazer sua escolha.

Na Tocalivros há uma sessão repleta de títulos famosos que são disponibilizados de forma gratuita, e entre eles estão aqueles livros obrigatórios na vida de todo estudante em preparação para uma prova de vestibular ou Enem. Tem Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, José de Alencar, e muito mais.

Já a Storytel14 dias grátis para você experimentar o serviço através do app, que aliás é um dos melhores que eu já testei. O catálogo está repleto de best sellers e títulos exclusivos, além de uma sessão inteira com histórias dramatizadas, que trazem uma imersão toda especial para seus ouvidos.

Agora, se você é uma daquelas pessoas que sofre para manter a concentração por um longo período de tempo, e raramente termina um livro, minha sugestão é o serviço 12 min.

O aplicativo oferece os chamados microbooks, que nada mais são do que resumos de livros inteiros em forma de áudio, com duração máxima de 12 minutos.

Os principais pontos e aprendizados de um título são apresentados de forma simples, objetiva e rápida, o que torna esse modelo o ideal para quem deseja “mapear” certos conteúdos antes de se aprofundar num tema.

Bom, agora é com você! Escolha o serviço que melhor se encaixa no seu dia a dia, e aproveite os audiobooks para expandir seus conhecimentos, estudar, e por que não, se entreter.

E ainda, se você deseja aumentar a eficiência dos seus estudos, não deixe de conhecer todos os recursos que o Plano de Estudos que o Stoodi oferece. Aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *