E aí, vai assistir o quê? The Eichmann Show

Filme é um exercício de reflexão. Pode te ajudar a estudar para as questões interdisciplinares do ENEM

E aí, vai assistir o quê? The Eichmann Show

Filme é um exercício de reflexão. Pode te ajudar a estudar para as questões interdisciplinares do ENEM

O ENEM é cheio de questões interdisciplinares, né? Você já se perguntou qual é a melhor forma de estudar para esse tipo de conteúdo? Hoje vamos te sugerir um filme ideal para isso.

Assistir The Eichmann Show pode ser um exercício de reflexão. Ele aborda temas históricos, passa pela Sociologia, pela Filosofia, mostra questões ligadas aos Direitos Humanos e a construção da ética.

Adolf Eichmann foi um estrategista nazista e um dos principais organizadores do Holocausto. Ele era encarregado de cuidar da deportação e logística dos judeus. O destino, como todo mundo sabe, eram os campos de extermínio.

O filme mostra como foi o seu julgamento, que aconteceu em 11 de abril de 1961, na cidade de Jerusalém. O enredo retrata um diretor renomado que vai até Israel para transmitir tudo o que acontece naquele tribunal pela televisão.

“Para mim, o grande ponto do filme é essa luta do diretor tentar encontrar a humanidade no Eichmann. Porque o diretor acredita na humanidade, mas Eichmann não tem”.

Acusado dos crimes mais cruéis, ele simplesmente não reagia – nem mesmo ao ouvir as famílias e as próprias vítimas dando depoimentos. No filme, a sua resposta era “eu só estava cumprindo ordens”.

Nesse momento vale a pena a gente pensar: o fato dele não sujar as mãos de sangue o faz menos assassino? Cumprir ordens e assinar documentos o isenta de culpa?

Sem muitos spoilers, o longa possui imagens fortes. Ele aborda a discussão: nós somos o que somos ou somos resultado de um meio? Nos faz refletir, até mesmo, se Eichmann teve humanidade um dia.

O prof. Eduardo ressalta ainda pontos importantes do filme, relacionando-os com a História. O filme mostra, por exemplo, o que foi o processo de desnazificação – uma preocupação muito grande por parte da Alemanha pós-guerra.

Traz também, em seu contexto, a maneira como os chamados criminosos de guerra conseguiram ter um período de uma vida relativamente tranquila. Pois Eichmann morou mais de 20 anos o na Argentina, vivendo numa comunidade alemã.

Percebe-se uma discussão sobre a construção da ética. “Qual é a ética que está por de traz desse ‘negócio maluco’ que leva uma pessoa comum a se tornar um sujeito frio que despacha seres humanos para a morte?”, pergunta o professor.

Esse é um material que agrega e vale a pena assistir. A boa notícia é que tem no Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *