Saiba como ter o melhor cronograma de estudos!

Descubra a importância de se organizar e montar um cronograma de estudos que vai garantir seu sucesso!

Saiba como ter o melhor cronograma de estudos!

Ser eficiente ao estudar é uma tarefa que realmente exige organização de qualquer pessoa. Por isso, ter um cronograma de estudos é uma ótima estratégia para melhorar cada vez mais os seus resultados.

Especialmente para quem está se preparando para o Enem, outro vestibular ou para um concurso público, por exemplo, ter essa atitude faz toda diferença para não se perder entre tantos conteúdos. Você já fez isso ou ainda não sabe como montar um cronograma? Então descubra agora os principais detalhes sobre o assunto!

O que é um cronograma de estudos?

Para quem nunca montou um cronograma de estudos nem sabe o que isso significa, vale esclarecer que estamos falando de uma ferramenta de organização que distribui os conteúdos a serem estudados no tempo disponível de cada pessoa.

Ou seja, esse é um recurso que deve ser personalizado de acordo com a realidade do estudante, já que cada um tem uma rotina e objetivos diferentes.

O formato escolhido pode variar, mas, basicamente, a ideia do plano de estudos é fazer uma espécie de agenda com todo o planejamento para um período — que pode ser semanal, mensal, semestral etc.

Algumas pessoas são adeptas do papel e caneta e elaboram cronogramas físicos, escrevendo qual atividade deve ser feita em cada momento do dia. Há também quem prefira usar a tecnologia para fazer isso, com aplicativos e outras plataformas para organizar as tarefas.

O principal é montar esse guia com muita atenção e ter o comprometimento necessário para cumprir todo o plano. Isto é, além de organização, a disciplina é mais um ingrediente indispensável em todo esse processo, pois não adianta ter um ótimo cronograma em mãos se você não está disposto a cumpri-lo, certo? Nunca se esqueça disso!

aluna estudando para ilustrar a importancia do cronograma de estudos

Por que é importante ter um cronograma de estudos para o Enem 2022?

O grande benefício de dedicar uma parte do seu tempo para elaborar um cronograma é otimizar os estudos e, a partir disso, chegar mais perto de alcançar os seus sonhos. Sabendo das suas prioridades, defina metas que possam ser cumpridas a curto, médio e longo prazo.

Tudo isso não quer dizer que estudar sem um plano é impossível, mas os resultados podem ser muito melhores quando o tempo é bem utilizado em favor do seu objetivo — como ter uma boa nota no Enem para entrar na universidade que você deseja.

Então, o cronograma de estudos é um facilitador que contribui para que você tenha mais gestão de tempo, foco e rendimento. Sem essa estratégia, muitos estudantes ficam perdidos — mesmo sabendo que precisam estudar muito.

Como assim? Quem está se preparando para uma prova importante e que envolve tantas matérias sabe que tem um monte de tarefas pela frente, embora nem todos consigam se organizar para lidar com todas elas.

Além de revisar vários tópicos de cada disciplina, os candidatos precisam ainda acompanhar as notícias para ficar por dentro das atualidades e praticar a escrita para a redação. Com tantas atividades e preocupações, buscar recursos para facilitar e gerenciar essa jornada ajuda muito.

Vale a pena montar um cronograma de estudos próprio?

Com certeza! Buscar referências de outros cronogramas pode ajudar, só que a efetividade de um planejamento personalizado de acordo com a sua realidade é muito maior.

Afinal, como já falamos, o cotidiano e as possibilidades de cada um são distintos. Por exemplo, existem pessoas que conciliam o trabalho com os estudos, enquanto outras têm compromissos particulares que reduzem o tempo disponível. Nem todos os candidatos têm somente o compromisso de estudar para o Enem.

Além disso, existem as diferenças relacionadas à personalidade, como a produtividade de cada um. Alguns estudantes são mais produtivos pela manhã e preferem investir em determinados métodos de estudos, ao passo em que outros não ligam de passar a noite toda estudando para não acordarem tão cedo.

Como tudo é muito pessoal, a melhor alternativa é ter um cronograma de estudos próprio. Por isso, o autoconhecimento é um fator fundamental no momento de criar um planejamento como esse, já que você precisa conhecer:

  • sua rotina;
  • suas facilidades e dificuldades de aprendizado;
  • as maiores fontes de distração que afetam a sua atenção;
  • os melhores horários para estudar;
  • seus métodos preferidos;
  • seus limites de exaustão, entre outros detalhes.

Outra dica importante é fazer ajustes ao longo do tempo, principalmente quando perceber que o cronograma não está funcionando tão bem quanto deveria ou perder parte da eficiência inicial. Identificar as falhas é essencial para ter um desempenho cada vez melhor, e isso demanda muita atenção no dia a dia.

Um dos maiores sinais de que o plano não está sendo eficaz é se você não consegue cumprir as metas diárias, por falta de tempo, de concentração ou por qualquer outro motivo.

Nesse caso, é preciso entender as causas do problema para não deixar que a falta de produtividade dure tanto tempo. Como o Enem acontece apenas uma vez por ano, todo esforço vale a pena para tentar ter o melhor resultado possível na prova.

Como montar um cronograma de estudos?

A seguir, reunimos algumas dicas sobre como montar um cronograma de estudos. São passos simples, mas que ajudam a entender como deve ser a sua organização pessoal e quais cuidados não podem ficar de fora para um bom aprendizado. Confira!

Organize o tempo disponível

O primeiro passo é identificar em que momento do dia você tem tempo disponível e o principal: a duração desses momentos. Afinal, embora seja comum o estudante ter uma rotina bem padronizada, muitas pessoas não compartilham dessa realidade.

A partir daí, você pode avaliar se é viável estudar todos os dias ou se planeja um estudo intercalado (às segundas, quartas e sextas), por exemplo. O mesmo vale para o tempo que poderá ser dedicado ao aprendizado — se 30 minutos, uma ou duas horas.

Separe as matérias e identifique as prioridades

Após delimitar os horários, direcione sua atenção às matérias. Liste quais são elas (Matemática, História, Física, Inglês etc.) e identifique a ordem de prioridade que elas devem ter nos seus estudos.

“Mas como chegar a essa decisão?”, você pode estar se questionando. A resposta é simples: use o seu próprio desempenho escolar como referência. As disciplinas em que você tem mais dificuldade para resolver exercícios, assimilar novos conteúdos e realizar atividades complementares devem receber prioridade.

Defina metas para os estudos

Como já mostramos até aqui, as metas são muito importantes no cronograma de estudos. Elas ajudam você a ter uma maior dimensão do seu progresso. Por isso, antes mesmo de mergulhar nos livros, liste alguns objetivos para lhe guiarem. Por exemplo:

  • aprender a aplicar as fórmulas de Física;
  • melhorar as técnicas de escrita de redações;
  • otimizar o tempo que levo para revisar os conteúdos.

Atualize o cronograma de estudos

Fora o que foi dito, lembre-se de manter seu cronograma de estudo atualizado. Por exemplo, novos conteúdos foram dados na matéria na matéria A ou B? Então acrescente-os o mais rapidamente possível ao seu planejamento para que você tenha tempo não só de conferi-los, mas também de revisá-los e exercitá-los.

Planeje-se para eventuais imprevistos

Quando você monta um cronograma de estudos para uma prova, seja ela qual for, deve se planejar para terminá-lo pelo menos uma semana antes da data da avaliação.

O motivo é simples: garantir que, se houver imprevistos que atrapalhem o andamento dos estudos, você terá tempo para repô-los. Do contrário, você corre o risco de acumular conteúdo e não conseguir se virar para finalizá-lo.

Não se esqueça do descanso e do lazer

Por último, mas não menos importante, reserve um tempo semanal dentro do seu cronograma de estudos para dedicar exclusivamente ao seu descanso, lazer ou ócio. Por exemplo: de segundo a sábado, você se concentra na preparação para o Enem. Já no domingo, como se diz na internet, você fica “off”.

A ideia é evitar que haja uma sobrecarga de estudo na sua rotina, já que isso causa desgaste mental e afeta tanto a produtividade quanto o nível de aprendizado.

Tenha um cronograma de estudos personalizado para você!

Sabia que aqui no Stoodi temos um plano especial que oferece cronogramas de estudos personalizados para o Enem? Isso mesmo! Se você não tem muita experiência com esse tipo de planejamento, não tem problema.

Montamos um plano de estudos e preparação completo, incluindo o acesso a conteúdos exclusivos como videoaulas, exercícios e lives. A redação também faz parte do cronograma, com variedade de temas, dicas e comentários de especialistas.

Enfim, nosso suporte é especializado, já que ajudamos milhares de pessoas no mesmo processo de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio. Conhecemos muito bem a prova e temos um acervo enorme de materiais que, com certeza, vão ajudar na sua aprovação!

Que tal correr atrás do seu cronograma de estudos? Agora que você já sabe da importância dessa ferramenta, lembre-se ainda de que o preparo com antecedência aumenta muito as chances de sucesso em um desafio exigente como o Enem.

Curtiu o post? Então aproveite para conferir cinco dicas para fazer uma boa redação no Exame Nacional do Ensino Médio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *