Como prender a atenção do seu leitor: 7 dicas infalíveis!

Confira agora dicas infalíveis de como prender a atenção de seu leitor. Conheça sua persona, tenha conteúdos estruturados e muito mais!

Como prender a atenção do seu leitor: 7 dicas infalíveis!

Sabe quando você se depara com um texto, mas não se sente interessado em lê-lo até o final? Isso é comum, afinal, entre tantos conteúdos produzidos na web diariamente, estão incluídos aqueles que não conseguem prender a atenção da audiência.

E isso é ruim, pois conteúdos são ferramentas de captação de leitores que podem se tornar clientes uma vez que conheçam os seus serviços. Portanto, para que o mesmo não aconteça com os seus textos, acompanhe este post até o final!

E como prender a atenção da audiência por meio de conteúdos?

Para que você saiba como fazer isso, existem 7 dicas essenciais que vão ajudá-lo a manter a atenção do seu público do início ao fim dos seus textos.

1. Saiba quem é a sua persona

Antes de escrever o primeiro parágrafo do seu conteúdo, é essencial que você conheça bem o seu público. Para isso, a sua persona precisa estar criada.

Uma persona é o personagem semifictício que representa o seu cliente ideal. Por isso, é necessário criá-la durante a etapa de planejamento da sua estratégia de marketing de conteúdo. Uma vez que você saiba para quem escrever, fica mais fácil determinar quais serão os assuntos dos seus conteúdos e a forma com a qual você vai escrevê-los para a sua audiência.

Assim, seus textos conseguirão atrair as pessoas que, verdadeiramente, se interessam por eles. Esse é um diferencial capaz de fazê-los atravessar a jornada de compra, sobre a qual falaremos em seguida.

E caso esteja em dúvida sobre como criar a sua persona, o Fantástico Gerador de Personas desenvolvido pela Rock Content pode ajudá-lo!

2. Use técnicas de storytelling

Você gosta de ouvir boas histórias? Provavelmente sim, e aqui também reside a resposta do seu público. Logo, técnicas de storytelling deixam o seu conteúdo muito mais atrativo!

Assim, ao falar sobre o que um freelancer faz para viver, por exemplo, o conteúdo ficará bem mais interessante se, em vez de conceitos, você apresentar um personagem que seja um profissional freelancer e contar sua história.

E para que ela seja boa de verdade, não se esqueça de elementos fundamentais como a construção dos personagens, o desenvolvimento da história e o desfecho em que você deve convidar o público para uma chamada de ação.

3. Monte a jornada do cliente

A jornada do cliente é representada pelo funil de vendas, ou seja, é a trajetória que a persona traça para se tornar um cliente seu. Logo, ao escrever um conteúdo, ele deve ser embasado no topo do funil (fase em que a persona descobre ter um problema), meio do funil (estágio em que ela busca soluções para o problema) e fundo do funil (momento final em que ela encontra quem pode resolver o problema).

Por isso, faça conteúdos com base no estágio do funil para atrair as pessoas que estão em cada etapa da jornada, considerando o princípio de Pareto em que 80% dos conteúdos devem ser de topo e meio de funil, enquanto 20% são dedicados ao fundo do funil.

4. Faça conteúdos bem estruturados

Todo texto que você escrever precisa ter uma estrutura, ou seja, começo, meio e fim. Dessa forma, os leitores terão ciência do que o texto irá apresentar sem causar aquela percepção de “ué, mas já acabou?”.

Ao iniciar o seu texto, deixe claro para o leitor qual é o tema do conteúdo. Por isso, uma boa introdução é muito importante, pois é isso que fará a audiência ler o conteúdo até o final. Aliás, fazer esse convite nos primeiros parágrafos é eficiente para que a pessoa que estiver lendo realmente fique até o fim.

No meio do texto, desenvolva o problema a respeito do tema e aponte quais são as possíveis soluções que o leitor pode encontrar.

Já o final do texto deve convidar a pessoa que o leu, até então, a ter uma atitude. Assim, faça uso de um call-to-action que pode ser o convite para deixar um comentário, compartilhar o post nas redes sociais ou até mesmo entrar em contato com você.

5. Use a escaneabilidade nos seus textos

Ler “textão” é bem desagradável, não é mesmo? Se você também sente indisposição ao ver aquele bloco de texto, todo escrito num parágrafo só, o seu público certamente pensa a mesma coisa. Portanto, ao escrever um conteúdo, faça uso da escaneabilidade.

A escaneabilidade é a forma pela qual o seu texto se torna mais agradável para a leitura na web. Por isso, ao escrever um conteúdo assim, dê preferência a parágrafos curtos e heading tags para deixar o artigo bem estruturado em termos de ideias.

6. Mantenha um diálogo com o leitor

Nesses tempos em que as pessoas têm tido cada vez mais interações com pessoas e marcas em canais como redes sociais e e-mail, estabeleça diálogos com seu leitor. E toda vez que alguém deixar um comentário ou enviar uma mensagem, responda o quanto antes.

Hoje em dia, muitas respostas são feitas por bots, por isso, verdadeiramente responder o seu público faz com que ele tenha uma ótima percepção a respeito de você e dos serviços que oferece. E por falar nisso…

7. Ofereça soluções para o seu público

Quando alguém faz uma busca no Google e chega a um conteúdo, é certo de que está procurando soluções para um problema que tem. Por isso, aponte no seu texto quais são as possibilidades de soluções que o seu público pode ter, incluindo os serviços que você oferta.

Pronto! A partir dessas 7 dicas você já sabe como prender a atenção do seu leitor do começo ao fim do seu texto. Deseja seguir o aprendizado sobre a produção de conteúdos interessantes para seu público? Então, confira este artigo em que trazemos 39 dicas de como escrever bem!

Conteúdo produzido pela Comunidade Rock Content.

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *