Poucas provas resumem tanto as expectativas dos estudantes de ensino médio quanto a prova do Enem. A maioria nem sequer se preocupa em reprovar o seu último ano, o objetivo mesmo é alcançar uma vaga na faculdade dos sonhos.

Entretanto é justo dizer que várias outras pessoas realmente procuram a prova já estando muito longe de uma sala de aula por alguns anos. Afinal de contas, a ideia de ter um ensino em faculdade pública se tornou uma possibilidade de melhorar a condição financeira no longo prazo.

Claro, existem várias outras pessoas que estão tentando há alguns anos. E por isso mesmo esta prova se tornou algo extremamente interessante, já que reduz a possibilidade de seleção quase que uma vez ao ano.

Você precisa que tudo neste dia corra do melhor jeito possível, afinal de contas, perder um ano para tentar de novo pode ser um tanto quanto desanimador.

Não me entenda mal, fazer um vestibular unificado trouxe algumas vantagens, como por exemplo a facilidade de prestar várias seleções pagando somente uma taxa. Antigamente cada faculdade fazia uma prova separada, sendo que muitas vezes os horários eram conflitantes.

Seja como for, estou aqui para te trazer as melhores dicas para ter bons resultados no Enem.

Quero que esse ano seja aquele decisivo onde você irá fazer o seu melhor. Vamos conferir?

cursinho enem

5 dicas para ter bons resultados no ENEM

Antes de começar é importante dizer que existem várias outras maneiras de melhorar suas chances. Mas nenhuma delas é tão efetiva quanto realmente se empenhar nos estudos. Se você quer realmente ganhar algum destaque e conseguir sua vaga, vai ter que ralar bastante.

1 – Procure um curso

Parece um tanto quanto óbvio, mas muitas pessoas evitam se dedicar a um vestibular estudando de maneira orientada a um curso preparatório. Realmente, nem todos possuem valores acessíveis, mas é justo dizer que quem realmente quer uma boa nota, precisa pagar o preço.

Claro, situações econômicas problemáticas todos nós temos, e alguns vão ter elas em maior grau, com uma intensidade absurda. Neste caso, recomendo profundamente que você opte por algumas opções inteligentes, como por exemplo cursos online.

Muitos locais de estudo estão hoje em dia baseados na internet. E com ela será possível ter acesso a conteúdos incríveis que fazem todo o processo do estudo ser aprimorado.

2 – Lembre-se de manter o físico em dia

Algo que a maioria dos candidatos do ENEM ignoram é que esta é uma prova de resistência. Por mais que a gente foque primariamente no conteúdo e estudo, é importante lembrar que você não consegue raciocinar se estiver cansado.

E pense bem, quantos locais de prova são realmente confortáveis? O normal é que você também tenha a questão da dor nas costas por ficar tanto tempo sentado em um local desfavorável.

Por isso, é importante ter em mente que existe a necessidade de se preparar fisicamente para a prova. Não estou falando de nenhuma tática de guerrilha ou se tornar um grande bodybuilder do dia para a noite.

Mas adotar uma dieta saudável aliado de caminhadas vigorosas e frequentes, irão realmente fazer uma grande diferença.

3 – Crie mapas mentais

Nossa mente é excelente para armazenar conhecimento de forma segmentada e estruturada, ainda que não pareça assim. Um exemplo clássico é ter uma lembrança vivida de alguma situação e dizer “Eu não sei porque, mas lembrei disso”.

Normalmente este tipo de lembrança acontece exatamente porque acessamos alguma área da nossa memória que está diretamente relacionada à algum tipo de informação semelhante a esta.

Por isso, é interessante utilizar um pouco da psicologia para facilitar a assimilação de conteúdos na nossa mente. Desta forma, utilizamos o que chamamos de mapa mental, onde pegamos um conceito central e vamos estruturando galhos em volta dele com ideias que sejam complementares.

É interessante notar que a curva de aprendizado aumenta muito quando se adota este tipo de estratégia. 

Uma dica que eu dou é procurar algum curso online com certificado na área de mapas mentais. Isto acaba sendo realmente crucial para exercer um grande número de tarefas com bastante qualidade.

4 – Faça simulados

É importante notar que as questões do ENEM normalmente são gigantescas e podem trabalhar conteúdos enormes para no final ter uma resposta rápida e simples. Entretanto, você só se tornará alguém acostumado com este tipo de avaliação caso tenha a capacidade de treinar com este tipo de conteúdo.

Por isso, é normal encontrar por todos os lugares os famosos simulados. Que são avaliações que tentam imitar uma prova do ENEM, e mesmo que tenha um conteúdo completamente diferente da prova que você for fazer no futuro, é possível assimilar o estilo da avaliação em si.

Você vai para a guerra sabendo um pouco mais do tipo de inimigo que irá enfrentar.

Uma outra possibilidade também interessante é ir atrás de provas antigas, onde você terá ainda mais certeza de como é a cultura da avaliação em si.

5 – Se prepare antes do dia

Existem alguns erros que poderiam quase ser chamados de imperdoáveis. Imagine só se preparar o ano inteiro para a prova e acabar chegando atrasado, ou então lutar com empenho, mas infelizmente passar mal no meio da prova.

A preparação precisa ser levada em conta pelo menos uns dois dias antes da prova em si. Vá até o local, veja se você está realmente tranquilo com o trajeto e lembre-se que o trânsito no dia da prova será maior do que o normal.

Além disso, lembre-se de fazer refeições leves e pouco condimentadas. Infelizmente muitas pessoas acabam tentando encher completamente a barriga e ignoram que algo pode dar errado.

Faça uma refeição com bastante fibra e proteínas, para não te deixar com muito sono ou mesmo te fazer sentir a necessidade de dormir durante a prova. O sono pode ser tão destrutivo quanto o despreparo.

No mais é isso, basta manter uma boa rotina de estudos e se dedicar de verdade. Não desista, caso achar que as coisas estão um pouco difíceis, lembre-se que outras pessoas estão com a mesma dificuldade e provavelmente irão parar onde você vai continuar se dedicando.

Até a próxima!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Você pode gostar também

Links para Download dos Livros do Vestibular 2014/15

Os estudantes que estão se preparando para prestar os mais diferentes vestibulares do Brasil acabam de ganhar uma mãozinha do Stoodi, plataforma online de vídeo aulas de preparação para o Enem e outros vestibulares. Antes de sair por aí comprando os livros importantes para as provas, que tal pesquisar os...
Leia mais

Qual o melhor método de estudo?

Descubra que tipo de aluno você é Existem diversas formas para estudar: por meio de leituras, produção de resumos, resolução de exercícios e outros. O que não paramos para analisar é como esses métodos podem facilitar a vida dos vestibulandos.  A memória reage de forma diferente aos tipos de estudo,...