Conciliando a vida universitária e trabalho: Ideias de como conseguir renda extra enquanto estuda

Veja dicas para facilitar essa dupla jornada e inspire-se com ideias de como conseguir uma renda extra sem atrapalhar a faculdade

Conciliando a vida universitária e trabalho: Ideias de como conseguir renda extra enquanto estuda

Veja dicas para facilitar essa dupla jornada e inspire-se com ideias de como conseguir uma renda extra sem atrapalhar a faculdade

Não é simples conciliar duas atividades que demandam um alto nível de dedicação e responsabilidade, como trabalho e faculdade, mas na grande maioria das vezes é preciso. 

Isso porque, mesmo que o curso seja feito através de uma universidade pública, as despesas que envolvem a vida universitária são muitas: estudando fora tem aluguel, alimentação ou locomoção. 

Além disso, muitos pais não podem ajudar os filhos nessa situação e é necessário que eles ganhem a própria renda.

E mesmo que o aluno ainda tenha a possibilidade de morar com a sua família, ainda existem os infinitos xerox, livros, materiais usados em trabalhos para a faculdade, internet e outra série de despesas que pesam no orçamento da maioria dos brasileiros. 

Por essas e outras, grande parte dos estudantes universitários precisam de uma renda extra para ajudar em sua permanência na faculdade. 

No entanto, alguns cursos demandam um empenho muito grande, o que dificulta que o estudante trabalhe período integral, por exemplo.

Pensando nisso, organizamos dicas para conciliar a faculdade com o trabalho e algumas ideias de como conseguir renda extra enquanto estuda. Quer saber mais? Acompanhe o artigo até o final! Boa leitura!

Dicas para conciliar estudos e trabalho

Essa não é uma tarefa fácil mas, para facilitar a vida dos universitários que precisam realizar alguma atividade remunerada ao mesmo tempo que estudam, separamos três dicas:

Evite procrastinar 

O famoso ditado “não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje” basicamente resume essa dica. 

É importante entender que nessa fase da vida todo tempo conta e, desperdiçar horas do seu dia passeando nas redes sociais, por exemplo, enquanto poderia terminar um trabalho de faculdade ou realizar alguma ação do seu trabalho, só tende a prejudicar as duas atividades que você exerce.

Avise seus professores e parceiros de trabalho sobre sua dupla jornada 

Todo apoio que você conseguir nessa fase é importante. 

Por isso, conversar honestamente sobre sua situação é muito importante. Isso não garante que você terá alguma “colher de chá” de um lado ou de outro, mas, não custa nada tentar.

Tenha um tempo pra você 

Você precisa se empenhar em dobro quando trabalha e estuda, é um fato. Mas não se esqueça de separar um tempo só para você, uma folga da vida corrida. 

Não adianta nada exaurir sua mente e seu corpo até as últimas consequências e ter um colapso. 

Separe alguns minutos por dia para que você possa desligar-se das responsabilidades e recarregar suas energias, isso é muito importante. 

Leia também: Veja os benefícios que a faculdade pode te oferecer

Ideias para conseguir renda extra enquanto estuda

Agora que você já sabe como conciliar estudos e trabalho, confira 6 ideias que separamos para inspirar você a encontrar uma fonte de renda extra enquanto estuda:

1 – Venda de lanches ou doces no intervalo 

Se você possui algumas habilidades culinárias ou conhece receitas que as pessoas apreciam, essa pode ser uma opção e tanto para conseguir um dinheiro extra. 

Muitas vezes os preços cobrados em cantinas universitárias acabam sendo um pouco salgados para alguns estudantes e, oferecer opções mais em conta de lanches acaba cativando um bom público. 

Produtos diferenciados que caem no gosto dos alunos também ajudam a alavancar as vendas, como aquela trufa especial que virou queridinha daqueles que não abrem mão de uma sobremesa para adoçar a vida corrida.

No entanto, é importante se informar sobre a política de regras da faculdade quanto à venda de produtos no campus. 

A partir daí, você poderá bolar uma estratégia que funcione bem: vender na porta de entrada, nos corredores ou entregar apenas sob encomenda. 

2 – Formatar trabalhos acadêmicos 

Todo trabalho acadêmico deve seguir algumas regras técnicas estipuladas de acordo com as normas da ABNT e, a formatação dos textos dessa maneira é uma tarefa trabalhosa que muitos estudantes não compreendem a fundo ou não possuem tempo para fazer. 

Dessa forma, essa é uma área com bastante demanda, se tornando ótima opção para conseguir uma renda extra e por já estar inserido no meio acadêmico, a oferta desse tipo de trabalho se torna maior ainda.

Mas é importante estudar e entender do assunto, para não prejudicar outros alunos que depositam total confiança em quem contratam para formatar seus trabalhos. 

Também é preciso ser bem organizado, pois é um trabalho com prazos que devem ser cumpridos à risca.

3 – Passeador de Cães

Essa é uma ideia ótima para quem gosta de animais e precisa de um trabalho que não gera muito estresse de forma que atrapalhe os estudos. Além disso, qualquer nicho pet faz parte de um mercado promissor que não vê crise. 

Na correria da vida muitos tutores de animais não dispõe de tempo para passear com seus cães e, muitos ainda moram em apartamentos, o que aumenta a necessidade desse tipo de serviço.

Obviamente é um trabalho que exige comprometimento e responsabilidade, pois a maioria dos donos tratam seus animais como filhos e é preciso total cuidado ao assumir esse compromisso. 

Optando por oferecer esse serviço, você pode divulgá-lo na própria faculdade, nas suas redes sociais e inclusive fazer parcerias com pet shops. 

4 – Estágio remunerado

Essa é uma opção bastante conhecida entre os estudantes universitários, pois o estágio une a oportunidade de uma experiência na área de estudo mais a remuneração.

Procure se informar na sua instituição de ensino se existem programas de estágios que você possa se inscrever. 

Você também pode buscar vagas de estágios entrando nos sites oficiais de empresas que estão ligadas a sua área de estudo para ver se oferecem oportunidade de estágio, além de sites como o Linkedin ou agências de emprego. 

Agora, confira mais duas ideias para conseguir renda extra, mas de forma online:

5 – Marketing de afiliados

A internet oferece muitas opções para conseguir e trabalhar com o marketing de afiliados é uma das opções, principalmente para quem tem os horários muito apertados. 

Essa atividade permite trabalhar em qualquer horário do dia, divulgando produtos específicos para um determinado público e recebendo boas comissões, que podem ser de mais de 50% do valor total da venda.

É um mercado que exige bastante estudo para se dar bem e o guia de melhores programas de afiliados da Systeme IO é um bom começo para essa jornada.

6 – Crie um site de vendas

Optando por vender produtos na internet, você não é obrigado a necessariamente criar um site de vendas. 

Você pode vender através de plataformas de Marketplace ou até mesmo usando as suas redes sociais.

Mas ao criar um site, você amplia sua gama de possibilidades e pode, inclusive, desenvolver uma marca para o seu negócio de forma mais ampla. 
Mesmo que você não entenda muito de programação de sites, existem opções como o WordPress que possibilita a criação de blogs e sites simples e eficientes, com layouts prontos mas que você pode customizar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *