Saiba como ter o melhor cronograma de estudos!

Ser eficiente ao estudar é uma tarefa que realmente exige organização de qualquer pessoa. Por isso, ter um cronograma de estudos é uma ótima estratégia para melhorar cada vez mais os seus resultados.

Especialmente quem está se preparando para o Enem, outro vestibular ou para um concurso público, por exemplo, ter essa atitude faz toda diferença para não se perder entre tantos conteúdos.

Você já fez isso ou ainda não sabe como montar um cronograma? Descubra agora os principais detalhes sobre o assunto!

O que é um cronograma de estudos?

Para quem nunca montou um cronograma de estudos e nem sabe o que isso significa, vale esclarecer que estamos falando de uma ferramenta de organização que distribui os conteúdos a serem estudados no tempo disponível de cada pessoa.

Ou seja, esse é um recurso que deve ser personalizado de acordo com a realidade do estudante, já que cada um tem uma rotina e objetivos diferentes.

O formato escolhido pode variar, mas, basicamente, a ideia do plano de estudos é fazer uma espécie de agenda com todo o planejamento para um período — que pode ser semanal, mensal, semestral etc.

Algumas pessoas são adeptas do papel e caneta e elaboram cronogramas físicos, escrevendo qual atividade deve ser feita em cada momento do dia. Há também quem prefira usar a tecnologia para fazer isso, usando aplicativos e outras plataformas para organizar as tarefas.

O principal é montar esse guia com muita atenção e ter o comprometimento necessário para cumprir todo o plano. Isto é, além de organização, a disciplina é mais um ingrediente indispensável em todo esse processo, pois não adianta ter um ótimo cronograma em mãos se você não está disposto a cumpri-lo, certo? Nunca se esqueça disso!

cronograma de estudos

Por que é importante ter um cronograma de estudos para o Enem 2021?

O grande benefício de dedicar uma parte do seu tempo para elaborar um cronograma é otimizar os estudos e, a partir disso, chegar mais perto de alcançar os seus sonhos. Sabendo das suas prioridades, determine metas que possam ser cumpridas a curto, médio e longo prazo.

Tudo isso não quer dizer que estudar sem um plano é impossível, mas os seus resultados podem ser muito melhores quando o tempo é bem-utilizado em favor do seu objetivo — como ter uma boa nota no Enem para entrar na faculdade que você deseja.

Então, o cronograma de estudos é um facilitador, que contribui para a gestão de tempo, foco e rendimento. Sem essa estratégia, muitos estudantes ficam perdidos mesmo sabendo que precisam estudar muito.

Como assim? Quem está se preparando para uma prova importante e que envolve tantas matérias sabe que tem um monte de tarefas pela frente, embora nem todos consigam se organizar para lidar com todas elas.

Além de revisar vários tópicos de cada disciplina, os candidatos precisam ainda acompanhar as notícias para ficar por dentro das atualidades e praticar a escrita para a redação. Com tantas atividades e preocupações, buscar recursos para facilitar e gerenciar essa jornada ajuda muito.

Vale a pena montar um cronograma de estudos próprio?

Com certeza! Buscar referências de outros cronogramas pode ajudar, só que a efetividade de um planejamento personalizado de acordo com a sua realidade é muito maior.

Afinal, como já falamos, o cotidiano e as possibilidades de cada um são distintos. Por exemplo, existem pessoas que conciliam o trabalho com os estudos, enquanto outras têm compromissos particulares que reduzem o tempo disponível. Nem todos os candidatos têm somente o compromisso de estudar para o Enem.

Além disso, existem as diferenças relacionadas à personalidade, como a produtividade de cada um. Alguns estudantes são mais produtivos pela manhã e preferem investir em determinados métodos de estudos, ao mesmo tempo em que outros não ligam de passar a noite toda estudando para não acordarem tão cedo.

Como tudo é muito pessoal, a melhor alternativa é ter um cronograma de estudos próprio. Por isso, o autoconhecimento é um fator fundamental no momento de criar um planejamento como esse, já que você precisa conhecer:

Tenha acesso GRATUITO a mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!
  • sua rotina;
  • suas facilidades e dificuldades de aprendizado;
  • as maiores fontes de distração;
  • os melhores horários para estudar;
  • seus métodos preferidos;
  • seus limites de exaustão, entre outros detalhes.

Outra dica importante é fazer ajustes ao longo do tempo, principalmente quando perceber que o cronograma não está funcionando tão bem quanto deveria. Identificar as falhas é essencial para ter um desempenho cada vez melhor e isso demanda muita atenção no dia a dia.

Um dos maiores sinais de que o plano não está sendo eficaz é se você não consegue cumprir as metas diárias, por falta de tempo, de concentração ou por qualquer outro motivo.

Nesse caso, é preciso entender as causas do problema para não deixar que a falta de produtividade dure tanto tempo. Como o Enem acontece apenas uma vez por ano, todo esforço vale a pena para tentar ter o melhor resultado possível na prova.

Tenha um cronograma de estudos personalizado para você!

Sabia que aqui no Stoodi temos um plano especial que oferece cronogramas de estudos personalizados para o Enem? Isso mesmo! Se você não tem muita experiência com esse tipo de planejamento, não tem problema.

Montamos um plano de preparação completo, incluindo o acesso a conteúdos exclusivos como videoaulas, exercícios e lives. A redação também faz parte do cronograma, com variedade de temas, dicas e comentários de especialistas.

Enfim, nosso suporte é especializado, já que ajudamos milhares de pessoas no mesmo processo de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio. Conhecemos muito bem a prova e temos um acervo enorme de materiais que, com certeza, vão ajudar na sua aprovação!

Que tal correr atrás do seu cronograma de estudos? Agora que você já sabe da importância dessa ferramenta, lembre-se ainda que o preparo com antecedência aumenta muito as suas chances de sucesso em um desafio exigente como o Enem.

Conheça mais sobre o plano de estudos do Stoodi e foque mais do que nunca no seu objetivo. É muito simples fazer o seu cadastro e começar!