Com a pandemia do coronavírus, muita gente acabou se desmotivando para estudar para o Enem 2020. Mas esse sonho ainda é possível e você pode manter sua rotina de estudos online e gastando pouco. Quer saber como?

Reunimos 13 dicas para estudar online para o Enem 2020 de onde estiver e conquistar o maior sonho: uma boa nota no Enem para entrar na faculdade que tanto deseja. Confira!

13 dicas para estudar online para o Enem durante a quarentena

Se você acha difícil estudar sozinho e não ter nenhum professor presencial para chamar atenção ou controlar seu processo, saiba que, com foco e dedicação, é possível conquistar excelentes resultados.

Para te ajudar na missão de se preparar para fazer a prova do ENEM, confira nossa lista com 13 dicas para estudar online e obter desempenho de excelência no exame.

  1. Escolha um bom plano de internet   

Para quem quer estudar online, ter uma conexão estável com a internet é fundamental. A maioria das aulas online são transmitidas em vídeos gravados ou ao vivo. Por isso, para que você assista tudo sem travas ou falhas, é preciso ter uma boa conexão com a internet.

Certifique-se de que seu plano tenha uma boa capacidade de entrega, funcione bem na sua região e ofereça um preço que cabe no seu bolso (ou no dos seus pais). Caso você esteja pensando em trocar sua internet para uma melhor, preste atenção na tecnologia de transmissão da banda larga.

A internet à cabo e a fibra ótica, por exemplo, são comuns em grandes cidades e oferecem mais estabilidade, qualidade e velocidade de sinal. Em uma casa de até 3 pessoas, uma internet a partir de 35 Megas já é suficiente para assistir às aulas. 

Porém, se você está em uma região sem pontos de fibra ótica ou internet por cabeamento, uma alternativa é procurar internet de conexão via modem 4G. É indicado ter uma franquia de no mínimo 40GB por mês para assistir vídeo-aulas sem preocupações.

Algumas operadoras, como a Claro e a SKY Banda Larga, trabalham com esse tipo de serviço. O sinal é distribuído por meio de um modem, o que dispensa instalação e fios e permite uma cobertura maior, inclusive em cidades do interior.

Se você ainda tem dúvidas de qual internet escolher, o site Melhor Plano, ajuda consumidores a tirarem suas dúvidas e comparem os planos com melhor preço.

  1. Planeje sua rotina de estudos (e siga-a!)

Agora que você já escolheu sua internet, o próximo passo para começar a estudar online é fazer um bom planejamento semanal. Defina quantas aulas deseja estudar por dia e qual será o total de horas dedicadas a isso.

Decida também quais matérias serão estudadas em cada dia e qual a melhor forma de absorver o conteúdo, pois não existe método perfeito de ensino e sim a que funciona melhor para você.

Por isso, pense no seu método: você aprende melhor assistindo vídeos? Ou é fazendo pequenas anotações? Já tentou estudar ouvindo podcasts? Com o tempo e testando vários métodos, você vai encontrar e melhor forma de estudar. Depois, siga tudo o que foi definido no planejamento, e faça ajustes, caso necessário.

Lembre-se que o planejamento deve considerar pequenas pausas ao longo do dia, uma boa dica é testar o método pomodoro. Afinal, não dá para estudar horas e horas sem uma pausa para o lanche ou descanso.

  1. Escolha um local adequado para estudar

Ter um espaço adequado também é uma dica muito importante. Parece óbvio, mas ter uma mesa com espaço para cadernos e outros materiais, além de uma cadeira confortável, irá tornar seus estudos mais fáceis. Afinal, não dá para passar muito tempo em um ambiente barulhento ou que te causa dores no corpo, não é?

A tela do computador deve estar na altura dos olhos, a cadeira precisa ser o mais ergonômica possível, de preferência com apoio para os braços e cabeça. Além disso, o ambiente deve estar iluminado, de preferência com um pouco de luz natural, para não prejudicar sua visão.

Procure também um espaço que te deixe o mais livre possível de interrupções e distrações. Garanta que o cômodo seja silencioso e que as pessoas não fiquem passando por ele o tempo todo.

  1.  Deixe todo o material necessário por perto

Antes de começar a hora de estudos online para o Enem 2020, certifique-se de que todo o material está na sua estação de trabalho: caderno, canetas, marca-texto, borracha, lápis, apontador…

Tudo o que você utiliza precisa estar perto, para não ser preciso pausar a aula e procurar algum desses materiais. Assim, você é mais produtivo e evita distrações e interrupções.

  1. Desenvolva o hábito de estudar

No começo, estudar pode parecer difícil e até impossível, mas não se preocupe, todos se sentem assim. Muitas vezes achamos que pessoas estudiosas têm algum dom, mas é mais simples do que parece, é questão de hábito.

Se você manter a disciplina e seguir sua rotina, logo estudar online se tornará um hábito. Para começar esse hábito, uma dica é criar metas de estudo. 

DICA: Para facilitar a criar esse hábito, se desafie a estudar um número de horas por dia e faça tudo sempre no mesmo horário. Ou seja, acorde, tome café, faça pausas e pare de estudar no mesmo horário.

Assim seu cérebro entende que existe um padrão de horário a ser seguido e ficará mais fácil para você ficar disposto para o momento de estudo.

É importante não desistir! Se você fizer alguma das tarefas em outro horário por um único dia, você pode acabar perdendo o hábito. Todo dia vai ficar um pouquinho mais fácil e logo você estará dominando a arte de estudar pela internet.

  1.  Participe de grupos de discussão

Estudar online não significa estudar sozinho. Muitos sites possuem fóruns para que o estudante tire suas dúvidas com outros colegas e professores.

Você também pode encontrar mais estudantes em grupos de Facebook, Reddit, Telegram e Whatsapp. Com um grupo de pessoas, vocês poderão compartilhar ideias de estudo e até criar desafios de estudos para manter a rotina.

Aproveite ao máximo esses espaços também para ensinar outros estudantes e reforçar o que você já aprendeu, além de tirar dúvidas com quem sabe mais sobre uma determinada matéria do que você.

  1. Escolha uma boa plataforma de estudos

Existem muitos sites de estudos online na internet, por isso, é essencial ser criterioso ao escolher em qual deles você vai focar sua rotina para o Enem 2020.

Analise os diferenciais de cada um e como eles podem, de fato, te ajudar a ter um bom desempenho na prova.

Aqui no Stoodi, por exemplo, você pode acessar aulas ao vivo, mais de 30 mil exercícios, simulados e correções de redação comentadas. Além disso, seu planejamento de estudos é pensado de acordo com sua disponibilidade de tempo – ou seja, se você tiver pouco tempo para estudar, iremos te mostrar as matérias mais cobradas no Enem 2020 primeiro.

Vale lembrar que, devido a pandemia do coronavírus, liberamos o acesso gratuito às nossas videoaulas para ajudar quem não pode ter acesso a cursos pré-vestibulares pagos. Por isso, aproveite nossas aulas gratuitas ao máximo!

  1. Fuja das distrações

O celular é um grande vilão do estudante que quer passar no vestibular. Por isso, uma das dicas para estudar online para o Enem é desligar o celular e deixá-lo longe – já que ele rouba muito da nossa atenção.

Além disso, mantenha o foco na aula e jamais abra abas de redes sociais enquanto estiver estudando.

Desligue também a TV e evite estudar em um cômodo com outras pessoas já que, inevitavelmente, a gente acaba ouvindo uma parte ou outra da conversa.

Se você tiver muita dificuldade para ignorar as redes sociais, baixe aplicativos como o Forest e o AppBlock, que permitem bloquear determinados aplicativos no celular até você finalizar suas tarefas.

  1. Tenha uma rotina saudável

Essa dica vale para a vida como um todo e não apenas para a hora dos estudos. Ter hábitos saudáveis ajuda a se manter mais concentrado.

Durma 8 horas por dia, alimente-se bem e pratique exercícios. Um corpo saudável deixa a mente mais ativa e os resultados serão melhores.

De nada adianta pensar em estudar por muitas horas todos os dias se seu corpo está cansado. Todo o esforço será em vão e você pode se arrepender de não ter feito as coisas de forma mais equilibrada.

DICA: Se você sempre se sente muito cansado e com dificuldade de despertar de manhã, tome um copo cheio de água antes de começar a estudar. O cansaço que sentimos de manhã é resultado da desidratação corporal à noite!

10.  Estabeleça pequenas metas

Ter pequenos objetivos diários de estudos pode te deixar mais motivado a estudar online, já que você terá um pequeno desafio a vencer em vez de apenas estudar sem rumo.

Algumas metas que você pode estabelecer para estudar:

  • Defina um número mínimo de exercícios para fazer todos os dias
  • Defina uma meta de páginas de um livro para ler na semana
  • Se desafie a assistir um número de aulas de uma matéria, entre outros

O importante é que, depois de cumprir a meta, você se dê uma recompensa, seja um tempo livre para jogar, ligar para seus amigos ou alguma outra atividade que te faça bem.

Assim seu cérebro relaciona os estudos a algo positivo e fica mais fácil seguir outros desafios.

11.  Não tenha medo de pedir ajuda

Sempre que estiver em dúvida sobre algum assunto ou “travar” em alguma matéria, peça ajuda para alguém.

Pode ser um professor, um colega de classe ou mesmo um aluno da plataforma de estudos.

Lembre-se de que você não está sozinho nessa batalha, todos estamos enfrentando familiares e amigos perdendo empregos, o medo dos riscos do coronavírus e ainda a pressão de estudar. 

É exatamente o contato com outras pessoas ajuda a aliviar o estresse, além de suavizar a rotina de estudos. Faça videochamadas, ligações, troque e-mails, a distância não é impedimento para ter uma boa conversa e aliviar a mente.

12.  Equilibre os estudos com as outras áreas da vida

Nada de exagerar nas doses e usar essas dicas para estudar online para se isolar do mundo exterior.

Você até pode acreditar que se concentrar apenas nos estudos é mais produtivo, mas é preciso lembrar que há vida além do Enem.

Claro, cada pessoa funciona de um jeito e você vai precisar encontrar sua própria receita de equilíbrio, mas não abra mão de tudo.

Reserve um tempo para cuidar da saúde, fazer exercícios físicos, brincar com seus pets e até mesmo se premiar com um episódio da sua série favorita.

Dica bônus: Preste atenção no mundo ao redor

Além das nossas dicas para estudar online acima, é importante ficar atento ao que acontece no mundo.

A redação do Enem sempre aborda um tema atual e ter conhecimento sobre ele pode tornar seu texto mais rico.

Os cursinhos sempre apontam diversas possibilidades de temas, mas a verdade é que ele pode ser uma grande surpresa.

Por isso, paralelamente às horas de estudo, procure se manter informado, assistindo e lendo jornais e também debatendo alguns temas com outras pessoas.

Gostou das dicas? Agora, respire fundo, faça seu planejamento de estudos para o Enem 2020 e comece sua jornada em busca da faculdade dos sonhos.

E se tiver alguma experiência legal para compartilhar com a gente, deixe um comentário com a sua história.

Esse conteúdo foi produzido em parceria com o Melhor Plano.

1 Shares:
Você pode gostar também

Links para Download dos Livros do Vestibular 2014/15

Os estudantes que estão se preparando para prestar os mais diferentes vestibulares do Brasil acabam de ganhar uma mãozinha do Stoodi, plataforma online de vídeo aulas de preparação para o Enem e outros vestibulares. Antes de sair por aí comprando os livros importantes para as provas, que tal pesquisar os...
Leia mais

Qual o melhor método de estudo?

Descubra que tipo de aluno você é Existem diversas formas para estudar: por meio de leituras, produção de resumos, resolução de exercícios e outros. O que não paramos para analisar é como esses métodos podem facilitar a vida dos vestibulandos.  A memória reage de forma diferente aos tipos de estudo,...