A falta de concentração é o tormento para a maioria dos estudantes. O desafio de se concentrar pode ser ainda maior na preparação para vestibular/ENEM, por se tratar de um projeto de médio/longo prazo que, por isso, requer muita disciplina.

Confira a seguir algumas dicas úteis que vão ajudá-lo a organizar os estudos:

1. Desconecte-se
É claro que, como já foi sugerido, você deve utilizar a tecnologia a seu favor. Isso também inclui saber administrar o tempo que você passa na internet somente com finalidade de se entreter. Fique um pouco distante das redes sociais quando precisar estudar e não gaste um dia inteiro apenas observando as atualizações de seus amigos.

2. Entenda suas necessidades
Cada estudante é diferente, portanto você deve entender o que contribui para a sua concentração. Faça alguns testes durante seu período de estudo. Após cada videoaula faça os exercícios propostos pelo Stoodi e teste seus conhecimentos,  anote os resultados e avalie suas reais necessidades antes de começar a planejar.

3. Avalie suas preferências
Cada pormenor deve ser considerado para ajudá-lo a criar o ambiente perfeito. Descubra se você é ou não vulnerável a ruídos, se trabalha melhor com música, se consegue manter a concentração durante longos períodos ou se precisa fazer pausas curtas para, em seguida, retornar ao trabalho.

4. Identifique um espaço e tome conta dele
Busque em sua casa (ou no colégio) um lugar que atenda as preferências que você já identificou e tome conta dele. As pessoas precisam saber que aquele é o seu local de estudos e que você não deve ser interrompido enquanto estiver por ali. Claro que se a sua escolha for o colégio você deve tomar certos cuidados, uma vez que o espaço é dividido entre todos os estudantes.

5. Certifique-se de que a área é confortável
O conforto é fundamental para que você se sinta motivado a estudar, por isso é uma boa ideia reorganizar o ambiente para que ele se torne mais apropriado aos seus estudos. Escolha mesas e cadeiras que não prejudiquem a sua postura e armazene neste local todos os itens necessários para garantir que seu estudo não seja interrompido, como garrafas de água, alimentos energéticos e, claro, materiais de estudo como lápis, papel, dicionários, etc.

6. Estabeleça regras de estudo
Evite interrupções e conflitos desnecessários com amigos e familiares estabelecendo regras simples como, por exemplo, quando e como você irá estudar. Se você sabe que é mais eficiente fazendo pausas, explique isso àqueles que convivem com você, deixe claro que você não está apenas enrolando.

7.Dinamize o estudo
Por fim, um dos principais vilões da concentração, não só no estudo, é a monotonia. Já percebeu como uma conversa arrastada, em que a pessoa fala sempre no mesmo tom de voz, sem gesticular, faz com que a gente imediatamente comece a pensar em outras coisas?

O mesmo acontece com o estudo. Se o candidato se limita a ler anotações ou livros, a tendência é que o sono apareça ou, no mínimo, os pensamentos ganhem “vida própria”.

8. Não se contente em ler: escreva!
É importante estudar escrevendo, e não só lendo. Quem só lê perde a concentração. Quem escreve consegue entender o assunto e mantê-lo na mente.

9.Como saber o que vale colocar no papel
Faça resumos, fichamentos e esquemas da matéria. Mas nada de ficar copiando todo o conteúdo dos livros. Para saber o que vale escrever, faça de conta que você está preparando uma cola para uma prova. Por ter pouco espaço e pouco tempo para consulta-la, é preciso ser conciso, mas ao mesmo tempo abordar os pontos principais. É disso que você precisa quando for estudar.

10. Reserve tempo para você
Mesmo que você deva se dedicar aos estudos, isso não significa que você não terá mais tempo livre para pensar em seu bem-estar. Por isso, certifique-se de reservar períodos do dia somente para relaxar fazendo atividades que o agradam.

Organize-se e aproveite o tempo para se dar bem com o Stoodi, acesse o site e experimente a plataforma! São mais de 600 aulas em vídeo com conteúdos exclusivos e exercícios.

Bons estudos!

Você pode gostar também

Links para Download dos Livros do Vestibular 2014/15

Os estudantes que estão se preparando para prestar os mais diferentes vestibulares do Brasil acabam de ganhar uma mãozinha do Stoodi, plataforma online de vídeo aulas de preparação para o Enem e outros vestibulares. Antes de sair por aí comprando os livros importantes para as provas, que tal pesquisar os...
Leia mais

Qual o melhor método de estudo?

Descubra que tipo de aluno você é Existem diversas formas para estudar: por meio de leituras, produção de resumos, resolução de exercícios e outros. O que não paramos para analisar é como esses métodos podem facilitar a vida dos vestibulandos.  A memória reage de forma diferente aos tipos de estudo,...